SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

10 agosto 2020

Setembro Vem Aí

10 agosto 2020 5 Comentários
AINDA COM MUITO POR DEFINIR MAS CADA VEZ MENOS.



A experiência "tem-nos dito" que estar no pote 1 ou no 4 vai dar ao mesmo pois o Benfica já partiu do pote 4 para boas fases de grupo, tal como já esteve no pote 1 e foi eliminado. Em 2014/15, o Benfica estava no pote 1 (6.º melhor coeficiente: 129.459) e ficou em 4.º lugar no grupo C (5 pontos) nem passando para a Liga Europa. Em 2005/06, no pote 4 (melhor coeficiente do pote: 36.739) chegou aos quartos-de-final, eliminando o campeão europeu, da temporada anterior - 2004/05 - nos oitavos-de-final e eliminado pelo futuro campeão europeu nessa temporada: FC Barcelona. O certo é que estar num pote acima dá sempre mais tranquilidade que num abaixo. Se for assim, a eliminação do Real Madrid CF e da Juventus FC, nos oitavos-de-final, não foi conveniente como se comentará mais à frente.

O mais importante é ultrapassar as duas pré-eliminatórias em três jogos (1 + 2) pois sem isso nem haverá Liga dos Campeões
Ainda falta saber que clubes "sobreviverão" na segunda pré-eliminatória, a realizar em 25 ou 26 de Agosto (sorteio a 31 do mesmo mês), para serem adversários do «Glorioso» em 15 ou 16 de Setembro. 




Certezas
O Benfica terá uma pré-eliminatória a um jogo. Dois dos prováveis adversários serão o FK Krasnodar (Rússia; 3.º lugar) e o Stade Rennais (França; 3.º lugar). E mesmo assim ainda vai depender da nacionalidade dos clubes que conquistarem a Liga Europa, pois há sete países representados nos oito clubes apurados para os quartos-de-final, pois apenas Inglaterra tem dois emblemas entre os oito melhores. Na Liga dos Campeões é tudo mais simples: são oito clubes de cinco países (Espanha e Inglaterra têm um representante embora estejam em 1.º e 2.º lugar nos cinco melhores, com Itália, Alemanha e França, respectivamente). O Benfica e o FK Dínamo Kiev nunca se poderão defrontar até à fase de grupos.

Incertezas
Os outros dois são apenas hipóteses pois terão de ultrapassar a segunda pré-eliminatória. Há ainda o "caso" do Besiktas JK (3.º classificado na Turquia) que depende do Trabzonspor AS (2.º classificado) ser, ou não, reintegrado pois não me parece que esteja resolvido (clicar).

Outra certeza (na incerteza)
Se imperar a lógica, o sorteio da quarta pré-eliminatória será "dois para dois". Mas se o SL Benfica, o FK Dínamo Kiev se apurarem e o FK Krasnodar... também. Pois aí nem haverá sorteio. O FK Krasnodar será adversário do «Glorioso» pois clubes russos e ucranianos não se podem cruzar!




Quanto à fase de grupos esta, em 2020/2021 ainda está "mais incerta" pois há muito por decidir
Na Liga dos Campeões e na Liga Europa visto os vencedores terem direito ao pote 1. Ora com tantos "clientes" a vencedores já apurados para o pote 1 e outros no pote 2 pode haver muitas alterações. O FC Porto que está (provisoriamente) no pote 3 até pode acabar no pote 1 e o Benfica no pote 2. Dúvidas não há que os dois clubes que estão em melhor posição para passar do pote 3 para o pote 2 são o FC Porto e o SL Benfica. O FC Porto até pode ficar no pote 1 se o FC Bayern Munique ou PSG FC conquistarem a Liga dos Campeões abrindo "vaga por inerência" para o 7.º melhor coeficiente por país, em 2017/18, que era Portugal. Em 2018/19 e 2019/20 passou a ser a Rússia pois Portugal é o sexto melhor, daí ter, em 2021/22 e 2022/23, dois clubes apurados directamente para a fase de grupos e um (3.º classificado) a ter que fazer as duas últimas pré-eliminatórias. A eliminação do Real Madrid CF e da Juventus FC reduziu em 50 por cento a possibilidade do FC Porto chegar ao pote 1 e do Benfica ser o primeiro no pote 3.


Vamos aos "ses"

1. Se o FC Bayern Munique ou o Paris Saint-Germain FC conquistarem a Liga dos Campeões o FC Porto estará no pote 1 e o Benfica será o primeiro no pote 3. Assim apenas terá "de esperar" que um de três clubes conquiste a Liga Europa: Manchester United FC, Sevilha FC ou FK Shakhtar Donetsk; 
2. Se o FC Barcelona ou o Club Atlético Madrid conquistarem a Liga dos Campeões, o FC Porto será colocado no pote 2 com o Benfica à espera que um dos três clubes que estão (provisoriamente) no pote 2 e nos quartos-de-final da Liga Europa consiga vencer esta. Será o Benfica a ocupar a vaga; 
3. Se for um dos outros quatro - que nem estão qualificados para a Liga dos Campeões 2020/21 a conquistar a Liga dos Campeões 2019/20, o FC Porto ficará no pote 3 à espera que um dos três clubes citados (provisoriamente no pote 2) conquiste a Liga Europa;
4. Só que a pratica supera a teoria. Como a Liga Europa é decidida a 21 de Agosto e a Liga dos Campeões a 23 de Agosto, o FC Porto e o SL Benfica até poderão saber antes das finais em que pote ficarão. É haver finais do tipo (FC Inter Milão frente ao Wolverhampton FC) ou na Liga dos Campeões (Olympique Lionnais frente ao Atalanta BC), ou seja clubes que nem apurados estão para a Liga dos Campeões 2020/21 ou têm coeficientes inferiores aos do Benfica. Com esta trapalhada de temporada a prolongar-se por Agosto, sobrepondo épocas, vai dando para ir inventando estes textos mas certezas há poucas.  



Com a conquista do título de campeão nacional
Tudo estava mais simplificado como está para o FC Porto. Isto "irrita" tanto!

No que te foste meter... Benfica!

Alberto Miguéns

NOTAS: 
1. Para quem quiser saber mais e melhor do que o que por aqui foi escrito é consultar (clicar);
2. Quem quiser ir acompanhando com base na teoria das probabilidades pode andar por aqui (clicar)
5 comentários
  1. Sr.Alberto,Janos Biri alguma vez jogou pela equipa de honra do BENFICA?
    OBRIGADO!!!!!
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Amaral

      Jogou em 17 de Maio de 1943, uma segunda-feira, em Viseu depois do Benfica ter jogado no domingo em Coimbra sagrando-se campeão nacional. Com futebolistas "tocados" e lesionados Biri (já naturalizado português como João Biri) jogou.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Quando li o titulo do post pensei que era uma referencia ao inicio do ano judicial.
    Mas não.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  3. Sr.Alberto pode dizer-me o resultado desse jogo em Viseu?
    MUITISSIMO OBRIGADO!!!!!
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: