SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 janeiro 2021

Oitavos-de-Final na Taça de Portugal: 85.ª Vez

12 janeiro 2021 2 Comentários

SERÁ A 85.ª VEZ QUE O «GLORIOSO» JOGA PARA CHEGAR AOS QUARTOS-DE-FINAL.


E em 84 temporadas já realizadas, apenas em 15 épocas o Benfica foi eliminado nos oitavos-de-final. As últimas cinco: 2017/18 (Rio Ave FC), 2014/15 (SC Braga), 2011/12 (CS Marítimo), 2008/09 (Leixões SC) e 2006/07 (Varzim SC; segundo escalão).



O primeiro encontro desta eliminatória tem influência directa no percurso (provável) do Benfica. Se o Benfica se apurar para os quartos-de-final (defrontará o vencedor do AD Fafe frente ao B-SAD). Nas meias-finais jogará, a primeira mão, no terreno do vencedor do CS Marítimo frente ao vencedor do Rio Ave FC/GD Estoril Praia. O CS Marítimo voltará a jogar no seu terreno nos quartos-de-final com o Rio Ave FC ou com o GD Estoril Praia.




NOTA: Assim que for divulgada, nesta segunda-feira, a lista dos futebolistas convocados será feita a habitual previsão de um treinador agora sem poder sair do sofá.


Cada competição tem número de convocados para irem a jogo diferenciados

Taça de Portugal: 18;

Supertaça: 18;

Liga NOS: 20;

Taça da Liga: 20;

Liga Europa: 23.

 

Com convocatórias no dia do jogo

Permite aos adeptos tentarem adivinhar as mesmas quando o que é hábito é tentar adivinhar o onze inicial. Face às lesões de André Almeida, Gabriel e Cervi (Covid-19), os 18 escolhidos devem ser:

 

2: Helton e Svilar (Odysseas também deve estar convocado embora não seja divulgado);

6: Gilberto, Otamendi, Jardel, Vertonghen, Grimaldo e Nuno Tavares;

7: Weigl, Samaris, Taarabt e Pizzi; Rafa, Pedrinho e Everton;

3: Waldschmidt, Gonçalo Ramos e Darwin.


Se forem convocados 19 acrescento: Seferovic;

Se forem convocados 20 acrescento: Diogo Gonçalves.


       ASSIM VAI O PLANTEL DE 31 GLORIOSOS


NOTAS: Minutos jogados; 
TitularSuplente utilizado;  Suplente não utilizadoConvocado não utilizado; L - Lesionado; L* - Lesionado durante o aquecimento; S – Convocados para as Seleções Nacionais; NC – Não Convocado (só jogos na pré-temporada); N – Não estava contratado; NI – Não Inscrito na UEFA; V – Suspenso com cartão vermelho directo; A – Suspenso por acumulação de cartões amarelos; A – Assistências para goloG – Golos



Como não há histórico entre os dois clubes

O Club Football Estrela SAD será o adversário n.º 685 do SL Benfica. O clube pelo qual este se quer fazer passar, o Clube Futebol Estrela da Amadora é o adversário n.º 488. Este foi fundado em 22 de Janeiro de 1932 e extinto no final da temporada de 2009/10 depois de declarado insolvente em 29 de Setembro de 2009 (clicar) realizando o último encontro em 2 de Maio de 2010.



Benfica defrontará o CF Estrela resultado de uma fusão em (clicar), em 11 de Julho de 2020, entre o Club Sintra Football (fundado em 27 de Agosto de 2007) e o Clube Desportivo Estrela (fundado em 28 de Setembro de 2011). Na realidade, o CF Estrela SAD até é a continuação, com outra designação, do Club Sintra Football (fundado em 27 de Agosto de 2007) o que é óbvio pois "ocupou", em 2020/21, a posição deste no Campeonato de Portugal (2019/20) enquanto o Clube Desportivo Estrela, em 2019/20, disputava a III Divisão Regional (AFL). Está registado na FPF como tendo origem no Club Sintra Football. Aliás a FPF nem se atreve - mas também não esclarece que não há ligação entre o Clube Futebol Estrela da Amadora (CFEA) e este Club Football Estrela SAD - embora não o possa ignorar no seu portal (clicar) designando-o pelo nome oficial, embora ao que conste tenha aceitado que utilize o mesmo emblema do CFEA. Charlatanices à portuguesa.





Eu já vi este filme (parte I)

Quando o CF "Os Belenenses" decidiu inscrever o plantel no terceiro escalão da AFL este blogue de imediato considerou que deixava de fazer sentido que o CF "Os Belenenses" SAD continuasse a ser o sucessor do CF "Os Belenenses" pois não poderiam existir dois plantéis a competir em igualdade, ou seja, em competições seniores equivalentes mesmo que em escalões diferentes e considerou a B-SAD como o adversário n.º 680 enquanto o CF "Os Belenenses" é o n.º 58. A Liga nada faz e diz. Espero ansiosamente que o CF "Os Belenenses" seja promovido ao primeiro escalão, até preferia que se encontrassem os dois no segundo escalão - O CF "Os Belenenses" por ser promovido do terceiro e a B-SAD por despromoção do primeiro, que desejo todas as épocas - para esperar pela decisão da Liga.

 

Eu já vi este filme (parte II)

No Ciclismo, nos últimos anos, passou a ser o patrocinador (FC Porto) do clube União Ciclista do Sobrado (depois W52) que conquista as competições, pois o FC Porto não está inscrito na FPC como clube. No Voleibol, o FC Porto patrocina um clube, a Academia José Moreira (AAJM) que está inscrito na FPV mas as conquistas são creditadas ao patrocinador: FC Porto. A conivência com a aldrabice é oficial...com a "maria vai com as outras" dos media sempre ávidos de fazer fretes em vez de questionar!



Eu já vi este filme (parte III)

Regressando ao Club Football Estrela SAD, aguardo pelos próximos capítulos. Tendo em conta o que se vai lendo, ouvindo e vendo, ao contrário do gosto por ter futebol na cidade da Amadora, parece mais um interesse financeiro encoberto pelo futebol tendo como alvo a especulação imobiliária dos terrenos onde se localiza o estádio José Gomes. Como se sabe, o estádio consta dos bens do CFEA que estão penhorados (clicar) por dívidas de quase 37 milhões de euros, tendo-se já por umas três vezes leiloar o estádio e anexos tendo por base seis milhões de euros. 



Ora ninguém vai dar um cêntimo por um espaço que no PDM (Plano Director Municipal) da Amadora está reservado como área de equipamento desportivo (clicar) mas a CM Amadora não "mexe uma palha" revendo o PDM. Só um clube pode ter interesse em adquirir esse espaço para depois ser utilizado a nível desportivo ou...talvez não (clicar)!




Eu já vi este filme (parte IV)

Há muitos anos que sou português e vivo em Portugal, vendo o que cá se vai fazendo. A táctica (não futebolística) parece simples. O clube CD Estrela que alugava o estádio José Gomes ao Administrador da Insolvência vegetava pelos campeonatos distritais sendo mais despromovido que promovido. O Club Sintra Football com financiadores interessados no "negócio futebol" estava no terceiro escalão. Eis o oportunismo. Uma fusão para colocar dinheiro num clube que dá a ideia de usurpar a história do CFEA. E comprar por "uma pechincha" o estádio José Gomes onde se dão pontapés na "chincha"! Mas um espaço arcaico, desadequado sem possibilidades de remodelar para um estádio moderno devido à localização, "entalado entre prédios, piscinas, pavilhões e a linha férrea. Até o campo de treinos é apenas campo de futebol no papel...



Agora sou eu a fazer filmes...

A CM Amadora tem interesse em ter, no seu Município, um clube de futebol com importância nacional. E ainda mais se "sacar" a identidade do CFEA. Nada mais fácil. O Club Football Estrela SAD compra ao desbarato o estádio, "campo" de treinos e bingo por dois milhões de euros. Depois "chega-se à conclusão" que o clube para se desenvolver necessita de um espaço mais amplo noutra área do concelho (Monte da Galega, por exemplo) e vende o espaço que comprou por dois milhões por dez ou vinte vezes mais. Com a conivência do Poder Político - Governo - e Autárquico! O PDM agora é assim, mas pode ser alterado! É só haver interesse! E até terá um "subsídiozeco" para reaver os troféus que estão penhorados, entre eles a Taça de Portugal conquistada em 1989/90. Eu não sou munícipe no concelho da Amadora, mas se fosse estava bem atento. É que estes tipos têm a mania - pois contam com uns media da treta - que fazem golpadas que enganam todos e ainda se riem de nós! Provavelmente isto é tudo ficção sem nexo de um adepto à espera de ver o «Glorioso» vencer. A SAD do adversário, a CM Amadora e os Ministérios em Lisboa só estão interessados em ter futebol na Amadora. Gente pura. Talvez até beneméritos! E se pagassem as dívidas do CFEA, pudessem utilizar o nome (e não outro para fugir ao pagamento da dívida) e revitalizassem esse clube em vez de fazer de conta? É pedir muito? Eu sei! Podem "comer" muitos adeptos e directores de jornais, mas não "comem" todos!  


Eu já vi este filme (parte V)

Depois dão uma golpada como é hábito em Portugal. Em breve estão a utilizar o emblema do clube fundado quase 88 anos antes. Passar de 2020 para 1932 é mais fácil que de 1906 para 1893 como fez o FC Porto em 1988:


Carrega Benfica! Goleia esses chicoespertos!

 

Alberto Miguéns


2 comentários
  1. ...e por lá anda o André Geraldes :). Terá envelopes no armário? Cuidado!

    ResponderEliminar
  2. 2021 tem sido um ano dramático para os tribunais portugueses.
    1-Benfica não pode receber convidados nos jogos;
    2- Não fecharam no confinamento;
    3-Vieira tem covid

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: