SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13 novembro 2020

Colheita 1900

13 novembro 2020 2 Comentários
DOIS GLORIOSOS FUTEBOLISTAS. AMBOS MUITO ESQUECIDOS.


AMBOS COMPLETARIAM 120 ANOS EM 2020

Alberto Miguéns

NOTA1: Por regra estes apontamentos enumeram apenas dados estatísticos mas neste caso não pode ser. Manuel Arsénio era um predestinado para jogar como guarda-redes que viu a sua promissora carreira ser interrompida antes de completar 21 anos num encontro do Benfica, em Barcelona, frente ao FC Barcelona. 

Natural de Mértola (lugar dos Fernandes) entrou logo para titular indiscutível assim que chegou ao «Glorioso», tinha 19 anos de dois meses, relegando Clemente Guerra para a segunda categoria. Em 1919/20, na primeira parte da temporada foi Clemente Guerra o guarda-redes. A partir de Janeiro passou a ser Manuel Arsénio - três anos mais novo - a assegurar a defesa da Gloriosa Baliza, na primeira categoria. Nos 43 jogos que o Benfica fez durante o tempo em que jogou só não actuou em dois - um por não ter podido deslocar-se ao Barreiro - e outro por estar lesionado...na lesão que o afastou do futebol. 

No início da temporada de 1921/22, Manuel Arsénio tinha participado em 38 dos 39 jogos - não jogou no Barreiro - desde que se estreara, em 11 de Janeiro de 1920, no Benfica. Em 24 de Setembro de 1921, no primeiro jogo da época de 1921/22, em Barcelona, com 0-4 a favor do FC Barcelona, na segunda parte, sofreu uma carga de um futebolista contrário que o obrigou a sair de campo. Ainda jogou 30 minutos no jogo seguinte, em 25 de Setembro, mas debilitado teve que sair. O Benfica prosseguiu a digressão pela Catalunha jogando em Terrassa, frente ao Terrassa FC. No primeiro jogo (1 de Outubro) não actuou mas jogou no segundo (2 de Outubro de 1921). Seria o seu último jogo. A lesão contraída em Barcelona, longe de Portugal e num tempo em que a assistência médica era só em último caso ou casos graves fez terminar uma carreira de guarda-redes promissor, a 42 dias de completar 21 anos. Muitas vezes os números não explicam muito do que se passa na realidade. Num percurso normal quantos jogos faria - 200/300? - e talvez ainda hoje fosse falado como uma lenda. Assim não passa de uma nota de rodapé numa «Gloriosa História» repleta de jogadores com centenas de jogos. É a vida!  

Excerto da crónica do jornal «Mundo Deportivo» (clicar para a crónica integral)



NOTA2: Manuel Arsénio faleceu aos 68 anos, em 30 de Agosto de 1969, no Alto da Ajuda. Luís Costa faleceu aos 44 anos, em 25 de Janeiro de 1945 (data possível, mas a confirmar, por poder tratar-se de outro Luís Costa)




2 comentários
  1. Uma evocação cheia de justiça para estes dois Ases do passado.

    Desconhecia os detalhes do final abrupto da carreira futebolística de Manuel Arsénio. Um grande infortúnio para ele e para o Clube. Sendo Manuel Arsénio o preferido de Cosme Damião relativamente a Clemente Guerra e Francisco Vieira (Chiquinho), então percebe-se o que se perdeu. Chiquinho foi seguramente o mais popular dos nossos guarda-redes durante as primeiras décadas de vida do SLB...

    Já há muito nos deixaram mas enquanto tivermos Benfiquistas como o Alberto, eles seguramente não serão esquecidos.

    ResponderEliminar
  2. Sempre a aprender a Nossa Gloriosa História com estes excertos tão brilhantemente retratados neste Blog. Obrigado Sr. Alberto Miguéns.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: