SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 agosto 2020

Liga Europa Interfere com a Liga dos Campeões

12 agosto 2020 3 Comentários
OS RESULTADOS DOS QUARTOS-DE-FINAL DA LIGA EUROPA 2019/20 ALTERAM A ESTRUTURA DAS PRÉ-ELIMINATÓRIAS.



Com os quatro clubes que vão jogar as meias-finais da Liga Europa 2019/2020 já apurados para a fase de grupos da Liga dos Campeões 2020/2021 como o vencedor da Liga Europa ocupa um lugar, por inerência, no pote 1 ficava a faltar um clube num dos outros potes.


O Pote 4 que agora tem nove clubes passará, como é óbvio, a ter oito pois o FC Inter de Milão vai para o pote 3 e o FC Porto vai, quase de certeza, para o pote 2. Mas o clube de Milão até pode ir para o pote 1 (se conquistar a Liga Europa)

Assim entra o Regulamento a UEFA para colmatar este caso
A vaga na fase de grupos é para o terceiro classificado do 5.º país com melhor coeficiente (França) que passa de poder ser adversário do Benfica na terceira pré-eliminatória para poder sê-lo apenas na fase de grupos (contando que o «Glorioso» consegue o apuramento depois de ultrapassar duas pré-eliminatórias e três jogos (1 + 2).

Como a terceira pré-eliminatória tinha oito clubes e passa a ter sete
Tem de passar a ter seis para três jogos. Assim o terceiro classificado do campeonato nacional da país com o 6.º melhor coeficiente (Rússia) que era não-cabeça-de-série na terceira pré-eliminatória avança directamente para a quarta pré-eliminatória (play-off em português moderno) continuando como não-cabeça-de-série devido ao baixo coeficiente. 

O Benfica liberta-se de poder ter um sorteio "mau"
Com um jogo único em Krasnodar, para agora só ter três possibilidades no caso de ter que jogar no terreno do adversário: Gent (Bélgica), Pilsen (República Checa) ou Viena (Áustria). Se ultrapassarem como «cabeças-de-série» os seus adversário menos "cotados" (não-cabeças-de-série) na segunda pré-eliminatória! Teoricamente "melhorou".

Como a UEFA gosta de complicar
Fazendo sorteios sem saber quais os clubes apurados já se sabe que se o Benfica passar à última pré-eliminatória o adversário será o FK Krasnodar, com jogos a duas mãos, isto porque os ucranianos do FK Dínamo Kiev (mesmo que seja eliminado na ronda anterior, em 15 ou 16 de Setembro) não pode defrontar um clube russo. E o sorteio é a 1 de Setembro! Tretas uefeiras.



Certezas
1. O Benfica estará no sorteio de 31 de Agosto podendo defrontar um clube belga, um checo ou um austríaco. Na «Catedral» ou no terreno do adversário. E no dia seguinte (1 de Setembro) estará no "sorteio" que não será sorteio, pois o jogo do FK Dínamo Kiev/adversário (ou vice-versa) emparelhará com o jogo Besiktas JK/adversário (ou vice-versa) e o do SL Benfica/adversário (ou vice-versa) terá como adversário o FK Krasnodar;
2. O FC Porto na prática já está no pote 2 (poderá ir para o pote 1 se um dos dois clubes do pote 1 conquistar a Liga dos Campeões 2019/20) e o SL Benfica é o primeiro do pote 3. O FC Porto só não vai para o pote 2 se o FC Inter Milão conquistar a Liga Europa 2019/2020 e o FC Barcelona, Clube Atlético de Madrid e Manchester City FC não conquistarem a Liga dos Campeões 2019/2020;
3. O SL Benfica ficou com mais possibilidades de ficar no pote 2, pois seria um azar tremendo ter três clubes no pote 2 a poderem conquistar a Liga Europa e outros três a conquistarem a Liga dos Campeões e nenhum o conseguir. Além de mais dois clubes no pote 1 a poderem ser campeões europeus. Mas...
4. Se o FC Inter Milão conquistar a Liga Europa e um dos três clubes do pote 2 conquistarem a Liga dos Campeões, o FC Porto ficará no pote 2 e o SL Benfica no pote 3;
5. Se o FC Inter Milão conquistar a Liga Europa e um dos dois clubes do pote 1 conquistarem a Liga dos Campeões, o FC Porto ficará no pote 1 e o SL Benfica no pote 3.
O que interessa agora é ultrapassar o clube, apenas num jogo, a sortear dia 31 de Agosto. em 28 de Agosto será o sorteio das 34 jornadas do 87.º campeonato nacional.

Vamos, Benfica!

Alberto Miguéns

NOTA1: A Liga dos Campeões "está muito embrulhada" pois há um clube, o Olympique Lyonnais que nem sequer conseguiu o apuramento para disputar as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões 2020/2021, mas ainda pode chegar ao pote 1 se conquistar a Liga dos Campeões 2019/2020.





NOTAS: 
1. Para quem quiser saber mais e melhor do que o que por aqui foi escrito é consultar (clicar);
2. Quem quiser ir acompanhando com base na teoria das probabilidades pode andar por aqui (clicar)
3 comentários
  1. Espero que passemos para a fase de grupos da Liga dos Campeões e depois que fiquemos no pote 2, isso seria muito bom. Vou ficar extremamente desiludido se esta epoca não chegarmos aos Oitavos da Champions, e se não passarmos aos Quartos ao menos que dêmos luta.

    ResponderEliminar
  2. O jogo do sorteio de 31 de Agosto é no campo de que equipa?
    Estes jogos únicos a eliminar são "manhosos"... Se temos porventura um azar, por exemplo, uma expulsão, pode ser complicado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caero Benfiquista

      A que sair primeiro, ou seja, ímpar jogará no seu terreno.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: