SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

30 julho 2019

Dia 30 da Época 116: Sim, Não, Talvez, Assim-assim

30 julho 2019 2 Comentários
ONTEM FOI DECRETADO O FINAL DA PRÉ-ÉPOCA. VAI COMEÇAR HOJE A ÉPOCA. COMEÇOU!




É isto que se quer para a época. Glória, mais glória para o «Glorioso».

A importância das pré-temporadas
Como agora gasta de dizer-se (menos de escrever) pois é uma impossibilidade lógica: toda e nenhuma. Nenhuma pois nada de importante no que diz respeito ao futebol - a conquista de títulos ou troféus oficiais - pode ser conseguido antes da dita época começar. Toda pois é na dita "pré" que se criam as condições para ter sucesso no que há para conquistar.

Mais do que a preparação física (I)
Em temporadas em que maior parte das semanas - para plantéis que jogam 60/62 encontros - são feitas com treinos de recuperação mais do que com treinos de exigência física, as pré-temporadas parecem estarem preparadas para a componente emocional. Criar empatia entre jogadores, entre futebolistas e treinadores, entre treinadores e adeptos e entre estes e tudo o resto.


Mais do que a preparação física (II)
É importante que o treinador perceba e faça chegar aos responsáveis da Benfica Futebol SAD quem está a mais e onde há qualidade a menos. O que falta para ter um plantel com condições de cumprir face às épocas que são muito exigentes para um clube em que vencer é o que o tem feito existir e glorificar, desde 28 de Fevereiro de 1904.

Há jogos e jogos
Até há jogos nas pré-épocas com muito mais intensidade e competitividade que alguns para competições oficiais. Os jogos com o AC Milan e o clube florentino, ACF Fiorentina foram muito mais intensos do que irão ser alguns iniciais para a Taça de Portugal e Taça da Liga, por exemplo. A pré-época é importante pois permite ao treinador testar várias soluções e aos futebolistas perceberem os objectivos e a importância de cada um no todo. Tudo isto feito a competir mas sem a pressão de ser eliminado ou perder pontos nos objectivos da temporada. Faz muita diferença. Pode-se arriscar mais, sabendo que o erro tem pouco de fatal pois não condiciona a conquista de qualquer troféu ou título oficial. O que conta começa agora. Dia 30 de Julho, dia um da época oficial 2019/2020.


TEMPORADA 2019/2020
Competições
Clas
Fase
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
 5 (60) 
4
-
1
15
3
Primeira Liga
-
- (34)
-
-
-
-
-
Liga dos Campeões
-
- (13)
-
-
-
-
-
Taça de Portugal
-
- (7)
-
-
-
-
-
Taça da Liga
-
- (5)
-
-
-
-
-
Supertaça
-
- (1)
-
-
-
-
-
Torneios
1.º
3
3
-
-
6
1
Troféus
V
1
1
-
-
8
0
Particulares
-
1
-
-
1
1
2
NOTA: Entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2019/20 prevendo-se que o Benfica joga as finais das competições a eliminar

Até - desde há muito - que nas pré-temporadas
Assisto a melhores arbitragens que nos jogos para competições oficiais. A nível técnico são superiores, apenas mais condescendentes a nível disciplinar mas até isso está a deixar de o ser como se viu no torneio «Taça Internacional dos Campeões» com inúmeras admoestações com cartões amarelos. Se não há jogos oficiais e não oficiais, mas as competições é que o são ou não. Se um jogo de futebol é um encontro desportivo em que há alguém habilitado (árbitro) que sabe e faz cumprir integralmente as "17 Leis do Jogo". Então... desde há algumas épocas que vejo melhores jogos de futebol, mais "honestos", onde há menos fitas, índices baixos de vigarice, menor trafulhice, e por isso, mais e melhor Futebol! Pois vejo os árbitros a aplicar melhor as "17 Leis do Jogo" nas pré-épocas que nas competições oficiais das épocas! Simples!



Já vi de tudo quanto a resultados nas pré-épocas
Desde o Benfica conseguir excelentes pré-temporadas e depois ser miserável nas várias competições em que joga; péssimas pré-épocas e depois excelentes prestações desportivas durante o resto da temporada; más pré-temporadas e más temporadas; excelentes pré-épocas e excelentes conquistas nas várias competições. Espero mesmo que dentro de um grupo de trabalho com a experiência do que o Benfica possuiu hoje, o "contador" comece a zero. Estamos ao mesmo nível, nem mais, nem menos, do que todos os outros competidores com que vamos medir forças para se saber qual é o melhor clube, na Liga dos Campeões, no Campeonato Nacional, na Taça de Portugal e na Taça da Liga. E neste momento estamos ao nível do Sporting CP. É dia 4 de Agosto, a partir das 20:45 horas, que temos de mostrar que somos melhores. Não é frente ao AC Milan ou ao RSC Anderlecht. É na Supertaça. É no "mano-a-mano" que se comprova o que há a provar. Não venham com bazófias, que estas já fizeram perder mais jogos do que os que já ganharam! Podemos ter mais confiança para arriscar mais jogadas, passes, combinações e remates que o adversário, mas mais que isso é arriscar perder o troféu. E a Supertaça está à espera de ser Benfiquistada!

Andei eu a "roubar" doze horas de "pensamento" ao patrão para escrever isto!

Alberto Miguéns

2 comentários
  1. Está bem escrito (na forma e no conteúdo). Já que seja trabalho para 12 horas, talvez não. Por vezes, para escrever 2 linhas que ilustrem a verdade, são necessárias mais horas, do que para escrever um livro de mentiras.

    ResponderEliminar
  2. A soberba é um pecado mortal, e parece-me que Bruno Lage não é dessa estirpe.

    Até me dá a ideia que o treinador pediu jogadores que ainda não tem, nomeadamente um DD, algo que parece dificil vai para nem sei quantos anos...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: