SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01 outubro 2019

Cheguei, Vi e Venci

01 outubro 2019 5 Comentários
ACREDITO EM BRUNO LAGE PARA MELHORAR O FUTEBOL DO BENFICA EM 2019/20.



É verdade que o que foi conseguido no 85.º campeonato nacional em 2018/19 não conta para o que vai ocorrer no 86.ª campeonato nacional, em 2019/20

Não conta tudo mas conta muito
Bruno Lage continua a ter muito crédito. Como é normal falo sempre por mim pois "os Benfiquistas consideram que..." é uma invenção. Felizmente. Num clube com mais de dez milhões de simpatizantes em todo o Mundo e centenas de milhares de Benfiquistas a terem opinião e outros tantos a darem-nas é impossível, é uma falácia, dizer o que pensam «os Benfiquistas» até porque cada um terá a sua opinião e não há sondagem que apure mesmo maiorias, de quê e acerca do quê!

Ainda a assembleia geral (I)
Ao contrário do que tem sido dito, certamente por quem não esteve na reunião magna do Benfiquismo, as intervenções não foram concertadas. Houve vários aspectos da vida do Clube analisados. Foi tudo abordado desde o Futebol, às modalidades, à vida associativa (ou falta dela), aos Estatutos desconexos nalguns artigos, funcionamento das assembleias, um pouco de tudo. E não houve unanimidade nas abordagens nem nas propostas. Umas mereceram reparos de uns, mas não de outros. Por isso as intervenções foram ricas e úteis, mesmo em aspectos com os quais nem concordo, mas que sendo opiniões expressas por associados tenho de respeitar pois gostaria que também respeitassem as minhas. 

Ainda a assembleia geral (II)
Eu não fiz nenhuma das 23 intervenções, mas se fizesse coincidiria com o que quase todos disseram e não fiz nenhuma concertação com um quanto mais com os 19 ou 20 que tocaram no assunto. E que é: o Benfica tem que fazer melhor do que tem feito nas competições europeias. Só estar presente na fase de grupos é muito "curto". É fundamental estar mas para fazer melhor. O que é importante é passar mais vezes à fase a eliminar. E foi essa a tónica que também seria a minha. Não me lembro de alguém ter dito que queria «ser Campeão Europeu hoje, amanhã ou depois de amanhã». Foi dito - e faço minhas as palavras dos oradores "anteriores" - que o Benfica tem de ser mais ambicioso. É «Glorioso» por isso tem que vencer mais jogos, tem de ficar mais vezes em primeiro ou segundo lugar no grupo onde tem "entrado pelo pote 1 ou 2" para estar nos oitavos-de-final (quase sempre) e poder almejar mais "quartos" e até umas meias-finais para "depois de amanhã". Não parece possível chegar, com brevidade, a finais da Liga dos Campeões. Mas querer participar na competição logo sem ambição não é À Benfica. Volto a partilhar o que tenho escrito desde há meia dúzia de temporadas.

Há que alterar o rumo de tantos insucessos
Esta é a terceira temporada na Liga dos Campeões com a sequência Casa-Fora-Casa e a sexta com dois jogos caseiros na primeira volta. Em 2013/14, foi “fatal” empatar no segundo jogo na «Catedral» (a um golo com o Olympiakós CFP) e depois a derrota no início da segunda volta (por um golo com o campeão grego). Tal como nessa temporada é fundamental vencer o primeiro jogo mas nessa jornada “tipo-eliminatória” (desta vez com o Olympique Lyonnais) tem de se superiorizar. Em 2017/18 foi o desastre total, a temporada dos “zero pontos”. É necessário repensar tantos insucessos nas fases de grupo da Liga dos Campeões. Em 15 participações: dois primeiros lugares (12 pontos duas vezes), quatro segundos lugares (10 e 8 pontos, três vezes), sete terceiros lugares {10, 8, 7 (3x), 6 (2x)} e dois quartos lugares (5 e zero pontos). Seis "passagens" (40 por cento) em quinze... Uma análise interessante para um destes dias futuros! 

     SLB NA LIGA DOS CAMPEÕES (JORNADA-A-JORNADA)
Época
C
F
C
F
C
Pt
F
C
F
C
F
Pt
FINAL
Clas
Pt
1991/92
-
D
E
-
E
2
E
V*
D
-
-
3
3.º
5
1994/95
-
E
V
-
V
7
E
V
E
-
-
5
1.º
12
1998/99
-
D
V
D
-
3
-
E
-
V
E
5
2.º
8
2005/06
V
D
-
E
-
4
-
D
E
V
-
4
2.º
8
2006/07
-
E
D
D
-
1
-
V
-
V
D
6
3.º
7
2007/08
-
D
D
-
V
3
D
E
V
-
-
4
3.º
7
2010/11
V
D
-
D
-
3
-
V
D
D
-
3
3.º
6
2011/12
E
V
-
V
-
7
-
E
E
V
-
5
1.º
12
2012/13
-
E
D
D
-
1
-
V
-
V
E
7
3.º
8
2013/14
V
D
E
-
-
4
D
-
V
V
-
6
3.º
10
2014/15
D
D
-
E
-
1
-
V
D
E
-
4
4.º
5
2015/16
V
V
-
D
-
6
-
V
E
D
-
4
2.º
10
2016/17
E
D
-
V
-
4
-
V
E
D
-
4
2.º
8
2017/18
D
D
D
-
-
0
D
-
D
D
-
0
4.º
0
2018/19
D
V
-
D
-
3
-
E
D
V
-
4
3.º
7
2019/20
D
?
?
-
-
0
?
-
?
?
-
-
?
?
NOTAS: * Dois pontos por vitória (com a pontuação fazendo corresponder três pontos a uma vitória seriam seis pontos)
Épocas a vermelho - Primeira volta com dois jogos em "casa"
Épocas a verde - Primeira volta com dois jogos "fora"; 
Em destaque a situação casa-fora-casa actual


Em 2019/20 terá de se fazer o que será inédito
Sempre que o Benfica foi derrotado - em três épocas - na primeira jornada, como visitado, nunca conseguiu passar à fase a eliminar da Liga dos Campeões. Em 2018/19, o «Glorioso» classificou-se em 4.º lugar. Em 2014/15 e 2017/18 em 4.º lugar. Se num "mini-campeonato" com seis jogos "correr atrás dos pontos" depois de perder três "em casa" perder mais dois ou três no segundo jogo é quase "suicídio". Na Rússia para vencer! Só pode ser! 

Ainda a assembleia geral (III)
Será que era mais fácil ser Bicampeão Europeu em 1961 e 1962 que conseguir sê-lo na actualidade como afirmou o presidente do Benfica? Depende da perspectiva! Já se escreveu neste blogue acerca disso em 17 de Setembro de 2018 (clicar). Já não sei o que posso acrescentar. Talvez que para a generalidade da Imprensa (a escrita que é a que se fica com acesso para sempre pois está arquivada e pode ser consultada) em 1961/62 foi talvez a única final em que o Campeão Europeu não era favorito. Na generalidade dizia-se que o Benfica tivera sorte - uma bola a bater nos dois postes mas a passar por dentro da baliza e um autogolo numa vitória por 3-2 - mas em 1961/62 é que era! Em 1960/61, o FC Barcelona tivera azar, não soube jogar a final por ter eliminado o rival Real Madrid CF da competição e estava pressionado por ter obrigatoriamente de aproveitar a oportunidade para começar a ser Campeão Europeu pois o Real Madrid CF já levava cinco de vantagem! Agora em 1961/62 era tudo diferente. O Benfica iria defrontar o Pentacampeão Europeu que "sabia" jogar finais de modo a ser imbatível. Já não era o pressionado FC Barcelona (naquele tempo o franquismo até obrigou a que se designasse CF Barcelona) que tremeu na final, mas o Benfica ia ter o mesmo destino dos anteriores cinco clubes (até foram quatro pois o Stade Reims foi a duas finais, em 1955/56 e 1958/59). Ao Benfica estava reservado ser dizimado pelo Real Madrid CF como foram o Stade Reims (4-3 e 2-0), ACF Fiorentina (2-0, em 1956/57), AC Milan (3-2, em 1957/58) e FC Eintracht (7-3, em 1959/60). Viu-se...

Bruno Lage aceitou por isso tem de resolver
O treinador do «Glorioso» disse que queria um plantel reduzido com dois futebolistas por posição de valor semelhante para "fazer crescer" os jogadores e criar condições para se jogar com a qualidade que foi realidade em 2018/19. Não me parece que isso tenha sido proporcionado pelos responsáveis da Benfica SAD. Nem a quantidade (estão 29 no plantel) nem a qualidade pois continua a não haver alternativas a Pizzi e Rafa. E o Benfica parece órfão de Jonas/Félix mas acredito que com Gabriel e depois Chiquinho tudo se pode alterar. Quanto à "luta" Odysseas/Zlobin, André Almeida/Tomás Tavares e Grimaldo/Nuno Tavares logo veremos sempre na esperança de poder ser realidade. 

        ASSIM VAI O PLANTEL DE 29 GLORIOSOS

NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizadoSuplente utilizado e substituído;  Suplente não utilizado; F - Férias; L - Lesionado; - Não integrou o plantel durante a pré-temporada; B - Jogou pela Equipa B (segundo escalão); s23 - Jogou na "Liga Revelação"; A – Assistências para goloG – Golos

Acredita, Benfica!

Alberto Miguéns
5 comentários
  1. Bruno Lage merece-me todo o crédito pelo que fez e pelo que vai mostrando. Tenho também muito gosto em ouvir o seu discurso articulado, sensato e sabedor. Soube definir o que é Ser Benfiquista de uma forma que me é muito querida: a memória da família; a recordação que nos foi deixada pelos familiares que como nós foram Benfiquistas. E que se vive e pratica no Estádio.

    Em relação à ressaca da Assembleia da arruaça, parece que estamos a entrar numa fase "negacionista" ou "inventista". E pelo que parece a resposta é querer controlar as Assembleias-Gerais. Vamos ver o formato da proposta de controlo. Esperemos que não se passem determinadas fronteiras num Clube que no longo tempo da ditadura soube impor a democracia.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Há determinadas «fronteiras» que não podem ser ultrapassadas no nosso clube, caro Victor Carocha. Quem dirige atualmente o SLB, se ainda não percebeu o que é ser benfiquista, se ainda não entendeu o amor que temos ao nosso clube, então que se atualize. Porque os benfiquistas jamais deixarão que alguém ouse armar-se em dono do clube e que tente apagar o histórico de democracia que registamos desde a fundação, com muito orgulho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nau, concordo perfeitamente consigo.

      O meu primeiro comentário ao presente texto referia-se exclusivamente ao que eventualmente irá ser alterado nas regras associadas às futuras assembleias gerais do Clube. Isto partindo ainda de um princípio de que algum equilíbrio de bom-senso poderá ser trazido pelo Sr. Presidente da Assembleia Geral. Vamos esperar.

      Quanto ao comportamento do actual Sr. Presidente há um ditado que diz "burro velho não aprende línguas". Atente-se que digo isto sem qualquer ofensa ao actual Sr. Presidente. É que - infelizmente - fica pouca esperança para uma melhoria quando se observa uma tão ostensiva soberba e uma tão grande falta de respeito por opiniões contrárias.

      Eliminar
  4. Miguéns, por acaso conta. Muito pouco mas conta. Foram mais as vezes que o campeão mudou do que as que revalidou. Vale o que vale, como diz o outro

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: