SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

05 janeiro 2020

Colheita 1960

05 janeiro 2020 0 Comentários
DOIS GLORIOSOS FUTEBOLISTAS. UM LEMBRADO E OUTRO MUITO ESQUECIDO.



AMBOS COMPLETAM 60 ANOS EM 2020

Alberto Miguéns



NOTA: Estas evocações costumam ser o mais simples possível, mostrando um cromo, as datas e o contributo de cada um para a "Gloriosa História". Vou abrir uma excepção devido à saída de um livro «Benfica: 365 Dias de Glória», para vendas natalícias em 2019, que envergonha o Benfica e o Benfiquismo da autoria de Rui Miguel Tovar. E vou fazê-lo já porque ele escreve que Stromberg é "um armário com 1,90 metros"! E não quero fazer um texto neste blogue a falar mais de RMT porque escrever acerca dele é mexer em lixo. Mas não pode ficar impune. Aliás há muito para dizer acerca de livros natalícios de 2019. E hei-de escrever acerca de dois livros da treta com a agravante de serem produtos oficiais do Benfica:
- Chalana: A Vida do Génio;
- 115 Anos Gloriosos.

Um "armário" com 1,90 de largura!



Então vamos lá meter as mãos no lixo:

Os portistas (como António Simões em «A Bola») e sportinguistas como Rui Miguel Tovar (em multi-plataformas) encontraram uma forma de enlamear o Benfica. Não conseguindo que os seus clubes se equiparem ao «Glorioso» toca de gozar connosco de outra forma. Fazer textos nojentos a achincalhar o Benfica e ainda ter o prazer de saber que os Benfiquistas contribuem para aumentar as suas contas bancárias. Se Stromberg era um armário (feito de "pau de virar tripas"), tu és um bidé (feito de vácuo)!


 O "livro" de RMT tem um chorrilho de disparates, omissões, demissões, palermices, incorrecções e absurdos. E faltam mais de dez dias dos 365 que tem um ano e que são anunciados na capa do livro (aliás 366 pois o Benfica tem cinco jogos neste dia). Eis dois exemplos, mas podiam ser 30 ou mais pois não vou gastar tempo a verificar tudo.

13 de Novembro. 



Com onze jogos neste dia ele escolheu logo um em que o Benfica teve pouca glória pois o encontro correu mal, com uma vitória tangencial, conseguida quase no final do encontro (haveria prolongamento) perante o 10.º classificado da zona Centro da II Divisão B e jogado na "Saudosa Catedral». E que tal o vitória, por 5-0, frente ao Lusitano GC (Évora) com três golos de José Águas?




 5 de Maio. 




Que palhaçada. Num dia com onze jogos (cinco vitórias) decide ser humorista. E mentir. O jogo, em 1963, não foi em 5 de Maio, mas sim a 4 de Maio (clicar para o jornal «Diário de Lisboa»). O Benfica antecipou o jogo para sábado à noite, pois jogava a segunda mão das meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 8 de Maio de 1963. Aliás incorrecções em datas de jogos do «Glorioso» no Almanaque que ele publica regularmente, "actualizando-o", são mais de cem!


Muito gozam estes tipos com os Benfiquistas sacando-lhes dinheiro com mentiras. Não há nenhum dia do ano, em 366 dias, em que o Benfica não tenha jogos e vitórias, por isso também golos. Nenhum! Como nota final a incoerência dos carneiros. Os chamados jogos "não oficiais" não contam, mas para encher páginas de livros, como este de RMT já contam. E são mais de 40 por cento nos 337 dias em que escreve acerca de jogos... jogados. Depois há os dias com parvoíces e os omitidos: 29 de Fevereiro e 25 de Dezembro. 



Se RMT quer fazer um livro a ridicularizar futebolistas e jogos do Benfica tem todo o direito de fazê-lo. Não pode é enganar os Benfiquistas com títulos a falsear a "Glória". Como Benfiquista nunca permitirei que se brinque com o esforço de quem nos honrou o passado. RMT não vales nada, como jornalista (rigor) uma nulidade, como cidadão (respeito) um embuste. O que te safa é teres Tovar no apelido e viver disso! O que escreves acerca do Benfica nem vale um cêntimo quanto mais 17 euros. Fui obrigado a contribuir para a tua conta bancária! Infelizmente! Vais ficar a rir! Que tenhas todo o azar do mundo com esses 17 euros!  

Parabéns pelos 60, Glorioso Stromberg



Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: