SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

17 janeiro 2021

Deve e Haver

17 janeiro 2021 3 Comentários

EIS MAIS UMA SEMANA COM DECISÕES. 



A semana da Taça da Liga. Em 2020/2021 já houve duas decisões...irrecuperáveis. Em ambas o Benfica claudicou. 

Depois da pré-temporada chegou o apuramento para a Liga dos Campeões

O «Glorioso» tombou logo ao primeiro embate, em Salonica, nem passando à última pré-eliminatória. Tinha três jogos (e só fez um) para poder estar na fase de grupos da Liga dos Campeões.


Depois de Salonica chegou a decisão na Supertaça

O Benfica não teve argumentos para vencer o FC Porto que conquistou o troféu sem dar hipótese.


Depois da Supertaça chega a Taça da Liga.

As meias-finais, frente ao SC Braga, realizam-se quarta-feira. A resposta terá de ser inequívoca tal como no jogo da final, agendado para sábado. E não haverá jornada para o campeonato nacional, na recepção ao CD Nacional. Terceiro objectivo ou decisão falhada seria demasiado grave.


O Benfica deu boa resposta no último jogo em termos pontuais

Porque se tornou hábito considerar que empatar no estádio do FC Porto é um bom resultado temendo-se que haja sempre uma derrota, até copiosa. Mas o Benfica tinha vantagem física, pois o FC Porto jogou 120 minutos na Choupana para a Taça de Portugal enquanto o Benfica não o fez (a equipa que jogou na Reboleira/Amadora foi outra) e o FC Porto jogou metade do segundo tempo com dez futebolistas. 



Nas meias-finais da Taça da Liga

O Benfica volta a ter vantagem pois jogou na sexta-feira e o adversário no sábado, perdendo em Paços de Ferreira. São apenas 24 horas, mas sempre é um dia em cinco de diferença. O vencedor desta meia-final estará, depois, em desvantagem na FINAL (sábado; 23 de Janeiro) perante o vencedor da meia-final de terça-feira. Serão novamente 24 horas, ou seja, um dia em quatro de diferença! O Benfica tem dois jogos para confirmar se há capacidade para conquistar troféus, até porque já perdeu, na «Catedral» com o SC Braga e perdeu um, empatando outro jogo frente ao FC Porto. Se for o Sporting CP o finalista será um "aperitivo" para a deslocação ao estádio deste clube, para disputar a 16.ª jornada. 


No campeonato nacional

Os resultados na 14.ª jornada foram favoráveis ao Benfica. Esta é uma competição-maratona. Será a sexta decisão, depois da Liga dos Campeões, Supertaça, Taça da Liga, Taça de Portugal (quartos, meias e final) e Liga Europa (1/16, oitavos, quartos, meias e final). Estas duas últimas competições até poderão ser decididas depois do campeonato nacional se o Benfica atingir as finais.


Jornada 14

O Benfica mantém quantitativamente uma boa posição e em qualidade de jogo há uma melhoria que importa continuar a desenvolver. Continua a depender dos seus resultados para conquistar o título, agora com vantagem para o FC Porto. Está em igualdade pontual mas na segunda volta jogará na «Catedral». Em relação ao Sporting CP o facto deste ter empatado, no seu reduto frente ao Rio Ave FC dá vantagem pois o Clube manteve os quatro pontos de desvantagem quando podiam ter aumentado para seis. O jogo da 16.ª jornada, com vitória do «Glorioso», poderá colocar o Benfica junto do Sporting CP. Teoricamente a 15.ª jornada é favorável ao Benfica, pois recebe o CD Nacional enquanto o Sporting CP jogará no estádio do Boavista FC. O SC Braga perdendo em Paços de Ferreira mostra fragilidades que impedem poder considerar os braguistas como alternativa válida ainda que na segunda volta recebam os clubes do topo da tabela: FC Porto, SL Benfica, Vitória SC Guimarães, Sporting CP e FC Paços de Ferreira. Se têm encurtado a distância para o Benfica, de quatro para dois pontos podiam fazer "estragos" mas não aproveitaram os empates dos clubes que estão na sua dianteira e vão ver os que estão atrás a aproximarem-se. Só uma hecatombe colocará o SC Braga nos três primeiros lugares, os que permitem a entrada na Liga dos Campeões. Este "sonho" deve ter ficado "enterrado" em Paços de Ferreira.


CAMPEONATO NACIONAL 2020/21

J

RES

S

Adversário

SCP

FCP

SCB

01

V 5-1

F

FC Famalicão

=

=

+ 3

02

V 2-0

C

Moreirense FC

=

=

+ 6

03

V 3-2

C

SC Farense

 =

+ 3

+ 6

04

V 3-0

F

Rio Ave FC

+ 2

+ 5

+ 6

05

V 2-0

C

B - SAD

+ 2

+ 5

+ 6

06

D 0-3

F

Boavista FC

-1

+ 5

+ 3

07

D 2-3

C

SC Braga

-4

+ 2

=

08

V 2-1

F

CS Marítimo

-4

+ 2

=

09

V 2-1

C

FC Paços de Ferreira

-2

+ 2

+ 3

10

V 2-0

F

Gil Vicente FC

-2

+ 2

+ 3

11

V 2-1

C

Portimonense SC

-2

+ 2

+ 3

12

E 1-1

F

CD Santa Clara

-4

=

+ 4

13

V 2-0

C

CD Tondela

-4

=

+ 4

14

E 1-1

F

FC Porto

-4

=

+ 5

15

 

C

CD Nacional

 

 

 

16

 

F

Sporting CP

 

 

 

17

 

C

Vitória SC (Guimarães)

 

 

 

18

 

C

FC Famalicão

 

 

 

19

 

F

Moreirense FC

 

 

 

20

 

F

SC Farense

 

 

 

21

 

C

Rio Ave FC

 

 

 

22

 

F

B - SAD

 

 

 

23

 

C

Boavista FC

 

 

 

24

 

F

SC Braga

 

 

 

25

 

C

CS Marítimo


 

 

26

 

F

FC Paços de Ferreira

 

 

 

27

 

C

Gil Vicente FC

 

 

 

28

 

F

Portimonense SC

 

 

 

29

 

C

CD Santa Clara

 

 

 

30

 

F

CD Tondela

 

 

 

31

 

C

FC Porto

 

 

 

32

 

F

CD Nacional

 

 

 

33

 

C

Sporting CP

 

 

 

34

 

F

Vitória SC (Guimarães)

 

 

 

NOTA: as diferenças não são em tempo real, pois não contemplam adiamentos ou antecipações de jogos e muito menos diferenças do dia da semana, entre sexta-feira e segunda-feira, em que os clubes jogam 


Liga Europa

Com o aproximar de Fevereiro, chegam os jogos com o Arsenal FC. Este clube é favorito devido ao orçamento e disputar um campeonato mais forte e competitivo. Se o Benfica continuar a melhorar pode causar surpresa eliminando o adversário que foi "cabeça-de-série".

 

2020/2021: TEMPORADA GLORIOSA 117

Competições

Clas

Fase

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

29 (35)

19

6

4

65

30

Primeira Liga

2.º(=)

14 (20)

10

2

2

29

14

Liga Europa

1/16

6 (9)

3

3

-

18

9

Taça de Portugal

1/4

3 (4)

3

-

-

10

0

Taça da Liga

1/2

1 (2)

-

1

-

1

1

Supertaça

D

1

-

-

1

0

2

Liga dos Campeões (Ap.)

3PE

1

-

-

1

1

2

Particulares

-

3

3

-

-

6

2

NOTA: entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2020/21 prevendo-se que o Benfica joga as finais das competições a eliminar

                           

Até amanhã, Benfica!

 

Alberto Miguéns

3 comentários
  1. Só discordo na referência ao tempo de intervalo entre jogos e a jogar com dez como se tal fosse relevante para resultados e exibições em equipas com planteis extensos, habituadas a jogar de 3 em 3 dias e com jogadores e treinadores muito experientes. Não faz sentido usar esses argumentos para justificar derrotas, diminuir vitórias ou atacar quem não se gosta...

    O Benfica ganhou no Dragão há 2 anos a jogar mais tempo com 10 e com estes plantéis só tem de ir a jogo quem estiver em boas condições e se foram estes da parte do FCP é porque estavam em condições. Até porque o Benfica tem tido muitos mais casos de covid e tem tido uma densidade competitiva superior nos últimos dois meses ao FCP e embora fossem razões mais fortes para justificar um eventual mau resultado felizmente ninguém se lembrou de referir isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alberto João

      Cada um tem a sua opinião que respeito. Para mim tem relevância. Jogar na Liga dos Campeões desgasta mais, cansaço físico e emocional, que na Liga Europa, por exemplo. Os treinadores e jogadores referem isso.

      Quanto ao "ou atacar quem não se gosta..." é transformar opinião crítica em segundas intenções. Isso foi o que fez Pinto da Costa durante a sua presidência e parece que formatou os adeptos dos outros clubes. A mim nunca me formatará. O presidente do Benfica aprendeu com ele - quando era sócio do FCP e convivia com ele - e diz exactamente o mesmo: temos de estar todos unidos a dizer e fazer o mesmo ou criticar-me é "atacar" o Benfica. Simplesmente estupidez. Direi/escreverei sempre o que penso. Jamais serei de uma espécie de Futebol Clube de Lisboa. Serei sempre do Sport Lisboa e Benfica até morrer!

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Embora não tenha relação directa com o conteúdo deste artigo, permitam-me referir que subscrevo a opinião que não aceita que um empate, seja em que estádio for, é um resultado positivo. Nem em Paredes, nem no estádio do ladrão, nem no Santiago Bernabéu!
    Para mim, que já fiz há algum tempo a "curva dos sessenta" e, por isso, vivi, por dentro, a verdadeira dimensão e a real grandeza do Benfica, quando não se ganha é sempre um resultado negativo...
    E, na verdade, a única coisa positiva do jogo da passada 6ª feira foi, apenas, a atitude que, a espaços - repito, com ênfase... - a espaços, a equipa teve. Uma das grandes diferenças entre o Benfica destes "tempos modernos" e o verdadeiro Benfica, é que essa raça e atitude é excepção, hoje, enquanto era uma constante, então.
    E, sim, caro Alberto Miguéns, ter opinião, não tolerar a mediocridade e exigir, sempre, que se dê tudo e se sue, permanentemente, a camisola, não é ser menos benfiquista; pelo contrário, é ser benfiquista por inteiro!
    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: