SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 dezembro 2020

O Que Era o Benfica?

12 dezembro 2020 8 Comentários

COLOCAVA OS MAIS NOVOS COMO EU EM SENTIDO E COM SENTIDO.



Ao ver esta fotografia lembrei-me de uma história que considero "deliciosa" e reveladora do que era o Benfica e já não é. A exigência.

Quem conheceu o anterior estádio sabe

Que cada torre de iluminação tinha um enome cartaz. Quatro torres, quatro cartazes:

BENFICA

CAMPEÃO

NACIONAL

(ÉPOCA)

 


Estávamos, talvez, em Dezembro de 1980 

Pois em anos não eleitorais, realizavam-se duas Assembleias Gerais ordinárias. Em Março para discutir o "Relatório e Contas" do exercício anterior (por ano civil) e em Dezembro para discutir o Orçamento para o ano civil seguinte. 

 

Naqueles 30 minutos finais (que por vezes eram três horas)

Um associado pede para usar da palavra dizendo que o que tinha a explanar além de ser o mais importante também seria o mais curto dessa noite. Ficou tudo atento. Talvez um "Viva o Benfica!" Mas não. Fixa o presidente José Ferreira Queimado e diz: «Do meu lugar no estádio vejo a placa da última época em que fomos campeões (talvez fosse 1976/77, embora cite de memória) e quase já não consigo ler e saber a última época em que o Benfica foi campeão. O senhor presidente e os restantes membros da Direcção e dos Órgãos Sociais não pensam o mesmo?! Então é necessário pintar as placas dos holofotes». E abandonou a tribuna.


Eis que, de repente, regressa perante o espanto de todos e pede ao presidente da Mesa para voltar a falar

Deu ideia que lhe ia ser negado mas talvez voltasse para dizer "Viva o Benfica". Mas não. «E não vale pintar o que mal se vê, devido ao Sol e às intempéries. O que está ganho, ganho está. Não é por se pintar que se volta a ganhar. Há é que pintar outra época por cima da anterior. Porque quer dizer que voltámos a ser campeões nacionais». E lá foi à sua vida depois de dar uma lição de Benfiquismo a todos.  

 

Não disse ele

Digo eu por ele.

 

Viva o Benfica!

 

Alberto Miguéns


8 comentários
  1. Há tanto desconhecimento sobre o que era o Benfica. Tanto desconhecimento de que forma foram construídas as décadas de glória do Clube. De quem eram essas pessoas. Dos valores do Clube, que eram conhecidos, divulgados e mais importante ainda, praticados. Há tanto de desconhecimento, indiferença e dói dizê-lo , nalguns casos, até recusa. Não é só o betão, não é só o dinheiro que justifica o dinheiro, que justifica tudo. É o desconhecimento e a falta da prática do Benfiquismo. Tanto que se perdeu. Tanto que tem de ser recuperado.

    Não conhecia esta história mas só poderia ser de outro tempo. E só poderia ser contada neste cantinho virtuoso de Benfiquismo. Que bela forma de terminar este dia. Obrigado ao Alberto.

    E viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. O último presidente do Benfica a Benfica foi o Sr. Jorge de Brito. Daí para a frente os patos bravos/ aventureiros / oportunistas tomaram conta do clube. O problema é que isto não é uma característica so do Benfica mas sim ao nível das instituições públicas e privadas. Já ninguém está interessado em servir mas em servir-se. Para piorar, a população vai adormecendo lentamente e distanciando-se de participar ativamente. O resultado está à vista: PT, BES, EDP, BPN, TAP, BPP, BANIF, CGD. O Benfica e só o reflexo do resto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já nao sou o único a pensar ass, julgava que era, viva o Benfica

      Eliminar
  3. Nos dias de hoje se alguém fizesse algo parecido numa das AGs seria atacado por alguns consócios e ignorado pelos órgãos sociais...
    Sinais dos tempos em que a exigência se limita a boas vendas e a betão de há mais de uma década.
    É triste constatar que a maioria dos sócios continua a ignorar os bons exemplos do passado e a seguir os maus exemplos do presente.
    Até quando Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro benfiquista Alberto esse Benfica foi o que me passaram e o que conheci, mas não existe mais, é digo mais o Benfica do século XXI não tem nada a ver com o Benfica do século XX, e a machadada final foi o dia em que o estádio da Luz desapareceu, nesse dia desapareceu o Benfica que nós falamos mas muitos não entendem, receio que esse Benfica nunca mais volte, as pessoas são muito diferentes e foram muitas pessoas que fizeram do Benfica clube diferenciado

      Eliminar
  4. Alberto estou tristíssimo com o Benfica, com os Benfiquistas, com a Direção e muito com este Jorge Jesus, é um filme de ..., desde a saída do Jorge para o Sporting como que voltámos ao Vietnam. Neste meio tempo tenho uma divida de gratidão para com Bruno Lage e João Félix foram seis meses de alegria imensa, mas depois apagou-se a luz de novo.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: