SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

28 julho 2020

Se a FPF Está Desarrumada...

28 julho 2020 4 Comentários
ESTE BLOGUE FACULTARÁ O DOCUMENTO DA FPF, DATADO DE 1938/39, QUE QUALIFICA QUE O CAMPEONATO DE PORTUGAL TERÁ CONTINUIDADE COM A DESIGNAÇÃO DE TAÇA DE PORTUGAL.  


E a pedido da Federação Portuguesa de Futebol - pelos vistos não sabem onde está arquivado o documento (Relatório e Contas da Época de 1938/39) - enviará para a Sede da FPF o seu (dela... FPF) documento com os portes pagos para não causar despesas não orçamentadas, se é esse o problema.

Chega-se a mais uma final da mais antiga competição de futebol em Portugal
Com a 97.ª final a disputar-se no próximo sábado, 1 de Agosto, e a Federação Portuguesa de Futebol ainda não sabe (ou não quer saber) quantas finais já se realizaram da competição.

Há a crítica, o regozijo e a fisionomia
1. Durante anos, alguns desde 1921/22, os mais conceituados jornalistas portugueses escreveram acerca da designação incorrecta de uma competição a eliminar (a primeira edição estava prevista apenas um jogo em Coimbra que não se realizou por não haver campo com condições e acabou por ser a duas mãos com finalíssima) se designar "Campeonato", entre eles Ricardo Ornelas, Tavares da Silva, Ribeiro dos Reis e Cândido de Oliveira. Quando em 1938 foi decidido passar a designar correctamente a competição como "Taça" todos mostraram regozijo nos jornais onde escreviam, mas não deixava de ser "apenas" opinião. Há dezenas de digitalizações desses tempos aqui no blogue no tópico «Campeonato = Taça de Portugal»;
2. Como se tratou de continuar a mesma competição a FPF continuou a juntar as placas como «Taça» às do «Campeonato» colocadas no troféu original de 1922 entregando uma réplica que passou a ser maior (altura) por receber críticas que era "atarracado". Não deixa de ter significado ilustrando a continuidade mas é "apenas" fisionomia.


Há a discussão, decisão e aprovação
Quando, em 1938, se comemorou o meio-século do Futebol em Portugal (21 de Outubro de 1888) o jornal matutino diário «O Século» em colaboração com a FPF organizou o «I Congresso Nacional de Futebol», entre 23 e 30 de Outubro, nas instalações da Associação Comercial de Lisboa, em que foram apresentadas várias teses acerca da importância do Futebol e do Futuro como desporto e actividade económica. Uma delas foi apresentada e debatida em 25 de Outubro de 1938, cuja principal conclusão se publica:    


Página 6 do fascículo da comunicação do delegado da A. F. do Algarve aprovada no Congresso da FPF como muito bem foi explicado em 1945 no jornal "A Bola", na página 7, em 2 de Julho


Há a oficialização da decisão
Com as conclusões desse Congresso no sentido da aprovação, a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol oficializou a decisão no Artigo 6.º - Provas do «Relatório e Contas da Época de 1938/39». Ficou para sempre decidido que o Campeonato da I Liga continuaria como Campeonato Nacional da I Divisão; o Campeonato da II liga como Campeonato Nacional da II Divisão; e o Campeonato de Portugal como Taça de Portugal. Esta decisão é irrevogável. Era-o em 1939/40, será muito menos quanto mais anos passarem. Por respeito a quem as tomou. Cada um pode ter a opinião que quiser e puder ter. O preto-no-branco (como se diz) é inequívoco e não pode ser cumprido a 50 por cento (só para a designação das "Ligas" a "Nacionais"; até é mais a 67 por cento (I e II Liga a Nacionais da I e II Divisão) e não cumprir os outros 50 ou,com mais rigor, 33 por cento: designar o «campeonato de Portugal» como «Taça de Portugal». Alterar o que foi decidido no Congresso em Outubro de 1938 e convertido no artigo 6.º do Relatório da FPF (mesmo que metade) é pura e simplesmente revisionismo e traição aos que, em 1938, decidiram que assim fosse e tinham legitimidade para o fazer, pois eram a Direcção da FPF. Colocar a decisão num documento oficial da FPF não é apenas uma, ou mais uma... opinião é um facto. E contra factos não há argumentos...
Este blogue continuará a honrar o que o «Congresso do Futebol» decidiu, em 1938, a Federação fez publicar no seu «Relatório e Contas da Época de 1938/39» tal como toda a Imprensa seguiu e rejubilou ficando escrito nos respectivos jornais. Em textos anteriores publicaram-se muitas dessas digitalizações neste blogue, de jornais de Norte a Sul. Se a decisão fosse outra respeitaria sempre o que a entidade que organiza as competições promulgou.

Relatório e Contas da Época de 1937/38; páginas 6 e 7; Federação Portuguesa de Futebol

Revisionismo de ultraje para dirigentes e aviltante para a História do Futebol em Portugal 
Se a actual FPF decidir revogar o que foi decidido pela FPF, pelos seus directores/dirigentes, em 1938 (como se em 2020 soubessem o porquê dessa decisão tomada há 82 anos) -  o Campeonato de Portugal passou a designar-se Taça de Portugal - estará a ultrajar a memória dos dirigentes que o decidiram:



Quem decidiu que o «Campeonato de Portugal» continuaria com a designação de «Taça de Portugal»...
Foi a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, em 1938. Não foi mais ninguém. Foi a FPF através dos seus seis dirigentes. Quem não seguir o que esta decidiu, há 82 anos, está a mentir, a viciar, a enganar... Está a ignorar um facto que está amplamente documentado pela própria FPF. Só num país com muitos aldrabões isto pode ser tolerado! É que é tão evidente. Querem o quê? Que esses dirigentes, futebolistas e adeptos contemporâneos dessa decisão venham cá reclamar? Mais de 80 anos depois! Como é que transformam um não assunto, desde 1938, numa incógnita ou certeza contrária... 82 anos depois! Safam-se pelo facto da FIFA nem saber que "isto é assunto" existente em Portugal!

Semana que antecede a 41.ª final e espera-se a 30.ª conquista
Entre 1921/22 e 2018/19, o Benfica é o clube com mais conquistas, finais disputadas, jogos, vitórias e golos marcados. Só não tem mais presenças. Em 96 edições concluídas, o "Glorioso" conta com 91 participações, o Sporting CP e o FC Porto com 95. O Vitória FC Setúbal também tem 91 participações e o verdadeiro CF "Os Belenenses" tem 91 (e vai continuar a ter... pois ainda não conseguiu participar em nenhuma edição desde que retomou a actividade no campeonato distrital de Lisboa). A listagem dos vencedores na FPF em (clicar). Continua a não se perceber porque junta (e bem) a FPF o Campeonato de Portugal e a Taça de Portugal tal como o Campeonato da I Liga e o Campeonato Nacional da I Divisão/Liga NOS (clicar) nas suas listagens e depois decide criar comissões para definir o que há muito (1938) ficou decidido. Em 2019/20, o SL BENFICA elevou para 41 e o FC Porto para 37 as presenças em finais.

CLUBE
FINAIS (96)
V
D
SL BENFICA
29 *
11
Sporting CP
21
18
FC Porto
20
16 **
CF "Os Belenenses"
6
8
Boavista FC
5
1
Vitória FC (Setúbal)
3
8
Ass. Académica Coimbra
2
4
SC Braga
2
4
Carcavelinhos FC/Atlético CP ***
1
3
CS Marítimo
1
2
SC Olhanense
1
1
Leixões SC
1 *
1
SC Beira-Mar
1
1
CF Estrela Amadora
1
-
Vitória SC (Guimarães)
1
6
CD Aves
1
-
FC Barreirense
-
2
Rio Ave FC
-
2
GD Estoril Praia
-
1
SCU Torreense
-
1
SC Covilhã
-
1
SC Farense
-
1
SC Campomaiorense
-
1
UD Leiria
-
1
FC Paços Ferreira
-
1
GD Chaves
-
1
NOTAS: * Uma conquistada no estádio do adversário (FC Porto); ** Duas perdidas no seu estádio; *** Uma perdida pelo União Futebol Lisboa que, em 18 de Setembro de 1942, com o Carcavelinhos FC deram origem, por fusão, ao Atlético CP

Terá de haver um comunicado ou nota informativa
Que é facílimo de fazer: "Considerando o que foi decidido no Congresso do Futebol, em 1938, e regulamentado no «Relatório e Contas em 1937/38» a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol informa que, tendo por base essas decisões de 1938, sendo a «Taça de Portugal» a continuação do «Campeonato de Portugal» nesta temporada de 2019/20 jogar-se-á a 97.ª final dessa competição, iniciada em 1922, com entrega do 97.º troféu ao vencedor». Mais que facílimo não pode haver, só opacidade e vácuo. 


Este blogue - independentemente da opinião que tiver acerca do assunto que até pode ser divergente - respeitará sempre o que foi decidido em 25 de Outubro de 1938 e regulamentado pela FPF em 1938/39 no «Relatório e Contas da FPF». O resto é conversa...

Alberto Miguéns

4 comentários
  1. A FPF deveria ter a casa arrumada e a informação rigorosa publicada.

    Tanta demissão de responsabilidades, incapacidade ou falta de vontade de fornecer informação factual ou até desorganização interna parecem mesmo convenientes. Lavar as mãos ou tomar parte na confusão? Às vezes parece mesmo é que não interessa por o preto no branco. Interessa mais por o azul no branco...

    Dar o exemplo, ser o referencial, respeitar o passado e decisões inequívocas que ela própria tomou no tempo em questão. A Sr. Gomes ou os seus descendentes certamente não gostarão de ver desrespeitada (para não usar outro adjectivo) as decisões tomadas no seu tempo sobre assunto de agora.

    Revisionismo sem bases? Não
    Perda de documentação? Inaceitável.
    Opacidade? Inadmissível.

    Este assunto não é sensível nem sujeito a opiniões. Este assunto foi decidido no final da década de trinta do século XX. Respeitem para ser respeitados.




    ResponderEliminar
  2. Este sábado nas imagens que vi do autocarro do Sporting, eles têm lá registados 22 triunfos em campeonatos nacionais.
    Este desvio aos factos históricos não é exclusivo do ex-presidente Bruno de Carvalho. Frederico Varandas não se incomoda muito em seguir o mesmo discurso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      O Sporting CP só faz isso porque a FPF não toma posição e há quem no SLB seja conivente ao não assumir que o Clube tem 29 troféus.

      A culpa dos outros muitas vezes está no modo como permitimos.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. O Alberto dá mais uma lição a todos os «estudiosos» da História do futebol em Portugal.
    Como é que o saber (e o labor que lho permite) deste benfiquista não é aproveitado como devia pelo nosso clube, deuses do Olimpo?
    Os meus agradecimentos por mais esta, saudações benfiquistas e um valente abraço, caro Alberto Miguéns.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: