SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

04 fevereiro 2020

Carrega Benfica

04 fevereiro 2020 4 Comentários
COM A CAPACIDADE DO CAMPEÃO DOS VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL.


A dois jogos da final será o momento para vencer, convencer, preparando o jogo de sábado (FC Porto) e da segunda mão de hoje a uma semana, em Famalicão.


Elas estão lá! As 29 placas com um nome que todo o Mundo conhece e admira: Sport Lisboa e Benfica


Entre 1921/22 e 2018/19, o Benfica é o clube com mais conquistas, finais disputadas, jogos, vitórias e golos marcados. Só não tem mais presenças. Em 96 edições concluídas, o "Glorioso" conta com 91 participações, o Sporting CP e o FC Porto com 95. O Vitória FC Setúbal também tem 91 participações e o verdadeiro CF "Os Belenenses" tem 91 (e vai continuar a ter... pois ainda não conseguiu participar em nenhuma edição desde que retomou a actividade no campeonato distrital de Lisboa). A listagem dos vencedores na FPF em (clicar). Continua a não se perceber porque junta (e bem) a FPF o Campeonato de Portugal e a Taça de Portugal tal como o Campeonato da I Liga e o Campeonato Nacional da I Divisão/Liga NOS (clicar) nas suas listagens e depois decide criar comissões para definir o que há muito (1938) ficou decidido.

CLUBE
FINAIS (96)
V
D
SL BENFICA
29 *
11
Sporting CP
21
18
FC Porto
20
16 **
CF "Os Belenenses"
6
8
Boavista FC
5
1
Vitória FC (Setúbal)
3
8
Ass. Académica Coimbra
2
4
SC Braga
2
4
Carcavelinhos FC/Atlético CP ***
1
3
CS Marítimo
1
2
SC Olhanense
1
1
Leixões SC
1 *
1
SC Beira-Mar
1
1
CF Estrela Amadora
1
-
Vitória SC (Guimarães)
1
6
CD Aves
1
-
FC Barreirense
-
2
Rio Ave FC
-
2
GD Estoril Praia
-
1
SCU Torreense
-
1
SC Covilhã
-
1
SC Farense
-
1
SC Campomaiorense
-
1
UD Leiria
-
1
FC Paços Ferreira
-
1
GD Chaves
-
1
NOTAS: * Uma conquistada no estádio do adversário (FC Porto); ** Duas perdidas no seu estádio; *** Uma perdida pelo União Futebol Lisboa que, em 18 de Setembro de 1942, com o Carcavelinhos FC deram origem, por fusão, ao Atlético CP

Escolhidos os 18 resta saber quem serão os onze que vão iniciar o encontro
Com alguma rotação que prevejo mas nem todas desejo. Zlobin na baliza. Alteração de um defesa lateral (Tomás Tavares) e de um central (Jardel). Alteração de um ala (Jota) e de dois médio-centro, um mais defensivo (Gabriel) e outro como "falso segundo avançado", Chiquinho. Renovação na linha avançada, com Seferovic. 

Numa de aposta para o 11 + 7
Aqui vai:


No banco para o que der e vier
A "artilharia pesada" para fazer mossa no segundo tempo, aproveitando o previsível ganho que já virá da primeira parte.

      ASSIM VAI O PLANTEL DE 31 GLORIOSOS
NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizadoSuplente não utilizadoConvocado não utilizado; L - Lesionado; S - Suspenso (expulsão no Campeonato Nacional);  A – Assistências para goloG – Golos; B - Jogos na Equipa B (Segundo Escalão)

Carrega Benfica!

Alberto Miguéns

4 comentários
  1. Caro AM
    Sabe porque aparece no site do clube, no palmares, 26 Taças de Portugal e 3 Campeonatos de Portugal?

    Não seria mais correcto termos como palmares 29 Taças de Portugal?

    Antecipadamente grato.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Pura teimosia. Primeiro de João Gabriel/Miguel Bento a justificar que assim o Sporting CP e o FC Porto (por terem, ambos, quatro conquistadas quando a competição ainda se designava «Campeonato de Portugal») "ficavam «mais perto» do total das Taças de Portugal conquistadas pelo Benfica". O Benfiquista já falecido, Armando Abreu Rocha ainda argumentou com Domingos Soares de Oliveira que repondo a verdade, pois uma era a continuação da outra, até fazia com que o Benfica deixasse de ter uma competição em que tinha menos troféus/títulos que os dois clubes citados. Nem assim. Argumento: "Já ninguém se lembra que existiu essa competição. Nem os jornais e televisões".

      Depois o inefável e intrigante Pedro Guerra. Teimou que ele sabia bem que uma "coisa" era o Campeonato de Portugal e outra "coisa bem diferente" era a Taça de Portugal. Não se podiam misturar. Quando lhe perguntei qual a diferença entre o Campeonato de Portugal em 1937/38 e a Taça de Portugal em 1938/39 respondeu que não tinha que me dar explicações. Havia a quem tivesse que dar, mas não a mim. Ainda rematou: «Quero lá saber o que você pensa, eu é que decido!» E ainda disse mais: «Que eu me aproveitava do Clube e do Jornal para fazer passar as minhas ideias"! Isto quando era ele que "punha e dispunha" no jornal «O Benfica», aí por 2011 a 2013 (agora não sei).

      Pois ele que decida lá balbuciando a Mentira, até outros decidirem pela Verdade!

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Ainda uma NOTA:

      Muitos textos - uns seis - fiz a comparar 1937/38 com 1938/39.

      Como é evidente quando se compara o Campeonato de Portugal de 1921/22 com a Taça de Portugal há grandes diferenças, mas entre o Campeonato de Portugal, por exemplo, em 1927/28 e a Taça de Portugal, em 1957/58 as diferenças são mínimas. E entre 1937/38 e 1938/39 quando foi alterado o nome são iguais (mudam alguns clubes, sete em 15, como é lógico) pois o apuramento foi igual.

      https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/10/a-fpf-nao-responde-ao-dn-eu-estou.html


      Há diferenças entre a Taça de Portugal, em 1921/8225 e 2019/20 como há entre o Campeonato Nacional em 1934/35 (8 clubes/14 jornadas com vitória a 2 pontos) e o de 2019/20 (vitórias a 3 pontos, com 18 clubes/34 jornadas, ou seja a primeira volta tem mais 3 jornadas que todo o campeonato de 1934/35 e seguintes). É a evolução do Futebol em Portugal).

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Caro AMiguens

    Obrigado pelo esclarecimento.

    O que está mal nesta historia, é haver quem pense e afirme "eu decido".
    Este tipo de decisões não pode ser individual, e tem de respeitar a história do futebol em Portugal.

    O Bruno de carvalho, também deve ter dito, "eu decido", e vai de acrescentar 4 Campeonatos aos 18 do Sporting.

    A história é só uma, e ninguém a pode modificar. Mas seria bom que dentro do clube houvesse consenso acerca de factos históricos.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: