SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

18 março 2021

É Entre os Seus Iguais Que o Benfica Deve Estar

18 março 2021 2 Comentários

COM OS OITO MELHORES CLUBES EUROPEUS APURADOS PARA OS QUARTOS-DE-FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES MAIS UMA VEZ NÃO ESTÁ PRESENTE O BENFICA. 



Hoje (quinta-feira) pela tarde/noite (nunca sei de são oito da tarde ou oito da noite, talvez dependa da estação do ano, embora quatro dos oito jogos sejam pelas 17:55 horas) decide-se quem serão os oito melhores da Liga Europa. Há alguns emblemas que têm uma situação invejável para seguir em frente: AS Roma, Granada CF, Arsenal FC, Tottenham HFC, AFC Ajax e Villarreal CF. Depois dois jogos com mais incerteza, mas se o "factor casa" mesmo que mais diminuto - ausência de público - prevalecer: AC Milan e Rangers FC. Em oito clubes, dois de Espanha, dois de Inglaterra, dois de Itália, um da Holanda e outro da Escócia. Apesar da imprevisibilidade de um desporto como é o Futebol cada vez mais - o estudo dos adversários e a capacidade dos melhores futebolistas perceberem como explorar as fragilidades contrárias - fazem do Futebol uma modalidade mais previsível. Mas nunca se sabe...

 


Liga dos Campeões

Com a presença do FC Porto e a ausência de clubes italianos entre os oito melhores é caso para os Benfiquistas se interrogarem. Se o Benfica em nada, antes pelo contrário, é inferior ao FC Porto - número de simpatizantes, associados (adeptos pagantes), palmarés, dedicação ao clube, finanças, etcetera -  porque consegue este emblema melhores resultados na Liga dos Campeões que o Benfica? Desde que haja crença e assumir que podendo ser mais fraco se consegue derrotar clubes poderosos é possível. O que tem ocorrido é que se criou o mito que um clube português nunca poderá estar numa fase adiantada da competição. É evidente que pode! E o FC Porto é bem capaz de chegar às meias-finais. Gostaria de assistir, já, a um Manchester City FC frente ao FC Porto sabendo o que se passou nos dois jogos entre os clubes na fase de grupos, em que os responsáveis portistas resmungaram que foram roubados pela arbitragem em Inglaterra. Estou desejoso de saber como vai o clube inglês dominar Pepe e companhia!

 

Espanha

Resta o "campeão dos campeões nesta competição". Impressionante como dominam no século XXI (cinco títulos: 1 + 1 + 3) tal como o fizeram no século XX (oito triunfos: 5 + 1 + 1 + 1). Os dois clubes espanhóis devem continuar na Liga Europa. O Granada CF (pote 3, mas teve que jogar a quarta pré-eliminatória) e o Villarreal CF (pote 1, apurado directamente) são genuinamente Liga Europa pois não foram despromovidos da Liga dos Campeões nas pré-eliminatórias ou por se classificarem em terceiro lugar na fase de grupos.




Alemanha

Continuam na competição os dois melhores clubes da Alemanha nas últimas temporadas: FC Bayern Munique e BV Borussia 09 (Dortmund). 

 


Inglaterra

Três clubes na principal competição da UEFA (Liga dos Campeões) e dois na Segunda Divisão (Liga Europa). O Tottehnam HFC (pote 1, mas teve que jogar a quarta pré-eliminatória) e o Arsenal FC (pote 1, apurado directamente) são genuinamente Liga Europa pois não foram despromovidos da Liga dos Campeões nas pré-eliminatórias ou por se classificarem em terceiro lugar na fase de grupos.

 


França

O "eterno ex-futuro Campeão Europeu" mantém-se em competição: Paris Saint-Germain FC. 



Portugal

Mantém-se em competição o FC Porto e mais não escrevo!



Itália

Inacreditavelmente sem clubes entre os oito melhores da Europa (UEFA). "Agradeçam" à Juventus FC e mais não escrevo. Na Liga Europa dificilmente o clube da capital, AS Roma (pote 1, apurado directamente) não continuará em competição. O AC Milan (pote 3, mas teve que jogar a quarta pré-eliminatória) terá que mostrar mais consistência na UEFA que na Liga Italiana. Estes dois emblemas transalpinos, também são genuinamente Liga Europa pois não foram despromovidos da Liga dos Campeões nas pré-eliminatórias ou por se classificarem em terceiro lugar na fase de grupos.



A "estatística é como o algodão" não engana

Entre os oito clubes apurados para o sorteio da Liga dos Campeões, a realizar na próxima sexta-feira, apenas haverá - se conseguirem eliminar hoje os seus adversários - dois dos oito que jogarão os quartos-de-final da Liga Europa: Arsenal FC (11.º) e Tottenham HFC (14.º) com coeficiente, obtido nas últimas cinco temporadas, superior ao do 12.º (BV Borussia 09) e 13.º (Chelsea FC) no caso do Arsenal FC e do 15.º (FC Porto) em relação ao Tottenham HFC. Peço desculpa por não poder apresentar o quadro em português mas só o faço quando as eliminatórias estão finalizadas e nesta fase, ainda faltam, os oito jogos da segunda-mão, dos oitavos-de-final, para a Liga Europa Espero que os dedicados leitores desde blogue compreendam este evitar gastar tempo da minha parte.



Finalmente o absurdo

Ainda houve "benfiquistas" aquando do sorteio das fases de grupo da Liga dos Campeões e da Liga Europa a fazerem "linguados" dando a entender que os clubes que jogavam na Liga Europa eram superiores aos que disputavam a Liga dos Campeões. Que falta de noção! Gostava de ver os Benfiquistas serem o que sempre foram durante décadas. Ponderados, intrépidos e realistas, com mais amor ao Benfica que ódio ao Sporting CP e FC Porto. Precisamente o contrário de uma parte significativa dos adeptos destes últimos clubes citados! 

 

Acorda, Benfica!

 

Alberto Miguéns

2 comentários
  1. A frase certa é mesmo essa, Acorda Benfica!!!

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  2. Com esta gente que está lá e o pulha mor lá duvido muito que o Benfica volte a estar nesta elite, poderá lá chegar uma vez por acaso, mas não consegue ano pós ano fazer parte desta elite. Quando o pulha sair de lá talvez seja possível se não for demasiado tarde e ainda conseguimos apanhar o comboio, mas será muito dificil.

    Eu ainda vi outro Benfica e vi chegar a duas finais e uma delas vi-a ao vivo, mas isso foi há 31 anos, depois disso o mais próximo que estivemos de lá voltar foi logo em 91-92, em 28 anos apenas fomos 4 vezes aos 1/4 final, uma com o Artur Jorge, outra com o Koeman, outra com o JJ e outra com o Rui Vitória, ou seja vamos aos 1/4 de final a cada 7 anos.

    O Benfica hibernou ou está hibernado há 20 anos, dificil de acordar

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: