SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

15 outubro 2020

O Institucionalista

15 outubro 2020 16 Comentários

UMA EXCELENTE ENTREVISTA DO CANDIDATO RUI GOMES DA SILVA.



Aqui no blogue com quase uma semana de atraso, mas o que tem ocorrido, de Kulkov a Ângelo e Matine a isso obrigou. A entrevista foi publicada nas páginas 36 e 37 do jornal/semanário «Expresso».

É hábito fazer os textos do blogue, ou dar-lhe os "acabamentos finais", entre o final do jantar e a meia-noite de cada dia...mas não é o caso deste que está programado desde a meia-noite de segunda-feira!


NOTA INICIAL: Sou apoiante de Rui Gomes da Silva. 
Sempre que escrever algum texto que tenha relação com as eleições colocarei esta nota. Peço desculpa aos leitores habituais (pode tornar-se repetitivo) mas há sempre quem venha pela primeira vez ao blogue e não quero equívocos. Claro que há sempre o reverso. Parece propaganda a favor de um candidato, mas entre não dizer e parecer opto por dizer mesmo que pareça.


Considerações iniciais


1. Cada um pode ter - e todos temos - preconceitos que vamos acumulando e fazer estes sobreporem-se ao que é racional. Deixar que imagens construídas no passado interfiram no que pode ser o Futuro. Também se pode argumentar que é com base nos conhecimentos ou opiniões que elaboramos no passado (únicos que validamos) que se projecta o que pode ser o Futuro. Como é óbvio tudo é legítimo.


2. Desde que as candidaturas à presidência da Direcção do «Glorioso» se tornaram mais visíveis, com iniciativas, divulgações de programas e nomes (algumas) e entrevistas que mais convencido estou que a escolha que fiz é a mais acertada e não me arrependo;


3. Os dez princípios que me levaram a fazer essa escolha mantêm-se e ao ler, no sábado, esta entrevista validei o que considero ser a base para uma boa escolha:


A. É um Benfiquista que não vê o cargo como qualquer Missão (não se considera o homem providencial e único), Encargo (não o fará com enfado lamentando-se que o Clube lhe roubará tempo para fazer o que gosta e não pode), Obrigação (não precisa de ter visibilidade ou proteger-se com o cargo), Necessidade (profissionalmente é bem sucedido e não precisa do cargo pois é mais do que conhecida a sua ligação de décadas ao Clube) mas sim como Futuro (fazer o que tem de ser feito) dentro da tradição e grandeza do Benfica prosseguindo na linha daquilo que foram os presidentes que marcaram, em ética e valores, o nosso glorioso emblema. Em que nada nos podiam apontar. É um homem que sabe o valor da instituição. E sabe-o em 2020 como em 1966, quando sentia isso nos que o rodeavam;


B. Tem consciência que o Benfica não pode continuar a afastar-se dos principais clubes europeus ficando reduzido a "clube fornecedor", aniquilando para sempre a nossa matriz de saber estar entre eles e conseguir meios para o fazer. Sempre fomos capazes de o conseguir. Só nos últimos anos desistimos;


C. Sabe melhor que ninguém, pois além de décadas a viver diariamente o Clube, esteve sete anos/épocas - 2009 a 2016 - como dirigente, conhecendo "por dentro" o Clube e a Benfica Futebol SAD por isso não necessita de afirmar que "ficou desagradavelmente surpreendido com o que encontrou!";


D. Domina todos os aspectos que o maior clube português tem, desde as questões administrativas e financeiras à dimensão ecléctica, a sua importância e capacidade de mobilização associativa e social. Conhece isso na perfeição. É um dos associados em melhores condições para exercer o cargo de presidente da Direcção; 


E. Espero que quando regularizar a sua candidatura o faça entregando a lista com os nomes dos dirigentes pois isso é não só honrar a tradição do Clube, como dignificar os dirigentes que com ele vão fazer parte dos Órgãos Sociais 2020/2004 e respeitar os Benfiquistas que acompanham as Eleições. Não é entregar as assinaturas e depois dizer...um dia destes indico os nomes para saberem quem são os outros 19 além de mim!


Vamos à entrevista

Com quase uma semana de atraso:


Considerações finais

A entrevista é esclarecedora e clarifica muitos assuntos que são essenciais.

 

Rui Gomes da Silva

1. Acredito que tem possibilidades de ser o presidente da Direcção do Benfica para 2020/2024. E mesmo com os actuais Estatutos - que espero sejam revistos em breve - nas próximas eleições: 25 (sexta-feira) ou 26 (sábado, o que seria óptimo) de Outubro de 2024, decidir se correspondeu ou não ao que dele esperava em 30 de Outubro de 2020. 

 

2. Também acredito que não sendo eleito, em 30 de Outubro de 2020, mesmo podendo o Benfica "perder mais quatro anos" em relação à dinâmica dos grandes clubes desportivos europeus ele estará, em 2024, tão apto e capaz como está em 2020. É um maratonista como alguns dos presidentes que antes de o serem perderam em actos eleitorais, mas o tempo (e os associados) deram-lhes razão. Não vai "desaparecer" como ocorreu, inexplicavelmente, com alguns candidatos derrotados que mostraram ser de oportunidade e não para qualquer momento.

 

Que o Benfica consiga o sucesso que merece!

 

Alberto Miguéns

16 comentários
  1. Ainda não tinha lido a entrevista porque os jornais agora querem uma assinatura...não lhes chega os 15 milhões do Governo. Se assinasse todos os jornais lá se ia a minha magra reforma e como não quero ser formatado, não assino nenhum!
    Hoje em dia, temos as redes sociais. Sabemos tudo ao minuto.
    Quanto à entrevista que foi boa, RGS segue a linha que traçou há anos para o Glorioso e disso não se desvia um milimetro.
    Essa linha que aplaudo, é uma das razões do meu voto.

    ResponderEliminar
  2. Olá Alberto,
    Espero que esteja tudo bem consigo.
    Eu não sou sócio infelizmente e por isso não posso votar, mas não significa que me interesse menos pelo resultado das eleições e pelo Benfica.
    Peço-lhe, se puder, quiser e tiver tempo, que me explique o que não o levou a decidir apoiar o João Noronha Lopes.
    Você é, até agora, a pessoa mais reconhecida a declarar o apoio ao Rui Gomes da Silva (e tem todo o direito! Longe de mim por isso em causa), e por isso gostava de saber o que não viu no João Noronha Lopes, quando nesta fase ele parece ter a maioria dos apoios de muita gente reconhecida.

    Eu fico com a sensação que o Alberto, como esteve "lá dentro", sabe coisas e provavelmente nem pode/quer falar delas neste contexto.

    Provavelmente não poderá responder ao que peço, mas agradeço o tempo dispensado na mesma.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nelson André

      Obrigado pelo apreço e desejo que esteja tudo bem e felizmente está.

      Posso falar deste assunto com cem por cento de liberdade pois há assuntos em que estou obrigado a guardar sigilo mas este não está nesse âmbito.

      João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva são dois Benfiquistas com qualidade para dirigirem o Clube. Para mim Rui Gomes da Silva tem mais vantagem em 2020 por conhecer melhor o Clube. Estar sete anos como vice-presidente (2009 a 2016) e três na SAD (2009 a 2012) é uma vantagem e não é desvantagem pois em 2016 saiu e o tempo deu-lhe razão. O SLB ia por um caminho errado ao desinteressar-se de continuar a tentar ombrear com os grandes clubes europeus e agora até o presidente da Direcção diz que quer ser campeão europeu, mas percebe-se que é retórica.

      Rui Gomes da Silva tem essa ambição e conhece a estrutura da SAD por isso sabe o que tem de ser feito. Eu acredito que tem capacidade para isso. É uma grande diferença para João Noronha Lopes que nem sonha com o que vai encontrar, acho eu.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. VAMOS TODOS FAZER FORCA PARA QUE O BENFICA SAIA DESTE PESADELO CHAMADO VENTOINHA,TRICOLOR,ALDRABAO,PARA UM BENFICA A BENFICA.
    DIGAM NAO AO PESADELO___ DIGAM SIM AO BENFICA GLORIOSO___ DOS EUSEBIO,COLUNA,GERMANO,CAVEM,AGUAS,E TANTOS OUTROS QUE FIZERAM HONRA AO BENFICA DEMOCRATICO.
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  4. ‘Jamais concorrerei contra LFV’.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se aqui escrevesse as promessas que Vieira não cumpriu e o que disse ontem e o seu contrário hoje, gastava papel às resmas de paletesl!!!

      Eliminar
  5. "...João Noronha Lopes que nem sonha com o que vai encontrar.."

    Esse " o que vai encontrar" é a parte sigilosa sobre a qual o Alberto não pode (deve) falar?
    Aquilo está assim tão mau mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Não. Apenas uma ideia como adepto. Antecipação de receitas, adiamento de pagamento de aquisições, empréstimos obrigacionistas a duplicar, por exemplo, não me parece boa saúde financeira. Os outros rivais estão piores? Estão! Mas eu quero é o Benfica a comparar-se aos melhores clubes europeus e tem número de adeptos suficientes para fazer mais e melhor do que faz.

      Chama-se ter ambição, gerir bem e acreditar/mentalizar que é possível.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  6. Respeito a opção do meu amigo (e enorme Benfiquista) Alberto Miguéns mas nunca votaria em quem passou anos a dizer mal de tudo quanto esta direção fazia. Não admito "bota-abaixo". E tenho a certeza que Noronha Lopes (em quem votarei) deixará LFV (se este ganhar as eleições) governar à vontade, sem constantes críticas por tudo e por nada. Acho que se deve criticar quando não se concorda mas isso é diferente de se fazer "campanha eleitoral" ao longo de quatro anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o Arons no geral (como é habitual há décadas).

      Mas depois interpreto de modo diferente.

      Rui Gomes da Silva avisou e insistiu que o Benfica estava a ter uma deriva de aburguesamento que daria maus resultados e não havia na Direcção a intenção do SLB continuar a ser um clube de Liga dos Campeões mas sim fornecedor de futebolistas para esses clubes. Insistiu, insistiu, pois estava preocupado. Penso que o tempo deu-lhe razão, tanto que já não há projecto de ter 80/90 por cento do plantel principal formado no Seixal;

      João Noronha Lopes pode ser - espero que não - um daqueles candidatos que aparece e depois desaparecem como se existisse apenas espaço para eles a dirigir o Benfica em determinado momento. Tivemos tantos: Alexandre Alves (1987), Carlos Lopes (1987), Luís Tadeu (1997), Jaime Antunes (2003), para relembrar os mais recentes.

      Se o actual presidente vencer as eleições e continuar a delapidar o património ético do Clube bem como afastar o Glorioso do topo europeu, acredito que Rui Gomes da Silva continuará a dizer não insistentemente e estará cá em 2024.

      João Noronha Lopes não sei! Até nem estranharia se integrasse a lista de LFV quando este se recandidatar em 2024, pois não acredito que não se queira eternizar no Clube como Pinto da Costa fez no FC Porto.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  7. Alberto,
    Obrigado pela(s) resposta(s).
    Nunca desaponta!

    ResponderEliminar
  8. Está a ser interessante este bate-boca entre, Arons de Carvalho e Alberto Miguens, que são dois grandes amigos.

    Estou a lembrar-se da reunião que tiveram com Luiz Nazaré, quando a nossa gloriosa história foi tomada de assalto no Museu pelo sportinguista Ricardo Serrado, que jurava a pés juntos ser JULIO o nosso Cosme Damião.

    Sim, para lugares chaves e obras valiosas o tricolor Vieira normalmente não se dá com a paixão dos Benfiquistas e prefere ter a seu lado, portistas e sportinguistas.

    Na minha juventude um dos meus heróis era o ARONS DE CARVALHO porque, nos 800 metros era imbatível.

    Quanto ao apoio que Miguéns dá a RGS que motiva mágoa do Arons de Carvalho, quero manifestar a minha opinião;

    Sabemos que Noronha está de momento desempregado e a minha pergunta; quem é que lhe paga os apoios?
    Segundo uns, o orçamento para gastos é de 500 mil euros. Segundo outros será de 1 milhão e 300 mil euros.

    Também dizem que os pagantes são a Sagres, Sport TV entre outros. (Vieira está a fim de substituir a Sagres pela Super Bok e a Sport TV vai pelo cano se não tiver os jogos do Glorioso)...daí os apoios da Sagres e Olibeiredo ao Noronha.

    De Vieira, sabemos quem paga os seus "ordenados", viagens e gastos, nomeadamente a Inglaterra...será que o homem quer finalmente aprender Inglês?
    As compras e vendas com o parceiro estratégico são muito estranhas e aquela OPA com o Rei dos Frangos era mais uma golpada, igual a muitas que nestes 17 anos tem feito.
    O elefante do zoológico (entre outras...) deu-lhe parte da formação para o ADN.

    Mas, se Noronha ganhar será livre? Não ficará refém dos seus apoiantes? Serão esses apoios oferecidos por beneméritos, muito dados a filantropias para não pedirem nada em troca?
    Os almoços grátis são como quando o Vieira compra jogadores a custo zero...custam um dinheirão!!!

    RGS está na campanha com gastos do seu bolso. A RGS foram-lhe prometidos apoios monetários (sei do que falo) mas, para não ficar refém de ninguém, não aceitou.

    ResponderEliminar
  9. Caro Alberto, se tem canal aberto com RGS, por favor peça-lhe para apresentar a sua lista, esta é a maior falha da sha candidatura, a 2a maior é a fraca exposição da mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Não tenho canal aberto com Rui Gomes da Silva, mas farei chegar estas suas considerações. Quanto ao apresentar da lista tenho ideia que será feita antes ou durante a entrega das assinaturas, como devia ser obrigatório, e não à posteriori.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  10. Só uma pequena correcção . Alexandre Alves e Cardoso Lopes concorreram contra o Inigualável Imortal Sr. Jorge de Brito em 1992. Em 87 a disputa eleitoral foi entre Fernando Martins,João Santos e Cavaleiro Madeira. Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Alexandre

      Exacto. Quis indicar de memória e devia ter colocado 1992 em vez de 1987. Já escrevi sobre isso em dois textos recentes:

      https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2020/10/eleicoes-estatutos-e-etecetra.html

      https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2020/05/eleicoes-do-benfica.html

      Obrigado

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: