SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

28 março 2021

Teorias Para Todos os Gostos

28 março 2021 4 Comentários

ACERCA DO DESCALABRO DAQUILO QUE TEM SIDO A TEMPORADA EM 2020/2021.



A Covid-19 tem as "costas largas" o que não quer dizer que não tenha "costas algumas".


PRÉ-COVID

Antes de haver casos de futebolistas limitados pela Covid-19

O Benfica revelava graves problemas em controlar os momentos decisivos dos jogos. Nem era jogar mal, eram períodos demasiado frequentes em que não era eficiente. E sofria-se muitos golos. Por isso foi eliminado em Salonica da possibilidade de seguir para a última pré-eliminatória a que efectivamente dava acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

 


Problemas de afirmação no grupo da Liga Europa que contaminaram jornadas do campeonato nacional

O Benfica fez dois jogos fracos frente ao Rangers FC - esteve a perder por 1-3 e 0-2 - conseguindo empatar nos instantes finais, tanto na «Catedral» como na Escócia (embora neste já em plena fase da Covid-19). Mas quando perdeu por 0-3 no terreno do Boavista FC e esteve a perder por 0-3, na «Catedral», frente ao SC Braga até aos 67:24 minutos não havia nenhum futebolista infectado. Como adepto a ideia que tinha era que o Benfica tinha dois bons centrais mas que em conjunto não resultava nem a ligação com o guarda-redes e os dois defesas-laterais. Depois fiquei com a sensação que eram os dois médio-centro que davam pouca solidez defensiva e criando fluidez ofensiva ela era desaproveitada pelo avançado ou pela estratégia de ter um avançado e um médio mais ofensivo a fazer de avançado. Antes da Covid ser problema sério (ao jogo n.º 30, na meia-final da Taça da Liga, frente ao SC Braga, em que foi afastado da final) o Benfica já tinha temporada "presa-por-arames".

Eliminado da fase de grupos da Liga dos Campeões;

Segundo lugar no grupo da Liga Europa sendo obrigado a defrontar um adversário mais cotado nos dezasseis-avos-de-final;

Derrota na Supertaça.

Na 7.ª jornada do campeonato nacional (antes da Covid-19 ser efectiva) o Benfica tinha nove golos sofridos, ou seja, mais de um golo por jogo. Impensável para um clube que tem por objectivo ser Campeão Nacional.

 

ONZES TITULARES DO BENFICA EM 2020/2021

A vermelho jogos a titular; a azul jogos em que os futebolistas foram dados como incapacitados de serem convocados por estarem infectados com a Covid-19

PÓS-COVID


Nesta fase da temporada o Benfica está a jogar mais e melhor

Mas isto nada tem a ver com a Covid. O Benfica há 117 temporadas que - havendo sempre excepções à regra - é a partir de Fevereiro/Março que joga melhor mesmo que já não consiga traduzir isso em conquistas por ter esbanjado quando estava a jogar pior. Sendo o futebol um desporto que exige muito do colectivo é normal que com mais treinos e mais jogos se jogue com mais eficácia e segurança.

 

O que eu vi

Foi o treinador fazer muitas mudanças ao que idealizou no início da temporada. Mudou de guarda-redes (Helton em vez de Odysseas). Mudou de defesa-direito (Diogo Gonçalves em vez de Gilberto). Mudou de defesa-central (Lucas Veríssimo em vez de Vertonghen). Decidiu-se finalmente por um médio-defensivo com mais "escola" (Weigl em vez de Gabriel). Mudou de médio-ala-esquerdo (Everton deixou de ser titular). Mudou de ponta-de-lança (Seferovic em vez de Darwin). O futebolista que "joga atrás dele" vai mudando conforme as necessidades. Até o indiscutível Pizzi passou a ser mais vezes suplente utilizado que titular substituído.  

 

O que eu vejo

Não negando que a Covid-19 influenciou, pelo menos, o distanciamento pontual para a liderança do campeonato nacional e o «Glorioso» embrulhar-se na discussão, até do 5.º e 6.º lugar (FC Paços de Ferreira e Vitória SC Guimarães) até me parece que foi a Covid-19 que permitiu tomar as decisões que se impunham. As contratações de início de temporada - Todibo (empréstimo), Gilberto, Everton, Pedrinho e Darwin - não foram, efectivamente, reforços. Há sempre excepções: Helton, Otamendi, Vertonghen (estes dois juntos é que parece de difícil complementaridade por serem "muito iguais") e Diogo Gonçalves. Waldschmidt dá a ideia que é mal aproveitado ou terá lá as suas razões que a razão desconhece... O que não quer dizer que não venham ainda a fazer o que resta, em 2020/2021, a um grande nível. E estarem em pleno na próxima temporada: 2021/2022. De Samaris, Cervi e Gonçalo Ramos nem vale a pena estar a fazer conjecturas! A não ser que foram uma "moda-do-pisca-pisca"!


Depois desta paragem para jogarem as selecções

O Benfica irá provar que influência teve a Covid-19 no campeonato nacional e na Taça de Portugal. Se a Covid-19 teve influência "acima do normal" o Clube ficará em segundo lugar e conquistará a Taça de Portugal, pois apenas depende dos seus resultados para conseguir esses dois objectivos. Tudo o que não for isto quer dizer que o "coronavírus" serviu para desculpas. "Desculpas esfarrapadas", como diz o adágio popular.


2020/2021: TEMPORADA GLORIOSA 117

Competições

Clas

Fase

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

45 (11)

27

11

7

90

40

Primeira Liga

3.º

24 (10)

13

6

3

42

17

Taça de Portugal

F

6 (1)

6

-

-

18

1

Liga Europa

1/16

8

3

4

1

21

13

Taça da Liga

1/2

2

-

1

1

2

3

Supertaça

D

1

-

-

1

0

2

Liga dos Campeões (Ap.)

3PE

1

-

-

1

1

2

Particulares

-

3

3

-

-

6

2

NOTA: entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2020/21

 

Agora é fazer valer o que faz a diferença

 

Alberto Miguéns

4 comentários
  1. Caro Alberto Miguéns,

    As estatísticas valem o que valem, mas os números são sempre importantes, assim, e se as contas não me falham, o Benfica tem apenas 24 vitórias em 42 jogos oficias, a percentagem mais baixa das últimas 11 épocas, em 11 dessas vitórias, o Benfica marcou 3 ou mais golos, nesses 11 jogos, Gabriel foi titular em 9 (4 para a Liga, 3 para Liga Europa e 2 para a Taça de Portugal contra adversários de escalões inferiores), Weigl foi titular em apenas 1 jogo para a Liga, e Samaris em 1 jogo para a Taça de Portugal contra um adversário de escalão inferior... Pessoalmente acho que estes números refletem um dos problemas do Benfica.
    Um abraço Glorioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Jorge Jesus tem onze jogos para definir a equipa-tipo. Gabriel parece ter deixado de contar desde a Liga Europa. Na "fase Covid" ele já não era titular. Teve depois o jogo em Faro (20.ª jornada) no empate sem golos. A responsabilidade agora é toda do treinador. Só há dez jornadas para assegurar o 2.º lugar e a final da Taça de Portugal. Agora é que é...

      Saudações Gloriosíssimas

      Alberto Miguéns

      Eliminar


  2. Caríssimo,

    "havendo sempre excepções à regra - é a partir de Fevereiro/Março que joga melhor..."

    Porque "ambos os dois", somos adeptos do FC Estatísticas, e a propósito do que em cima "aspei", fui rever uma curiosa excepção, e curiosa, pela singularidade do Benfica nessa temporada 2000/01, justamente a primeira deste século.

    1 O Benfica teve três treinadores distintos, Heynckes, Mourinho, e Toni, nenhum deles interino, denominador comum, esses três treinadores, todos estiveram em finais da Champions, não eram, não são, própriamente treinadores "mauzinhos"!

    2 O Benfica terminou no 6º lugar, a sua pior classificação de sempre.

    3 O Benfica a 25 de fevereiro de 2001, à 22ª jornada, à entrada do último terço desse campeonato 2000/01, se o Benfica tivesse vencido na Luz o Boavista nessa jornada 22 (Boavista, o primeiro Campeão deste século XXI), saltava para a liderança desse campeonato, depois, depois desse amargo "zero e zero" na Luz, o Benfica descambou com três derrotas consecutivas, sem nunca parar o descarrilamento até ao final desse campeonato!

    O que é que essa temporada desportiva 2000/01, demonstra? Simples, uma jornada fundamental, e de nível elevado de exigência (quando é mesmo obrigatório ganhar), pode pela positiva (por exemplo, a vitória do Benfica em Alvalade em 2016, no jogo do Bryan Ruiz), ora pela negativa (esse jogo na Luz com o Boavista em 2001), uma jornada apenas, pode mesmo definir o destino final de determinada temporada desportiva. Por exemplo, se o Benfica na última jornada, tivesse perdido em Braga, a coisa tinha tudo para correr muito mal!

    Saudações des_Portistas do Bairro da Graça, claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi exactamente para jornadas dessas, as fundamentais, que apareceram os "cafés com leite", os "conselhos matrimoniais" e toda a panóplia de artimanhas, batotas e crimes que são imagem de marca do clube que é uma Associação Criminosa.

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: