SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21 agosto 2020

Em Defesa de Manuel Teixeira

21 agosto 2020 9 Comentários
UM TEXTO ATRASADO UM MÊS MAS OUTRAS PREOCUPAÇÕES FORAM OCORRENDO.



É sempre urgente repor a verdade mas não de forma atabalhoada. Em 21 de Julho de 2020, Gonçalo Ramos marcou dois golos, no seu jogo de estreia no campeonato nacional e surgiram logo comparações absurdas e repetidas à exaustão. Mentiras que nunca foram colocadas no seu devido lugar, esclarecendo. Pelo contrário. Foram dadas como informação verídica até pelo próprio Benfica. Eis os dois golos separados por cinco minutos e 36 segundos (05:36):



Logo aqui no blogue se soube que a informação que passou a circular era falsa pois baseava-se em mentiras
O tempo em que Manuel Teixeira (Teixeirinha ou Teixeira II) marcou dois golos, no seu jogo de estreia, no campeonato nacional, em 18 de Janeiro de 1942 nunca foi intervalado por dois minutos como é facílimo demonstrar e comprovar. E a idade dele (17 anos) não podendo apresentar documentos – ao contrário dos golos - é praticamente impossível ser de 17 anos completados em Dezembro de 1941. Vamos por partes:




Manuel Teixeira nunca marcou dois golos em dois minutos
Não há publicação da época – oito (jornais vespertinos) ou onze (jornais matutinos)  - que tenham esse registo. Conforme os jornais e revistas, consultando onze (três omitem) por isso são nove, varia entre sete minutos (seis jornais), oito minutos (um jornal) e nove minutos (um jornal) embora para mim – pelo meu critério sejam sete, mas entre o minuto 34 e o minuto 41 que são a maioria das citações.

MINUTOS NO SEGUNDO TEMPO: 32 = 77; 33 = 78; 34 = 79; 40 = 85; e 41 = 86
Teixeirinha
OsS
DM
DL
St
OS
JN
Sp
CP
PJ
DN
ND
3-0
33
34
34
34
33
34
32
34
-
-
*
4-0
41
41
41
41
40
41
41
41
-
-
*
NOTAS: Primeiro de Janeiro - crónica muito simples só com marcha do marcador; Diário de Notícias - crónica longa sem indicar minutos; Norte Desportivo - * estava suspenso, pois o n.º 742 data de 3 de Julho de 1941 e o n.º 743 de 25 de Janeiro de 1942.


É incompreensível como é que se consegue inventar outros minutos
Quer no portal “zerozero” (clicar) quer ignorando informação quando ela abunda, como no «Almanaque» do Futebol do Benfica. No «zerozero» é um erro monumental atribuir-lhe o segundo golo (4-0 do «Glorioso» aos 80 minutos) pois é pura invenção ou desatenção. Mesmo o primeiro golo (3-0 do Benfica) aos 78 minutos é forçado, pois só o jornal «Os Sports» (o mais conceituado) e «O Século» indicam esse minuto. A maioria refere o minuto seguinte, o 79.º!
Quanto ao «Almanaque» terem descoberto o 33.º (mas do segundo tempo) e não terem descoberto o 4-o quando todos os jornais que têm referência a um tem a referência a outro é um enigma. Não perceber que 33.º minuto corresponde ao minuto 78 e considerar que não se consegue saber o minuto do 4-0 é mesmo desleixo. E nesta 3.ª edição tiveram o bom senso de retirar a informação que colocaram nas outras, como (DI) - dado indisponível. Ridículo!


Almanaque de Futebol do Sport Lisboa e Benfica 1904 - 2014; Rui Miguel Tovar; página 172; Maio de 2014; edição «Lua de Papel»; Lisboa 


Quando é inverosímil que tenha 17 anos
Embora não seja possível provar. Só com o registo de nascimento! Mas não me parece possível por vários motivos:
1. Macarrão – nas muitas conversas com ele, algumas acerca de Manuel Teixeira pois era da equipa dele na segunda categoria e na Reserva nunca referiu esse facto e seria muito importante para não falar disso. Macarrão nasceu em 5 de Maio de 1920. Manuel Teixeira chegou ao Benfica em 1940. Com 20 anos (1920) ou com 16 anos (1924) para jogar na segunda categoria! Seria um caso de precocidade notável;


2. Não há referência na Imprensa da época e seria motivo de destaque jogar na “Equipa de Honra” com 17 anos aproximando-se do que conseguira Guilherme Espírito Santo, em 1936;
3. Inverosímil alguém tão jovem fazer parte da temporada, a chamada “fase de apuramento para o Nacional pelo Regional” na categoria de Reserva e depois estrear-se, com pouco mais de 17 anos, na primeira jornada – não fez um minuto no Regional de Lisboa (1941/42) – logo na principal competição;
4. Se os “especialistas que andam por aí, não acertam nos golos (fácil) iam acertar na data (clicar) difícil? Não acredito, embora possa ser possível. Se houver provas concludentes serei o primeiro a alterar a data que consegui algures, mas não sei quem a indicou! Macarrão? Arquivo do Benfica? Algum jornal? Não sei. Tenho uma data na qual confio mais, embora possa estar errada, mas parece ser a mais verosímil!
5. As idades do «Onze Glorioso» que estreou o Benfica no Campeonato Nacional e Manuel Teixeira na equipa de Honra para jogos em competições oficiais, pois não fez qualquer jogo na “Honra” no campeonato regional (dez jornadas) disputado, entre 12 de Outubro e 14 de Dezembro de 1941.

EQUIPA DO BENFICA NO ENCONTRO DA PRIMEIRA JORNADA DO 8.º CAMPEONATO NACIONAL

Futebolista
Pos
Data de Nascimento
18.Janeiro.1942
Anos
Meses
Dias
Valadas
EE
16.Fev.1912
29
11
03
Gaspar Pinto
DD
27.Fev.1912
29
10
22
Albino
MC
02.Nov.1912
29
02
16
Martins
GR
27.Jul.1913
28
05
22
Manuel da Costa
ED
10.Ago.1916
25
05
08
Alcobia
MD
01.Nov.1916
25
02
17
Nelo Barros
PE
26.Jan.1917
24
11
23
Conceição Rodrigues
AC
07.Mai.1919
22
08
11
Francisco Ferreira
ME
23.Ago.1919
22
04
26
Elóy Santos
DE
29.Jun.1920
21
06
20
Manuel Teixeira
PD
26.Dez.1920
21
00
23
01.Dez.1924
17
01
17

Há muito (e bom por fazer)
Como se prova e comprova com os minutos dos golos, não se pode consultar apenas um jornal para fazer a História dos Gloriosos Jogos. 
1. Eu fiz assim. Consultava tantos jornais quantos fossem necessários para ter três "de vantagem" que coincidissem. Desde logo os três primeiros ou se fosse 2-1 teria que haver, depois, 4-1 ou 5-2, etecetra!
2. Mas para uma História Oficial do Futebol do SLB terão de se consultar TODOS pois eu posso ter consultado três em 15 que coincidiam e depois, em 15, haver 10 ou 12 que indicavam outros valores, desde o onze inicial, aos marcadores de golos, minutos dos golos, depois das substituições e a seguir dos cartões amarelos. Eu tive que ser mais rápido, ou então, ainda andava pelos Anos 50! Impossível para mim, mas obrigação para o Clube. E já vai tarde, pois urge fazer a História Oficial do Clube e do Futebol.

Andar a copiar e oficializar mentiras
Como no Benfica se repetiu a mentira dos dois minutos (da idade até aceito, pois não há - ainda, que eu saiba - como provar). Inenarrável. Então o Benfica joga, marca e no Benfica copiam o que os outros escrevem e dizem acerca do Benfica. é como eu para saber a idade da minha mãe ir perguntar a quem a conhece em vez de lhe perguntar! Preguiça rima com postiça.


5. Gonçalo Ramos
Com os golos ao CD Aves, foi dos que marcaram dois golos num jogo de estreia no campeonato nacional, o mais rápido a conseguir esses dois golos. Mas houve quem se estreasse com três e quatro golos! 


6. Manuel Teixeira merece, em 20 de Dezembro de 2020, destaque pelo que fez
Não teve vida desportiva fácil o "nosso" Teixeirinha, pelo que se escreveu na Imprensa e contou o seu companheiro, Macarrão. A história dele e divulgação de uma entrevista concedida, em 1959, a uma excelente revista merecerão o devido destaque. A referência a um «Glorioso Futebolista» nunca pode ser feita, apenas, para ser comparado com outro. Tem de ter destaque pelo que fez. E isso faz com que deva ter, aqui no blogue, um texto ilustrado que ilustre o modo como serviu e honrou o Clube.

Obrigado, Manuel Teixeira (e até breve...)

Alberto Miguéns


9 comentários
  1. Este blog deveria ser considerado fonte oficial do Sport Lisboa e Benfica.

    Obrigado por mais um excelente partilha que coloca, novamente,o dedo na ferida do 'excelente' jornalismo português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Agradeço. Nada melhor que o elogio entre os nossos pares.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Agradeço. Nada melhor que o elogio de Benfiquista para Benfiquista.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. O autor deste blogue é a referência. Nenhum outro Benfiquista tem a qualidade e o rigor de informação sobre o nosso ilustre passado.

    Existe uma lacuna que o nosso Clube persiste em não preencher. Associado ao sítio oficial do nosso Museu deveria existir uma base de dados tão completa e rigorosa quanto possível sobre competições, jogos, atletas e outros colaboradores do nosso passado.

    Defender o nosso Clube é também divulgar de forma correcta o nosso passado. É exigir o rigor quando falam de nós. Sabemos que hoje falta rigor à maior parte dos agentes da comunicação social. Independentemente dessa falta de rigor seja por incompetência ou por má-fé, ficariam desarmados se essa informação estivesse acessível.

    Uma vez mais parabéns e agradecimento ao autor deste blogue, pelo tempo e dinheiro que investe na defesa do nosso Clube e dos Ases que nos honraram o passado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Victor Carocha

      Obrigado. Especial prazer em ter o comentário de alguém a quem o Benfica deverá estar eternamente agradecido, pois foi este dedicado de leitor do blogue que provou, sem hipótese de contra-argumentar, que Cosme Damião não era, nem nunca foi, Júlio. Talvez que no Futuro alguém conseguisse desfazer essa infâmia (alterando o seu nome) para com o nosso Pai Benfiquista, mas como nunca se irá provar foi Victor Carocha que descobriu o registo de baptismo de Cosme Damião desfazendo essa invenção de Ricardo Serrado, Luís Lapão, Rita Costa, com a conivência de António Ferreira e do presidente Luís Filipe Vieira.

      Gloriosíssimas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Muito bom Miguens. Um exemplo a seguir por todos os que escrevem em blogs. Sempre com o intuito de ensinar, sempre com uma educação esmerada. É assim que eu compreendo o Benfica. Odeio o achincalhamento, a falta de nível. Obrigada Miguens. Hoje estou um pouco mais rica. Benfica sempre !

    ResponderEliminar
  5. Excelsa Benfiquista

    É sempre com satisfação acrescido que leio os comentários de uma Benfiquista que perfuma o Clube com o seu bom senso e modo impoluto de saber estar honrando o clube do qual é adepta. Um prazer.

    Agradeço mas há a mútua amizade a valorizar o que faço. Que continue activa e com saúde é o que mais desejo.

    Gloriosíssimas Saudações

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  6. Bem haja Miguéns.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: