SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

20 fevereiro 2021

Benfica é Para Jogar na Liga dos Campeões

20 fevereiro 2021 3 Comentários

NÃO SÃO DECLARAÇÕES MUITAS VEZES REPETIDAS QUE ENGANAM A VERDADE.




Jorge Jesus deve ser o único treinador a repetir - pelo menos pela quarta vez - o que não tem lógica nem corresponde à verdade e muito menos ao desejo dos Benfiquistas. Talvez seja para iludirem os adeptos do Clube. Por isso é que o FC Porto, na Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões, já tem mais vitórias que o Benfica, e no início de 2003/2004 (em 2001/02 e 2002/03 o Benfica esteve ausente das competições da UEFA), tinha menos 19 (cito de memória) vitórias e falta pouco - seis jogos (258/252) - para nos igualar em número de jogos na principal competição da UEFA. Esconder a "cabeça na areia" não traz sucesso e Glória ao Benfica. 


Basta comparar os clubes que estão nesta fase a eliminar

Para perceber que uma competição nada tem a ver com outra e que a Liga Europa é uma competição para perdedores: afastados nas pré-eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e terceiros classificados na fase de grupos. Dos 32 clubes a disputar os dezasseis-avos-de-final sete foram incompetentes (eliminados) para disputar a fase de grupos e oito foram incompetentes (classificaram-se em 3.º lugar) na fase de grupos. Dezassete apuraram-se para a Liga Europa sem serem afastados ou despromovidos da Liga dos Campeões.




Diferença abismal entre duas competições

Nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões só há, em 16 clubes, emblemas de seis países (os com maior coeficiente na UEFA) ou Federações, pois a Inglaterra não é um país - embora a boçalidade televisiva assim a designe - mas uma região que compõe o Reino Unido: Alemanha (quatro clubes), Espanha (quatro clubes), Inglaterra (três clubes), Itália (três clubes), França (um clube) e Portugal (um clube).

Nos dezasseis-avos-de-final da Liga Europa há clubes de 19 países: os seis melhores + 13 (a verde). Muitos que nunca conseguirão jogar, alguma vez, os oitavos-de-final de uma Liga dos Campeões. E nos oitavos-de-final da Liga Europa, de certeza que, pelo menos, cinco continuarão a ser de alguns desses 13 países devido ao confronto directo nestes dezasseis-avos-de-final.




Depois, em regra, mesmo desses seis países

Os clubes que estão na Liga dos Campeões continuam a liderar os respectivos campeonatos ou na dianteira. Espanha então arrasa. Os quatro clubes a jogar a Liga dos Campeões ocupam os quatro primeiros lugares. Em Portugal, o clube que joga a Liga dos Campeões também está na frente dos dois que jogam na Liga Europa, embora apenas por um e três pontos. Na Alemanha, o Bayer 04 Leverkusen interpõe-se entre os quatro, dois-a-dois. Em Inglaterra, há mais indefinição, embora entre o 6.º e o 2.º classificado haja apenas seis pontos de diferença. Depois o Tottenham HFC e o Arsenal FC não têm nível para a Liga dos Campeões (para 2021/22, talvez nem para a Liga Europa). Em França, é uma questão de tempo o Paris Saint-Germain FC ultrapassar o Lille OSC e este só fazendo uma reviravolta "espetacular" em Amesterdão (depois de ser derrotado em França) conseguirá manter-se na Liga Europa! Itália é excepção muito por "culpa" do FC Inter (4.º lugar no grupo B e afastado das competições europeias em 2020/21) e do clube de Turim, Juventus FC que se deixa "secar" pelo melhor futebolista do Mundo e Arredores, levou um "banho de bola" do FC Porto e corre o risco de ser eliminado "se não abrir a pestana", mas mesmo assim tudo muito indefinido: entre o 7.º e o 3.º há...só três pontos a separá-los. O AC Milan (2.º lugar) já está a seis pontos do 3.º classificado (AS Roma) e joga na Liga Europa.





Liga Europa: competição secundária

Para bem da própria essência da competição - embora espere que o Benfica a conquiste - devia ser um clube dos 17 que não foram renegados e relegados da Liga dos Campeões (nas pré-eliminatórias ou na fase de grupos) a conquistá-la. Então se for o Manchester United FC (ou outro dos sete recambiados) a vencê-la é inacreditável. Não têm lugar na fase a eliminar da Liga dos Campeões e ainda "vêm fazer uma perninha" à Liga Europa.




O que "eles" querem sei eu...

Embalarem-me com estorietas enquanto o FC Porto se prestigia em euros, reconhecimento público e estatísticas, mas...

 

Eu não vou em "cantigas"...

 

Alberto Miguéns

3 comentários
  1. A UEFA irá pagar caro este modelo de competições. O abismo de valores entre as duas competições lesa o futebol. Até à década de 90, a Taça dos Clubes Campeões Europeus era a competição (e assim deve ser) mais prestigiada mas existia proporcionalmente um prestígio considerável associado às as outras duas competições. O modelo financeiro está desequilibrado pois cria fosses crescentes reduzido o número de competidores efectivos. Para além do empobrecimento competitivo, esse crescente desnível financeiro tornará os clubes mais fortes cada vez mais prepotentes. Mais tarde ou mais cedo esses clubes entrarão em conflito e dar-se-ão roturas com a UEFA. Roturas danosas para o futebol.

    Infelizmente, Jorge Jesus voltou ao Benfica ainda mais incapaz de perceber a efemeridade das vitórias no futebol. Nem esta temporada parece servir para evitar isso. A humildade, o respeito pelo adversário e a vontade de ganhar foram quase sempre virtudes das equipas do Sport Lisboa e Benfica e por isso parte fundamental do seu sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo, se me permite, as "roturas danosas para o futebol", foram provocadas há 25/26 anos, com a Lei Bosman, é a minha opinião!

      Aproveito também para lhe deixar os meus sinceros parabéns, pela forma escorreita como comunica, mas também pela abordagem inteligente e sempre assertiva que faz aos temas editados neste extraordinário blog.

      É sem dúvida um Benfiquista com um B bem grande, tal como o criador e autor deste blog!

      Eliminar
    2. Caro Paulo Oliveira, estamos de acordo sobre a Lei Bosman. Foi o maior dano imposto ao futebol que me lembro. O meu comentário falava mais do presente e do futuro. Esta situação ligada aos modelos competitivos do futebol parece-me a mais preocupante para os próximos anos. Aliás, acredito que se o pior cenário se concretizar poderá ser ainda mais ruinosa que a Lei Bosman.

      Agradeço também as suas palavras simpáticas. Neste espaço estamos entre Benfiquistas que amam e respeitam o Clube. Algumas opiniões, escritas a quente, podem ser menos cordiais mas o momento e o Benfiquismo por vezes assim obrigam. Acho também que todos os que visitam este blogue se sentem mais à vontade para comentar pelo supremo nível de Benfiquismo que aqui encontramos e pela excelência da temáticas que aqui se abordam. Aqui respira-se Benfica! Aquele que conhecemos no passado e que queremos para o futuro.

      Saudações Benfiquistas!

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: