SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

20 fevereiro 2020

Vamos ao Que Interessa: Futebol

20 fevereiro 2020 1 Comentários
QUE JÁ ESTAMOS COM SAUDADES DE VER O «GLORIOSO» VENCER.


E para vencer tem que haver jogos! E depois saber jogá-los!



Escolhidos os 20 resta saber quem serão os 18 que vão para a ficha do encontro
De fora devem ficar Svilar (claramente terceira opção para a baliza) e David Tavares (não faz sentido poder ser utilizado quando há futebolistas mais experientes com as mesmas características que poucos minutos têm).

Numa de aposta para o 11 + 7 + 2
Aqui vai:


Se todos os jogos são incógnitas este ainda consegue superar o habitual
Sempre pensei que o Benfica chegasse a este jogo com, pelo menos, sete pontos de vantagem, para o FC Porto. Dava para fazer uma Liga Europa "encaixada" no campeonato nacional aproveitando o plantel para ir gerindo dois jogos a cada sete dias! Com um ponto de avanço na liderança isolada só depois de ver o onze inicial para hoje se perceberá o que pretende a Benfica Futebol SAD desta competição da UEFA.

   ASSIM VAI O PLANTEL DE 30 GLORIOSOS
NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizado;  Suplente não utilizadoConvocado não utilizado; L - Lesionado; S - Suspenso (expulsão no Campeonato Nacional) E – Suspenso (expulsão na Liga dos Campeões);  A – Assistências para goloG – Golos; B - Jogos na Equipa B (Segundo Escalão)

Como é que o treinador vai gerir a Liga Europa
Sabendo-se que a prioridade é o campeonato nacional. Ele é que sabe. Os adeptos só podem apoiar não deixando de fazer prognósticos (antes) e considerações (depois). É a vida num clube como o Benfica! Um Clube Mítico é assim. Tem sempre (e ainda bem) à volta dele muito falatório. É porque se interessam por ele. Nunca passa despercebido...

Guarda-redes
Vai ser Odysseas em todos os jogos: 13 jornadas do campeonato nacional, final d Taça de Portugal e os nove da Liga Europa, até à final de Gdansk. Mal de nós se lhe acontece algo que o afaste dois ou três jogos seguidos...


Defesa
Neste momento muito limitada, sem alternativa aos dois centrais - joguem bem ou mal os que estão de fora ainda serão piores - e limitada nas laterais. Talvez se aproveite este jogo para deixar Grimaldo tomar fôlego que ele, nesta fase da temporada, parece só ter "pilhas" para 45 minutos!


Meio-campo
Muitas soluções. É saber gerir... confiando em todos. Mas se fazem parte do plantel... Prefiro ter Samaris ou Jota a 100 por cento, que Taarabt ou Pizzi a 50 por cento por excesso de minutos em alta rotação que depois vai sendo cada vez menos alta.


Avançados
Vinícius e mais nove, pois ainda há Odysseas. Nesta fase parece não ter alternativa, face ao que Seferovic e Dyego Sousa conseguem. Era bom que Vinícius se estreasse a marcar golos após cabeceamentos e que o passasse a fazer com a regularidade que se exige a um goleador do Benfica. Ou arrisca-se nas "bolas aéreas" a ser mais um central adversário...



O «Glorioso» só tem que impor a sua grandeza
Mais duas vitórias (3/1), em quatro encontros e mais quatro golos marcados (6/2). Para manter a diferença que qualquer adepto do Mundo, minimamente atento, conhece...


O SLB é muito superior ao futebol ucraniano
Mais quatro vitórias (9/5), em 14 encontros e mais 16 golos marcados (24/8). Até na Ucrânia o "Glorioso" é… glorioso!

JOGOS DO BENFICA COM ADVERSÁRIOS DA UCRÂNIA*
* Incluindo quando o território estava integrado na URSS
Época
Com
Estádio
Cidade
S
Clube
V
E
D
80/81
Tor
Santiago
Bernabéu
Madrid
N
FK Dínamo Kiev
1-2
89/90
TCE
(1/4)
Luz
Lisboa
C
FC Dnipro
Dnipropetrovsk
1-0
Meteor
Dneprop.
F
3-0
91/92
LC *
(FG)
Central
Kiev
F
FK Dínamo Kiev
0-1
Luz
Lisboa
C
5-0
06/07
Par
Municipal
Yverdon
N
FK Shakhtar 
2-0
07/08
LC *
(FG)
SLB
Lisboa
C
FK Shakhtar 
0-1
Olímpico
Donetsk
F
2-1
08/09
LE
(FG)
SLB
Lisboa
C
 FK Metalist
0-1
09/10
Par
T. Chenes
Genebra
N
FK Shakhtar 
2-0
LE
(P-E)
SLB
Lisboa
C
FK Vorskla
4-0
Butovsky
Poltava
F
1-2
16/17
LC
(FG)
Olímpico
Kiev
F
FK Dínamo Kiev
2-0
SLB
Lisboa
C
1-0
19/20
LE
(1/16)
Metalist
Carcóvia **
F
 FK Shakhtar 



SLB
Lisboa
C



TOTAIS
14 J - 9 V - 0 E - 5 D (24/8)
NOTA: * Taça dos Clubes Campeões Europeus exactamente com o mesmo modelo da Liga dos Campeões em 1992/93. Jogava-se até aos oitavos-de-final a eliminar. Apuravam-se os oito clubes que eram divididos em dois grupos – A e B - (com quatro emblemas cada um) que a pontuar, a duas voltas, disputavam seis jogos, apurando o vencedor de cada grupo para a final. A UEFA não considera a temporada de 1991/92 como Liga dos Campeões. Mistério!
** O jogo realiza-se em Carcóvia, para onde o clube se transferiu, de Donetsk, em 2014, depois do conflito entre ucranianos e russos com forte implantação no Leste do país.

No país meio nacionalista, meio “arrussicado”...
O Benfica já disputou cinco jogos. Venceu três e perdeu dois. Em golos: oito marcados e quatro sofridos. É isto o Benfica!



Apenas um jogo, com o mesmo adversário, na Ucrânia
Este:



Carrega Benfica

Alberto Miguéns







1 comentários
  1. Chegamos a uma fase crucial da época sem alternativas em posições cruciais, o que era uma situação que já era do conhecimento geral. Triste situação a do Benfica, submetido a uma gestão que serve outros interesses que não os do fortalecimento desportivo do clube.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: