SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

15 junho 2020

Os Imprescindíveis

15 junho 2020 5 Comentários
SEJAM HOMENS, BLOGUES, FAMÍLIAS, CLUBES OU PAÍSES.


António Melo não sabe que publico esta sua pequena entrevista. Não lhe quis dizer.



Ele que enquanto actor interpretou, pelo menos, uma peça do notável Bertolt Brecht, que vi lá por 1977 («A Mãe" de Gorki, encenado por João Mota) nunca imaginando que me cruzaria com ele no «Glorioso» e muito menos faria este blogue com ele, no início a quatro mãos, merece que lhe dedique os versos Bertolt Brecht que considero uma obra-prima da Humanidade.

Há homens que lutam um dia, e são bons;

Há outros que lutam um ano, e são melhores;


Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;


Porém há os que lutam toda a vida


Estes são os imprescindíveis


Alberto Miguéns
5 comentários
  1. António Melo tem toda a razão. Estou convicto que fez essas afirmações com mágoa.

    Não se pode iludir a realidade actual do Clube. Vai muito para lá dos resultados desportivos. O nosso Clube vive dias de erosão democrática. Assembleias Gerais tumultuosas, com actos graves que ficam impunes sem que se cumpram os estatutos. Demissões. E depois quer-se dar um ar de normalidade a todos estes factos? Não é normal.

    Mas isso são os sintomas. O pior são as causas.

    O poder instalado está cada vez mais autista e auto-suficiente. O actual Presidente não é um adepto. Pensa como um empresário, age exclusivamente como um empresário. O Clube está cada vez mais comprometido numa cada vez mais estrita perspectiva empresarial. Os sócios foram gradualmente convertidos em clientes e espera-se que se cinjam a esse estatuto. O actual presidente acha que as suas opiniões são infalíveis em tudo, até no futebol. E acha que o Clube está no seu melhor momento de sempre porque os relatórios de contas assim o dizem. E aqui chegamos.

    Uma das consequências mais evidentes deste estado de coisas é o estado a que chegou o nosso futebol. A actual estratégia deixou de ter o foco nos triunfos desportivos para passar a privilegiar a obtenção de mais-valias financeiras. O Clube esqueceu a sua essência e afunda-se numa vertigem de dinheiro.

    Mas será que é isso que os Benfiquistas querem para o Clube? Até que ponto se quer sustentar o futuro num tal modelo? Haverá mesmo futuro nisso? Quantas das actuais grandes empresas portuguesas foram fundadas há 116 anos? As grande empresas não duram tanto tempo, os clubes sim. Um Clube para sobreviver e crescer não pode resumir-se a uma visão empresarial. É preciso pensar um futuro diferente. É preciso conseguir um equilíbrio mais saudável.

    A História do Clube mostra-nos que outros dirigentes também tiveram a sua vertigem e pagaram por isso. Em 1926, até Cosme Damião e Bento Mântua foram afastados pelos sócios, quando a sua obsessão pela construção do complexo desportivo das Amoreiras se sobrepôs ao investimento no futebol. O Clube afundava-se desportivamente e houve necessidade de mudar. Essa decisão foi dolorosa mas fundamental para o futuro do Clube.

    Em 2020, é preciso que os sócios entendam a gravidade dos dias que vivemos. A crise no futebol é apenas um reflexo do problema profundo que afecta o nosso Clube.

    Os sócios que decidam se está na hora de mudar. Manda a maioria.

    ResponderEliminar
  2. O António Melo é um imprescindível, assim como o AMiguens, sem querer ser "puxa saco".

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  3. Quando é que abrem os olhos?!!! Não tem nada a ver com o clube ser empresa ou não, antes fosse. Assim eram as acções que funcionavam. E os ordenados eram em função dos lucros. E as contas eram devidamente escrutinadas. Como o clube está a ser dirigido é que é um embuste. O presidente finge que trabalha de borla, ainda mais embuste ( curioso!!!, é o único ), e saca dinheiro sem qualquer controle das comissões de vendas e compras de jogadores. Por isso, mandou um dos melhores treinadores do mundo embora, que era um entrave ás negociatas, e foi buscar um chouriço que não era entrave nenhum, com o pretexto de mais um grande embuste: a treta da formação.

    Como é que em milhões de benfiquistas não há um que enxergue esta realidade e tenha peso, ou seja, condições de aglutinar os sócios para correr com o mentiroso compulsivo que se apoderou do clube, e que actualmente se serve do mesmo de forma descarada.

    ResponderEliminar
  4. Grande Benfiquista este sim um SENHOR COMO O SENHOR QUE ESCREVE NESTE BLOG

    SAUDADES OUVIR O BENFIQUISTA A SÉRIA NA BOLA TV

    ResponderEliminar
  5. Alberto Miguéns e António Melo, dois senhores que adorava ver no apoio a RGS.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: