SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

14 outubro 2020

Emblema Legal: Ainda Existe no Clube

14 outubro 2020 5 Comentários

COMO COMPROVA ESTE NUMA FOTOGRAFIA OBTIDA HOJE.


Na entrega das assinaturas para tornar viável a candidatura do actual presidente da Direcção ao sexto mandato (depois de 2003, 2006, 2009, 2012 e 2016) para 2020/2024 o seu mandatário nacional, Carlos Móia, entregou ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, em exercício, as assinaturas (dez mil votos ou mais) que a tornam possível.

Eis uma das bandeiras que o Benfica tem - conheço três que existem nas instalações do Clube - que estão de acordo com os Estatutos e Regulamento Geral do Clube. Como se pode ver este é o emblema que continua em vigor enquanto os associados do Clube não o revogarem e substituírem por outro. Qualquer emblema que não seja este é ilegal pois são os associados que têm o poder para o alterar.

Eis a assembleia geral que o definiu:



Eis os Estatutos (2010) que o definem:


E o Regulamento Geral que o descreve:



O ponto 5. do artigo 7.º é explicito. E corresponde ao que Félix Bermudes escreveu na letra do Hino:
«Essa Águia heráldica e suprema... Erguendo ao alto o nosso emblema». A simbologia da Águia com as garras na flâmula com o lema e as asas abertas, como se estivesse a iniciar voo - tem esse objectivo. Dar dinâmica - elevar para o Céu - o que é estático.


Mas o emblema do Benfica é imutável? Claro que não! Já foi alterado em 1908, 1911, 1929 e 1966. 

Não pode é ser alterado sem o consentimento dos associados e isso foi feito em 1997/98. À socapa. E mantido ilegal até ultrapassando para lá das marcas do bom senso (se este existe na ilegalidade) com os "monocromáticos" que até são bicromáticos ou tricromáticos!

As Direcções do SL Benfica querem alterar os símbolos? Têm direito a isso! Levem a proposta a alguma das duas assembleias ordinárias que o Clube tem estabelecidas estatutariamente e os associados pronunciam-se. Ou convoquem uma assembleia geral extraordinária.

Alterar o símbolo nas "costas dos associados" como se não existisse Clube mas apenas uma empresa é transformar um símbolo que foi criado com propósitos e objectivos nobres apenas num "logo comercial" baseado em questões de gosto de alguém.

Os símbolos do Benfica pertencem aos associados não estão ao serviço de interesses comerciais, a menos que os sócios aceitem. E são soberanos.

Alberto Miguéns  


5 comentários
  1. Caro Alberto, este tema aflige-me profundamente.

    Os actuais estatutos também dizem:
    Artigo 89º

    Prazo para aprovação de Regulamentos

    Os regulamentos previstos nos presentes Estatutos terão de ser elaborados e aprovados no prazo de um ano a contar da respectiva publicação, salvo se outro prazo não se achar especificamente previsto.

    Estará o Regulamento Geral, aprovado em 1968, realmente em vigor?

    Espero que a próxima direção o esclareça.

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto,

    Uma duvida: a alteração q indica em 97/98 refere-se à posição da águia?

    Compreendo esta questão relativa ao símbolo, e partilho da preocupação no seu uso e tratamento, mas a utilização das estrelas no topo em é a q me incomoda particularmente.

    Agradeço desde já a atenção dispensada.

    Viva o Benfica!
    #74294

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Sim. Refere-se à Águia (fisionomia, embora esta possa ser redesenhada tendo como critério o gosto, desde que as cores sejam as regulamentadas) mas principalmente, por ser contra o regulamento a sua posição sobre um símbolo que representa um pneu.

      A questão das estrelas é incompreensível. E dá dupla ilegalidade ao símbolo se é que isto existe. As estrelas não fazem parte do emblema, mas sim do equipamento. Se reparar nas modalidades os atletas usam emblemas sem estrelas. Como é evidente. O Benfica considerar que tem dois emblemas, um com estrelas para o Futebol e outro sem estrelas para o "resto" é inqualificável. O clube é uno!

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      NOTA: As estrelas começaram a ser usadas no final da primeira década do século XXI, na temporada de 2009/10.

      Eliminar
  3. Eu tenho também uma enorme apreensão pelo tema da propalada mudança de Emblema.

    A perda de identidade de um Clube não passa pelas mudanças transitórias ditadas pelas modas, tendências de mercado ou capricho de chineses.

    O Emblema do Sport Lisboa e Benfica tem sido modificado em aspectos estilísticos. O actual poderá também ser modificado caso os sócios assim o queiram em Assembleia Geral que inclua esse tema e essa(s) proposta(s).

    Estou no entanto certo que é um tema que será olhado de forma conservadora pelos Benfiquistas, não porque considerem que toda a mudança é má mas porque a essência da versão actual é no fundo a essência de todas as que o antecederam. Há uma continuidade porque sempre foram respeitadas - mesmo que nem sempre entendidas - as ideias que o definiram desde a primeira hora, desde a hora da Fundação.

    Não brinquem com coisas sérias. Vejam para lá do comércio, da moda, do capricho. Vejam mais longe e mais alto. Atentem na mensagem dos que nos antecederam. Percebam que a grandeza se faz do respeito pela continuidade e pela democracia interna. É fino e frágil o equilíbrio entre a essência democrática e popular do Clube com a arrogância e prepotência do negócio. Há erros que custam caro. e o Benfica vive momentos delicados atendendo às alterações competitivas, sociais e tecnológicas que serão trazidas pela próxima década.

    Respeitem para ser respeitados. Os sócios são a força e a essência do Clube. Amem o Clube. O Clube acima de tudo.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: