SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

03 julho 2019

Há Dez Anos Luís Filipe Vieira Foi Reeleito

03 julho 2019 3 Comentários
NUMAS ELEIÇÕES QUE FORAM ANTECIPADAS DE OUTUBRO PARA 3 DE JULHO DE 2009.


Eleito em 31 de Outubro de 2003 e 27 de Outubro de 2006, o presidente da Direcção, Luís Filipe Vieira surpreende "tudo e todos" fazendo-se plebiscitar - antecipando o acto eleitoral em quatro meses pois foi em 3 de Julho e estava previsto para 30 de Outubro - depois da contestação devido aos títulos de campeão nacional em Futebol que ficaram por conquistar, consecutivamente, em 2006/07, 2007/08 e 2008/09. Somando mais um em 2005/06. Isto com o Benfica a obter três terceiros lugares (atrás do FC Porto e Sporting CP) e um quarto lugar (atrás do Vitória SC Guimarães, em 2007/08). Depois da demissão em bloco", a 8 de Junho (clicar), foram marcadas eleições para 3 de Julho. São aprovadas duas listas a sufrágio (clicar).

Segundas eleições mais concorridas de sempre
Apenas as de 27 de Outubro de 2000 (Manuel Vilarinho/Vale Azevedo) com 21 804 votantes, superaram estas realizadas em 3 de Julho de 2009, completa-se hoje um decénio.


Bruno Carvalho
Apresentou propostas alternativas mas não conseguiu, sequer, convencer mil associados. Houve mais 6 909 votos brancos que os 6 610 votos obtidos pela Lista B. Em votantes mais 616 que os 505 eleitores para a Lista alternativa ao presidente em exercício e actual, depois reeleito sucessivamente em 26 de Outubro de 2012 e 28 de Outubro de 2016. As eleições no Benfica têm muitas particularidades, uma delas, é a de num universo com cerca de 200 mil votantes apenas pouco mais de dez por cento exercerem o seu direito de voto (e isto não é de agora é desde os Anos 60 com valores absolutos variáveis em função do número total de sócios com direito a voto), mas depois, é sempre dito que os dirigentes foram eleitos por x por cento dos sócios. Foram eleitos por x por cento dos sócios... votantes. Mas estes é que contam. Os abstencionistas (80 a 90 por cento conforme as eleições) valem zero (em termos de escolhas de dirigentes).


A Democracia no Benfica vem de longe - é de sempre - desde 28 de Fevereiro de 1904.

Alberto Miguéns

3 comentários
  1. As antecipadas - com a única intenção, na conssecucão da sua 'política do eucalipto', evitar a candidatura do seu (dele!) 'amigo' José Veiga - de 2009 foram tudo menos democráticas !...assim como as alterações estatutárias que se lhe seguiram aprovadas - por, salvoerro, 157 sócios - às 'escondidas' da grande massa de sócios do Glorioso

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, eu só votei uma vez em Vieira, mas se o objectivo foi evitar a candidatura de Veiga, pois ainda bem que houve essa antecipação.

      Quanto á revisão dos estatutos, sempre defendi, e defendo, que a culpa foi minha, e de quem não foi à Assembleia que a aprovou.

      Os artigos sobre a "qualidade" dos votos, na minha opinião, roçam o anti-constitucional, e violam princípios de equidade e da democracia.

      No entanto, a votação, cumprindo o estatuído, é soberana, sendo a única forma de dar corpo à vontade dos sócios.
      Como diria o outro, "votassem!" Mea culpa...

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  2. ele esta agarado ao poder, que sabe se sair do Benfica a policia vai cair em cima dele!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: