SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

29 outubro 2020

Votei Nulo. Eu e Mais Dois

29 outubro 2020 8 Comentários

O VOTO NULO É UM VOTO CONTRA O SISTEMA DE VOTO ELECTRÓNICO SEM O QUE DEVE SER ESTE SISTEMA COM TRANSPARÊNCIA. CONTRA O TIPO DE VOTO IMPLANTADO NO BENFICA POR ANTÓNIO FERREIRA.



Repito:

Não acredito neste tipo de votação, mas acredito que possa haver voto electrónico

Mas realizado de outra forma. Como.

1. O Benfica organiza as Eleições (o Regulamento Geral do Clube aprovado pelos associados em 1968 devia estar actualizado, não estando devia ser criado um Regulamento Eleitoral para 2020 de acordo com os candidatos a presidente da Mesa da Assembleia Geral de cada Lista);

2. A entidade que supervisiona a votação, modelo e sistema, tem de ser uma empresa de informática certificada e conceituada;

3. O Regulamento Eleitoral devia contemplar:

3.1. Entrega prévia a todas as Listas concorrentes dos cadernos eleitorais discriminando quantos associados (e quais) têm direito a um voto, cinco votos, vinte votos e cinquenta votos;

3.2 Entrega posterior a todas as Listas concorrentes dos cadernos eleitorais com os associados que exerceram o seu direito de voto votaram assinalados para saber quem foram os votantes (podendo ser divulgado para saber se houve alguém que tivesse votado por ele ou eles sem que fosse ele ou eles).

4. Declaração dos resultados eleitorais obtidos na votação electrónica, de forma provisória, até ser concluída a recontagem obrigatória dos votos físicos (em papel).

 

Foi-me dito em 2010 ou 2011

Por quem organizou os anteriores actos eleitorais que «se não fossem pessoas de bem e honestas podiam viciar eleições», alterando o sentido de voto, votando por quem sabem que não terá condições para votar ou sabendo quem votou em quem, pois o voto só é secreto se não quiserem comparar a cronologia do carregamento de votos no cartão com a cronologia de voto no descarregar os votos nas urnas electrónicas. Podiam fazer trafulhice. Só nunca fizeram nem farão por serem gente honesta e de bem. Acredito, mas para mim sobrepõem-se sempre esta frase. SEMPRE:



Como quero que tudo seja transparente

Não aceito ter dúvidas que posso ser enganado, mesmo que acredite que sejam todos gente de bem e honesta. Também quero que pareçam. Por isso votei nulo.


Não quero

Estar desconfiado que me estão a enganar. Que a Lista A tenha vantagem perante as outras pois tem acesso a tudo e as outras listas não têm acesso a nada. Injusto e imoral. Um pecado em Democracia. Ficarei desconfiado até que a Lista A escolherá as percentagens não só da sua Lista, como das outras e até dos votos em branco. Ficará em segundo, terceiro e quarto lugar, incluindo os votos em branco, quem a Lista A quiser e com as percentagens que quiserem. Pode não ser assim, mas ficarei sempre com essa sensação. Para não sentir que me enganam, votei nulo.


Em 2009 houve um voto nulo (o meu);

Em 2012 houve 27 votos nulos;

Em 2016 houve 61 votos nulos;

Em 2020 houve...3 votos nulos!


Pela primeira vez não quiseram deixar-me votar nulo. Percebia-se que tinham ordens para obrigar os sócios que o quisessem, livremente fazer, a obstaculizarem esse direito. 


Como já previa que isso ocorresse - conheço o que a "casa gasta" - pedi que o associado que estava à minha frente na fila, fosse com descrição testemunha. Chama-se Filipe Barroso (n.º 30 729).


Ele viu a dificuldade que tive. Pensei mesmo em chamar a polícia pois tinha direito a votar, entregando os meus 50 votos, como entendesse! Depois de insistir com o funcionário - pelo menos duas vezes - ele foi obrigado, ainda que muito incomodado, a aceitar.


Foi nisto que transformaram o Benfica!


Alberto Miguéns


NOTA FINAL: Atenção aos comentários. São todos bem-vindos, desde estarem totalmente de acordo com a minha opinião como estarem totalmente em desacordo com ela. Têm é de ser comentários que estejam relacionados com o que foi escrito no texto, como é evidente. O tema é "Não deixar um sócio ser livre de votar como quer". Não faz sentido comentar o que não foi motivo de comentário, como já expliquei (clicar)



8 comentários
  1. Peço desculpa a minha ignorância, mas como é exercido o voto nulo?
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista André

      Simples. Entrega o cartão de associado. O funcionário carrega com os votos que tem o seu cartão com que vai votar. É descarregado nos cadernos eleitorais (que só a Lista A conhece) que vota. E depois entrega o cartão sem descarregar os votos e recebe o cartão de associado.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Ia fazer a mesma pergunta. Não sabia.

      Eliminar
  2. Se este sistema estivesse instalado no tempo de Vale e Azevedo como seria encarada a credibilidade dos resultados?

    As dúvidas levantadas pelas listas B e D deverão ser encaradas de forma séria e pelos novos Orgãos Sociais. E consequente.

    ResponderEliminar
  3. Cada vez me convenço mais que se fosse o sistema de um voto para cada sócio independentemenre dos anos de filiação,os resultados seriam totalmente diferentes e acredito que JNL teria sido eleito presidente.

    ResponderEliminar
  4. https://1.bp.blogspot.com/-3FodZAL7mlQ/X5rv5H5y2uI/AAAAAAAAkyg/PAWIxUim3okqNjEM29bKz0q5g3Bo4nxtgCLcBGAsYHQ/s500/eleicoesslb.png

    ResponderEliminar
  5. Alberto, se me permite uma questão:

    Os votos nulos não contam para os 38102 votantes porquê?

    É que os "lista A + lista B + lista D + brancos" = 38102.

    Portanto só posso concluir que os "reais votantes" foram 38105. Ou 38245 + 3, se somarmos as parcelas do que (ainda) está publicado em https://www.slbenfica.pt/eleicoes2020#acompanhar

    ps: ainda não vi nenhuma prova de que os resultados anunciados foram na realidade a vontade expressa pelos Sócios.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Estas Eleições são uma enorme trapalhada.

      Nem quem as organizou consegue acertar os resultados. Nem se sabe quantos foram os votantes.

      Os nulos não contam pois o sistema não os contabiliza pois não querem. Só indicam quantos são mas não indicam quantos votos representam. Eu votei nulo equivalente a 50 votos.

      Mas quantos foram os votantes? 38 102 ou 38 245?

      Eu estou à espera que a Mesa da Assembleia Geral (MAG) apresente os resultados finais. Tem de existir um número certo de votantes e de votos. Está quantificado que 38 102 votantes representam 753 578 votos e é destes que se estabelecem as percentagens.

      Tudo isto envolve incompetência pois a MAG devia discriminar os votos por categoria (1, 5, 20 e 50) e indicar quantos para cada lista e brancos. É aqui que está a dificuldade. É por isso que não acredito no voto electrónico. Quando apresentavam estas votações parcelares havia sempre discrepância.

      Espero que obriguem os serviços do Clube a publicar as votações completamente certificadas e tudo certo. Que se consiga marcar uma Assembleia Geral Extraordinária para obrigar a MAG a pronunciar-se e apresentar os resultados certificados.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: