SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 dezembro 2020

Emblema: Apesar de Ter Chegado Tarde

12 dezembro 2020 13 Comentários

HÁ QUE RESPEITAR O TRABALHO DOS BENFIQUISTAS, A SUA DEDICAÇÃO E APEGO AOS VALORES DO CLUBE.



Este blogue recebeu uma proposta e divulga-a.



O certo é que no Benfica quem decide o que é o Clube são os associados

E não são os funcionários. Quem fez - ou mandou fazer - o actual emblema foi um funcionário incompetente para tal (Miguel Bento) ainda durante a presidência de Vale Azevedo. Como é sua personalidade gozou com os associados e com o Benfica. O actual emblema é ilegal pois os Estatutos, mesmo os de 2010, remetem para o Regulamento Geral (aprovado pelos associados) que é explicito e descreve o modo como os associados descrevem o emblema.







Já foi escrito neste blogue

O emblema é ilegal pois não cumpre, explicitamente, o ponto 5 do Artigo 7.º do Regulamento Geral aprovado em Assembleia Geral. E o ponto 1 do mesmo artigo implicitamente também não pis uma roda de bicicleta é muito mais estreita que a do actual emblema.


 


Depois tem "as componentes" em que Miguel Bento decidiu ridicularizar o Benfica e os Benfiquistas

A Águia não é uma águia mas uma ave disforme em forma de fuso, com bicos em vez de penas, com patas de frango, asas de pato a escorregar em cima de um pneu de moto ou BTT de pernas abertas e bico de turquez. É uma vergonha. Porque Miguel Bento sabe que achicalha o símbolo do Clube e ri-se disso!

 


Bico de turquez

Verso bico de Águia.

 




Pernas de frango

Verso garras de Águia.



Asas de pato

Verso asas de Águia.




O que fazer

1. Levar o assunto a uma Assembleia Geral para discutir a composição do emblema, tendo em conta a seguintes decisões:

1.1. Manter a actual redacção do Ponto 5. do Artigo 7.º aprovado pelos associados e que modernizou o emblema mas manteve a ideal inicial dos fundadores: Uma Águia a elevar para o Céu os ideais do Clube; 

1.2. Manter a actual redacção mas fazer um concurso, a nível internacional aberto universalmente - qualquer associado pode apresentar propostas - que serão depois discutidas e aprovadas em assembleia Geral;

1.3. Ratificar o actual emblema;

1.4. Modificar o actual emblema com proposta da Direcção do clube ou Administração da Benfica Futebol SAD.


Vocês são uma vergonha

 

Alberto Miguéns


NOTA: Este emblema caracteriza, no entanto, na perfeição o Clube desde que foi oficalizado, desde 1997: Um Benfica gordo, disforme, aburguesado, sem garra, sem bico de rapina, de perna aberta a descansar em cima de um pneu e de asas abertas a queixar-se de tudo e todos quando está em repouso e descansado a comer ar.


NOTA (às 15:02 horas): A substituição do emblema para chegar ao actual foi um "Processo" que terá de ser contado neste blogue com mais pormenor e mostrando os documentos do Clube. Resumindo:

1. Quando apareceu, em 1995 e depois em 1996 (já não era erro era para ficar), um "emblema" a substituir o anterior - que também não estava devidamente correcto pois o S.L.B. sempre foi dourado nunca estando de luto - depois de indagar quem se atrevera a fazer aquilo foi indicado para falar, com o para mim ainda desconhecido, Miguel Bento. Este justificou que para poupar dinheiro tinham pedido ao senhor Altino da reprografia para desenhar um emblema. Emblema? Isto é um borrão, não é um emblema. Um emblema tem que ser feito por um desenhador e ter a aprovação dos sócios. Não me venhas com essas histórias! Não? Vou levar isto à próxima Assembleia Geral. Antes será feito um texto no jornal "O Benfica" a mostrar esta vergonha e falta de respeito para com o principal símbolo do Clube;

2. Entretanto Miguel Bento recua e volta ao emblema anterior(1997);

3. Um ano depois, em 1998, surge o emblema actual com Miguel Bento todo lampeiro a dizer. Este já é de um desenhador. Pode ser mas é ilegal. Além de não ser uma Águia está de perna aberta em cima de uma roda de mota e não eleva para o Céu a divisa do Clube, como decidiram os pioneiros. Eh pah! Só tu é que sabes isso, fazer este emblema, licenciar e colocá-lo em todos os produtos de "mechadaisingue" custou mais de 200 mil contos. Quero lá saber disso! Tem de ir a uma assembleia geral para alterar o artigo 7.º do Regulamento Geral. Como nunca mais ia à Assembleia Geral fui ter com Vale Azevedo que entretanto saiu (31 de Outubro de 2000) e depois com Manuel Vilarinho mas este também saiu (3 de Novembro de 2003) e com Luís Filipe Vieira é tempo perdido. Até podia estar um canguru em vez de uma Águia.



13 comentários
  1. Assim que o GLORIOSO seja desparasitado dos vendilhões de TEMPLO, há que reconstruir muita coisa...e não é só o emblema!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto, ficou um comentário por publicar, no post anterior.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ficou. Era sobre um texto que fiz aquando do sorteio com o USC PAREDES. Só comento comentários que estejam relacionados com o que foi escrito no texto publicado. Nada consta do que comentou. Há muito para comentar no texto anterior - o troféu ter 29 placas de conquistas do Benfica, ter deixado estar na posse do clube vencedor durante a temporada seguinte, os dezasseis jogos e as probabilidades do Benfica. Não escrevi nada acerca do Benfica se ter desinteressado da competição desde 1992/93. Mas conto voltar em breve a escrever acerca do mesmo.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Em 1995 o Miguel Bento estava a trabalhar no Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro

      Estava o que não quer dizer que fosse o director do departamento mas punha e dispunha. Era conhecido por José Miguel e a conversa com ele foi em 1997 antes de ser publicado o Relatório que insistia em achincalhar o emblema desde 1995.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. O Miguel Bento não trabalhava noutra empresa, nessa altura, Alberto? Donde veio ele?

      Eliminar
    3. Deve ter trabalhado. Já tinha 26 anos. Pergunte-lhe. O nome completo dele é José Miguel Ramalho Santos Pereira Bento. Tenho os ficheiros de todos os sócios do Benfica - com datas - entregues por Fernando Tavares (actual vice-presidente da Direcção), em Abril de 2012, para investigar o passado e Luís Filipe Vieira pois este não é sócio ininterrupto. E Fernando Tavares concorreu frente a LFV nessas eleições de Outubro de 2012. Se é sócio do Benfica indique o nome que eu publico as informações que o Benfica tem anotadas na sua ficha de associado.

      Saudações

      Eliminar
    4. Mas trabalhava noutra empresa e no Benfica ao mesmo tempo?

      Sou sócio, há mais de 12 anos, as minhas filhas, todas elas, são desde nascença. Pouco me importa que informação está anexa ao meu número, apenas encontraria que tenho Red Pass, ininterruptamente desde essa altura, que pago tudo por transferência bancária, o que me permitiu ter alguns bilhetes de oferta no passado. E que, por raramente faltar, consegui comprar bilhete para Amesterdão, para Turim, para o Jamor das últimas três vezes na final da Taça e, há um mês e pouco, poder ser dos 5000 felizardos que sentiram o estádio de novo, contra o Liège.

      Abraço

      Eliminar
    5. Pergunte-lhe. Há quem trabalhe até em mais de três empresas. Mas já percebi. É adepto formatado. Preocupa-se mais com as pessoas do que com o Benfica. Da vergonha do emblema não liga. Até pode ter um Balde em vez de Água. Já com o incompetente Miguel Bento está preocupado.

      Cure-se, enquanto é tempo. O Benfica é muito mais que qualquer pessoa. É um Ideal que tem de ser respeitado pois vem de 28 de Fevereiro de 1904. Consegue, pelo menos, entender isso?

      Saudações

      Eliminar
    6. Não o ofendi, pois não? Reparos completamente disparatados. Pergunto-lhe antes a si, que acusa o dito Bento, que não conheço de lado nenhum, se tem a certeza das coisas que acusa aqui.

      E pouco me interessa as pessoas, ao contrário do que insinua. O meu lema é que o Benfica não é meu, eu é que sou do Benfica. Presumo-o inteligente para entender, até porque não é assim tão difícil.

      Saudações?! Isso tresanda a hitler ou ao Sporting.

      Abraço

      Eliminar
    7. Eh pah! Já chega.

      Não tem cultura Benfiquista. O Benfica são os Benfiquistas não é uma empresa. É de todos os Benfiquistas, não é um clube em abstracto. É dos associados e devem ser estes com as suas opiniões a mudá-lo como têm feito desde sempre.

      Como Benfiquista vale zero. Por isso esconde-se atrás de uma labreguice (Zé Pincel). É cobarde. Tem sorte em ter escolhido o Benfica porque não tem qualidade/características de Benfiquista. É «maria vai com as outras». Associados assim são um cancro no Clube. Nada fazem por ele só querem receber as vitórias.

      É claramente um associado quitado. O Benfica vai sofrer com estes sócios acríticos e situacionistas que valorizam mais pessoas que ideias.

      Limpar isto vai durar anos se é que vai ser possível.

      Saudações (e deixe de ser preconceituoso)

      NOTA: Porque vem para este blogue? Há tantos blogues do Benfica onde encaixa melhor. Que utilizam também zés pincéis. Blogues situacionistas que dizem tudo o que é feito é tão bom. Este treinador ou jogador é tão bom. O Benfica despede e logo a seguir dizem: Ele era tão mau. Vá para esses blogues onde gostarão do seu apoio. Os blogues dos zés pincéis. Este tem assinatura. Não é feito/escrito por um cobarde que se esconde atrás de um pseudónimo. Assume. Assumo tudo o que disse acerca de Miguel Bento. Isso tem um valor incalculável num mundo dominado pela cobardia como é o seu.

      Dá a ideia que é um pau-mandado que quer agradar para conseguir emprego no Benfica. Vai comer biscoitos wiskas e larga-me da mão, parolo.

      Eliminar
  4. Este é um assunto muito sério e tem de ser encarado de frente.

    A manutenção do actual Emblema é dar continuidade a uma ilegalidade.

    É conhecida a vontade de mudança manifestada por algumas figuras da antiga e da actual Direcção. O argumento é reduzir o número de cores para que o "merchandising" aumente lá para a Ásia. Ou seja, isso implicará a mudança de estatutos para esta temática ou aumentar o desrespeito aos Estatutos actuais. Estou convencido que a Direcção ainda não avançou porque percebe que acirraria mais a contestação que já sentiu no último acto eleitoral.

    Não concordo com a mudança dos estatutos para esta temática. Há que os respeitar. Há que respeitar a tradição e os significados definidos pelos nossos antecessores.

    Acredito que é possível modernizar do Emblema, respeitando os actuais estatutos.

    Um concurso internacional será aceitável desde que fique estabelecido que as propostas têm de respeitar aos actuais estatutos.

    A proposta que o Alberto recebeu é interessante, corrigindo algumas ilegalidades do actual Emblema. Ainda assim parece-me que o traço amarelo da armação da roda e do escudo é muito grosso, amarelando demasiadamente o Emblema.

    ResponderEliminar
  5. É tempo de dizer basta a estes mentecaptos que se apoderaram do clube. É preciso salvar o clube destas BESTAS, que de BENFIQUISMO não têm nada. Uma vergonha não admira que depois dentro das quatro linhas os jogadores façam onque fazem. ESTOU SATURADO DESTES INCOMPETENTES...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: