Tomem e Embrulhem | Em Defesa do Benfica -->
A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o SL Benfica e a sua Gloriosa História. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11/04/2021

Tomem e Embrulhem

11/04/2021 + 12 Comentários

DEDICADA AO CANELEIRO, SUPLENTES RESSABNIADOS E TREINADOR ARRUACEIRO.

 

1-0         por Diogo Gonçalves. Golo-rioso n.º 13 491

 


2-0         por Rafa. Golo-rioso n.º 13 492




3-0         por Seferovic. Golo-rioso n.º 13 493



4-0         por Seferovic. Golo-rioso n.º 13 494


5-0         por Darwin. Golo-rioso n.º 13 495



NOTA: talvez ainda aqui venha Benficar mais umas notinhas que escrever acerca do Benfica é como enviar poemas a namoradas. Agora é ir jantar umas «lulinhas recheadas» e beber o merecido conhaque Depois (se houver justificação escrever acerca daquilo em que o VAR transformou o Futebol. NOTA: as apreciações são da minha inteira responsabilidade pois não oiço um segundo, sequer, de comentários de terceiros. Não há aqui «futebolês modernizado» de controle de profundidades, transições, verticalidade, entre e tira-linhas, jogar de costas, nem reações à perca (que é um peixe) corredores e outras "diarreias mentais". Análise simples a um desporto simples. 

NOTA (às 23:42 horas): O VAR muda ou deve ser o VAR a "arbitrar" todo o jogo. E terá um "funcionário administrativo" para repor as decisões. Para a semana explicarei porquê. Explicarei é como quem diz! Vou dar a minha opinião. É que cada vez mais todos os golos têm de ser escrutinados e as faltas, bem como os avançados estão em cima dos defesas. Assim não dá! Até porque depois os "empregados" à volta do campo onde se joga também querem fazer de VAR!

Chega!

Com o mesmo "onze titular" que jogou em Braga, frente ao Sporting local. Para 47 jogos o «Glorioso» "fez" 45 "onzes" ois esta é a segunda repetição depois da "outra" (FC Porto/Portimonense FC; Liga NOS):

Odysseas;

Gilberto, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo;

Weigl; Rafa, Taarabt e Everton;

Waldschmidt; Darwin.


Importante, importante

O FC Porto continua "à vista" com apenas três pontos de vantagem permitindo ao «Glorioso» no "Clássico de Portugal" (31.ª jornada) ultrapassar o clube portista (que não portuense). Na cidade do Porto até devem viver mais Benfiquistas (e dos bons).



Primeira parte (3-0)

Melhor o resultado que a exibição. Duas "meias-partes" no primeiro tempo. Equilibro até à expulsão (bem decidida...) de um adversário. Depois domínio pouco esclarecido até aproveitar um erro individual (1-0) e um erro colectivo (2-0). O terceiro foi consequência de tudo o que estava para tás. 

 


Segunda parte (2-0)

Gerir três golos de vantagem e ainda marcar mais dois! 


FC Paços de Ferreira

Primeiro tempo: bem até à estupidez de um futebolista sem classe; Segunda parte: . Melhor jogador em campo (não se pode considerar futebolista em sentido restrito) com efectividade, rigor e classe, o guarda-redes do FC Paços de Ferreira. Que nem sabia que existia. Jordi. Não merecia ter sido "sovado"/goleado.

 


Os «Sportêvistas»

Com o inácio sem som não ouvi népia. Preferi ouvir Bill Evans.


 

O realizador põe e o VAR dispõe

Depois é uma questão de acertar ou inventar o “frame” adequado ao que se pretende.

 

O senhor árbitro (árbitro)

Primeira parte: fez o que devia ser feito (embora o VAR corrigisse o erro ao não expulsão aquele caceteiro). Segundo tempo: sem problemas criados pelos futebolistas e ele também não criou. è melhor árbitro que Pedro Proença. Deve ter é menos "cunhas"..

 

O senhor árbitro (explicador)

Um árbitro deve (pode) ser pedagógico mas não tem que dar explicações gratuitas a futebolistas, treinadores e demasiada tralha que insiste em encher os bancos de suplentes.


Videoárbitro (VAR)

Primeiro tempo: muito bem. No fora-de-jogo de 78 centímetros não se percebeu o porquê de necessitar de tanto tempo. Segunda parte: sem problemas.

 

Como treinador de sofá

Desde o Arsenal FC (primeira mão) que estava a jogar com três defesas-centrais: Lucas Veríssimo, Otamendi (capitão) e Vertonghen. Permite "comprimir" o espaço do adversário e não o dar para contra-ataques contrários. Bem na gestão das admoestações com cartões amarelos de três - os dois laterais e o central-direito, entre os cinco defesas.


«Mister»

Como se provou, quando se sabe fazê-lo, é muito mais fácil defrontar dez futebolistas (nove de campo). O resto é conversa fiada, Mister!


Seferovic

Esteve bem com dois golos (3-0 e 4-0) e duas assistências (2-0 e 5-0) mas aproveitou a inferioridade numérica e infantilidades. Jordi foi ao contrário - teve menos um a ajudá-lo a defender.


 CALENDÁRIO DE JOGOS (2020/2021)

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

M

A

R

Ç

O

1

SEG

V 2-0

Rio Ave FC /J.21

C/SLB

4

QUI

V 2-0

GD Estoril Praia (TP; MF: 2.ª m)

C/SLB

8

SEG

V 3-0

B-SAD/J.22

F/Jamor

10

QUA

 

 

 

13

SÁB

V 2-0

Boavista FC /J.23

C/SLB

17

QUA

 

 

 

21

DOM

V 2-0

SC Braga /J.24

F/Braga

24

QUA

 

Jogos das Seleções Nacionais

28

DOM

31

QUA

A

B

R

I

L

5

SEG

V 1-0

CS Marítimo /J.25

C/SLB

7

QUA

 

 

 

10

SÁB

V 5-0

FC Paços Ferreira /J.26

F/P. Ferreira

14

QUA

 

 

 

17

SÁB

18:00

Gil Vicente FC

87.º campeonato nacional/J.27

C/SLB

21

QUA

Portimonense SC

87.º campeonato nacional/J.28

F/Portimão

25

DOM

CD Santa Clara

87.º campeonato nacional/J.29

C/SLB

28

QUA

 

 

 

M

A

I

O

2

DOM

CD Tondela

87.º campeonato nacional/J.30

F/Tondela

5

QUA

 

 

 

8

SÁB

FC Porto

87.º campeonato nacional/J.31

C/SLB

12

QUA

CD Nacional

87.º campeonato nacional/J.32

F/Choupana

16

DOM

Sporting CP

87.º campeonato nacional/J.33

C/SLB

19

QUA

Vitória SC (Gui.)

87.º campeonato nacional/J.34

F/Guimarães

23

DOM

SC Braga

98.ª Taça de Portugal: FINAL

N/Coimbra

26

QUA

 

64.ª Liga Europa.FINAL

Istambul

29

SAB

 

66.ª Liga Campeões.FINAL

Gdansk

 

No próximo jogo, no sábado, eis que a «Capital do Benfiquismo»

É na «Catedral», frente à Delegação de Barcelos do «Glorioso» (Gil Vicente FC, com direito a 20 votos nas Assembleias Gerais e Eleições do SLB) para a 27.ª jornada Liga NOS.

 

2020/2021: TEMPORADA GLORIOSA 117

Competições

Clas

Fase

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

47 (9)

29

11

7

96

40

Primeira Liga

3.º

26 (8)

17

6

3

48

17

Taça de Portugal

F

6 (1)

6

-

-

18

1

Liga Europa

1/16

8

3

4

1

21

13

Taça da Liga

1/2

2

-

1

1

2

3

Supertaça

D

1

-

-

1

0

2

Liga dos Campeões (Ap.)

3PE

1

-

-

1

1

2

Particulares

-

3

3

-

-

6

2

NOTA: entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2020/21

                         

Obrigado, Benfica!

 

Alberto Miguéns

  1. Caro Sr. Alberto Miguéns... Vitória muito importante num campo muito difícil e ainda por cima com goleada... Agora venha o próximo...um abraço glorioso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Ricardo Pereira

      A última derrota, naquele estádio, ocorreu em 2014/15. Depois dela…Cinco jogos com quatro vitórias e um empate, com treze golos marcados e dois sofridos, numa sequência interessante com dois jogos com um golo sofrido e outros três encontros sem golos desfavoráveis. Chegou, hoje, a quinta!

      Saudações Gloriosíssimas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Exibição convincente e segura. Vitória indiscutível. Excelente atitude dos jogadores.

    A expulsão do jogador do Paços foi tão evidente que espanta que o árbitro tenha tido necessidade de ser chamado pelo VAR. Foi um lance em que o jogador pacense prejudicou a sua equipa embora o Benfica fosse já dominante.

    Gostei muito da atitude da nossa equipa, da solidez e solidariedade defensiva e a dinâmica ofensiva. Excelente exibição individual de Seferovic, com intensidade, talento, eficácia e sentido colectivo do jogo. Uma vez mais muito bem todos os outros. Assim, sim!

    Carrega, Benfica! Acredita, Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto, segundo o departamento de Casas, Filiais e Delegações, o Gil Vicente não tem direito a voto, pois está em incumprimento com os estatutos do Benfica. Sem terem especificado, um requisito mínimo é que o presidente do Gil seja sócio do Benfica e há mais obrigações.

    Segundo o Clube, há apenas 7 ou 8 filiais activas (Todas Sport [local] e Benfica, conforme estatutos), todas as outras estarão em incumprimento, não tendo ficado claro se deixaram de ser filiais, cessando qualquer vínculo, ou se estão suspensas ou semelhante.

    O mesmo se passa com as delegações, com o Clube a considerar que não há nenhuma “activa”.

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Jaime

      Obrigado. Deve ser um Regulamento aprovado num Congresso das Casas na Covilhã. Já estou "farto" de pedir esse Regulamento e não consigo obtê-lo. Mas não me parece que seja em incumprimento com os Estatutos que são omissos. O ponto 2 do Artigo 74.º especifica que os dirigentes devem "preferencialmente" ser associados só obrigando o presidente a ter pelo menos um ano de associado. Pode ser por aqui, mas um ano de associado é porque não estão interessados, pois isso são 12 € x 13 meses!

      De qualquer modo agradeço a informação. Pensei que eles Gil Vicente FC, CD Santa Clara, por exemplo - fossem associados do Clube só para "gozar" connosco!

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar


    2. É possível. A explicação foi no sentido de haver mais formalismos obrigatórios para além dos Estatutos. Não me parece descabido que muitas filiais e delegações tivessem deixado de ter ligação ao Clube ao longo dos anos, mas praticamente todas estarem inactivas/suspensas (?) é uma surpresa para mim.

      Mas isso leva-nos para o “mundo dos Regulamentos”, que é um tema que receio ser um enorme vazio no nosso Clube.

      Fica a lista de filias activas que me foi comunicada pelo clube:

      Sport Abrantes e Benfica
      Sport Algoz e Benfica
      Sport Arronches e Benfica
      Sport Lausanne e Benfica
      Sport Montreal e Benfica
      Sport Newark e Benfica
      Sport Tortosendo e Benfica
      Sport Vila Real e Benfica

      Abraço

      Eliminar
  4. O caceteiro que foi expulso,segundo palavras dos comentadores foi uma entrada dura ,lembro o Binia que jogou o Celtic Benfica teve uma entrada igual e foi considerada uma entrad assassina e durou semanas na comunicação social.

    ResponderEliminar
  5. Houve goleada em Paços e, segundo dizem, porque ainda não vi já que não tenho a sporkaTV, foi um excelente jogo.
    É claro que os jogos não são todos iguais, mas fazia jeito ganhar apenas por 1 zero e terem metido os 4 restantes, que guardaram no armário, no Bessa. Convém lembrar aos mais distraídos que levámos dessa equipa de tostões, 3 secos e que, apesar desses 5 em Paços, continuamos longe do Sportém.
    Se em vez de 5 fossem 10, continuamos muito longe do TITALO !!!

    ResponderEliminar
  6. Acerca de Hugo Miguel - ou não!

    "SL Benfica, 61 minutos, 6 faltas - 5 amarelos.
    FC Porto, 90 minutos, 21 faltas - 1 amarelo.
    Palhinha, 911 minutos, 42 faltas - 0 amarelos.
    Boa noite a todos."

    Mais um jogo em que fomos prejudicados, e que só um ceguinho precisou do VAR para mostrar o cartão que se impunha, mesmo vendo o lance corrido.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Nas 26 jornadas o Benfica foi "roubado" em todas. O Sporting CP e o FC Porto beneficiados em todas?

      O clube que tem mais árbitros, apanha-bolas, taxistas, uberistas, drogados, génios, jornalistas, juntaletras, pianistas, surdos, actores, loucos, professores, alunos, mais de tudo e todos é sempre prejudicado por tudo e todos! Parecemos o FC Porto!

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Caro AM,
      neste caso concordamos em discordar - se assim fosse, o Benfica teria a maioria dos cargos de peso no futebol em Portugal. Presidente da FPF, CEO da FPF, Presidente do CA e Presidente da Liga, e o Director Executivo da Liga.
      Acontece que nenhum dos titulares destes cargos é benfiquista (sim, eu sei que o Proença é sócio do Benfica, mas o Vieira também é).

      Quanto a parecermos o clube do Porto, acontece precisamente que esse Clube tem muitos dirigentes que padecem do transtorno de personalidade anti-social, que é definida por irresponsabilidade nos contactos sociais, desrespeito por terceiros e manipulação e mentiras para beneficio próprio em detrimento de outrem.

      Mais, o clube do Porto é o maior responsável pelo actual clima de pocilga que se vive no desporto em Portugal. Infelizmente, de há muito tempo para cá, o Benfica não tem tido uma conduta que permita ser o que foi em tempos idos, um farol que guia o desporto português.

      Sem acrimónia.

      Viva o Benfica.

      Eliminar

  7. ChakraIndigo, certamente por lapso, esqueceu-se de referir o Braga.

    ResponderEliminar

Subscrever este blogue

Apoio de: