SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

17 abril 2020

Pantomineiro-Mor

17 abril 2020 4 Comentários
HÁ LEITORES QUE TÊM QUESTIONADO SE AQUELAS CRONIQUETAS EM «A BOLA» DE ANTÓNIO SIMÕES ESTÃO CORRECTAS.


Não sei. Não leio os jornais embora estejam disponíveis para os leitores deste blogue. Se ele engana o Benfica (aqui sei se engana ou não) como ter confiança que não está a inventar em assuntos que não conheço?

Mas tanto insistiram que fui ler (ontem, dia 16)
A croniqueta de dia 13 (segunda-feira) e como é habitual, tradicional lá andou ele a esbracejar na lama. Eis a "parte que interessa" pois o resto é palha.


Vamos por partes
A desonestidade intelectual, a insinuação e a trapalhada.

Desonestidade intelectual
Quando tem pouco tempo para se pôr a inventar, o pantomineiro António Simões copia as estórias do Benfica da «História do Sport Lisboa e Benfica; 1904/1954) de Mário Fernando de Oliveira e Carlos Rebelo da Silva. Até porque é edição dos autores. Foram eles que suportaram os custos. Mas nunca faz referência. Não é apenas homenagear quem a fez, é não ser ingrato. Ele sabe lá o que é ingratidão ou respeito. Pois para fazer a tal croniqueta copiou da página 415. Até a fotografia.


Insinuações
Diz que o Benfica, apesar da mortandade provocada pela «Pneumónica» lá conseguiu realizar o "Campeonato de Patinagem e Hóquei em Patins" como se fosse uma realização... tardia. Este foi o terceiro "Campeonato de Patinagem e Hóquei em Patins", em 26, 28 e 29 de Junho de 1918. E os outros?
Primeiro - 18 e 19 de Agosto de 1917;
Segundo - 20 e 21 de Julho de 1918;
Terceiro - 26, 28 e 29 de Junho de 1919.
O "Terceiro" (Junho) foi o mais precoce (em termos de ano civil) de todos os realizados até 1919. Ainda haveria um "Quarto": 24 e 25 de Julho de 1920.

Os leitores já repararam?
O trapalhão António Simões indica no texto os resultados do terceiro, em 1919, como parecendo os do segundo (1918) até pela fotografia que é de 1918. Os de 1918 foram estes:



O que faltou dizer
Que os atletas actuaram e jogaram com "fumos pretos" em homenagem às vítimas - doentes e mortos - pela «Pneumónica» em 1918, pois a fotografia é de 1918 (II Campeonato de Patinagem e Hóquei em Patins), os resultados é que são os de 1919 (III Campeonato de Patinagem e Hóquei em Patins).

Lá vai choramingar queixando-se que o ando a perseguir!

Alberto Miguéns

4 comentários
  1. Srº Alberto, há algum tempo ( como anónimo ) perguntei-lhe se o Victor Silva tinha um irmão, você respondeu que sim (Pedro Silva) agora estava a ver o seu trabalho sobre o Gustavo Teixeira, vejo um jogador chamado Júlio Silva muito parecido com o Victor Silva, há algum parentesco?
    Quanto ao cronista..."enfim"
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Silva Pinto

      Vou tentar saber junto de quem sabe, depois informo.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Ainda sem confirmação a 100 por cento eram três irmãos.

      AM

      Eliminar
  2. Há muitos anos que não compro o jornal "A Bola". Uma das razões fica bem exemplificada por aquilo que o Alberto uma vez mais descreve: a falta de rigor de alguns dos seus jornalistas e a falta de respeito pelo Benfica.

    Temos aqui mais uma situação de pouca-vergonha de um jornaleiro que insiste em ganhar a vidinha a falar da História de um Clube que ele não gosta, não percebe e não respeita. Em qualquer profissão digna é inaceitável não citar fontes. É vergonhoso e devia merecer reprovação dos seus pares e superiores. Depois faz transcrições mal amanhadas. Não respeita o que lê, não percebe do que fala nem parece ralar-se muito com isso. Haverá alguma dignidade que possa ser compatível com isso? Terá algum respeito pelos seis leitores? Terá ele alguns superiores que leiam isto e achem aceitável?

    Era tão bom que se dedicasse ao clube dele. Que largasse de vez o Benfica e os Benfiquistas.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: