SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

19 junho 2019

Ser ou Não Ser Glória Eis a Questão

19 junho 2019 0 Comentários
APENAS PARA ESTE BLOGUE. SÓ PARA ESTE BLOGUE.



Ser coerente, tentar ser justo e uniformizar critérios é uma das preocupações deste blogue.

O que é uma «Glória do Benfica»?
Por diversas vezes, em textos acerca de futebolistas, surgiu esta dúvida metódica. Pode-se considerar determinado jogador uma Glória ou não? Claro que todos merecem apreço, mesmo os que não foram bem sucedidos, por este ou aquele motivo. Se jogaram no «Glorioso» foi porque algum responsável os contratou. Recusar jogar no Benfica é que seria (e é) de censurar. Ser mal sucedido foi (ou é) um percalço. 

Ser Glória
Não pode ser porque se é vizinho. Conhece. Admira. Gosta. Costuma ir para "os comes-e-bebes". É simpático. Etecetra. Tem que existir um critério definido previamente em que depois um futebolista, passe ou não, essa fasquia. Supere ou não esse critério. Isto para que se escreva neste blogue que determinado futebolista «é uma Glória». Como é evidente ser ou não ser Glória só vincula este blogue. Mas é necessário haver coerência no blogue não fazendo sentido tornar avulso e arbitrário o que para este blogue é importante.

Critérios de títulos
Não parecem os mais indicados. Como é evidente se um futebolista está em plantéis que conquistaram inúmeros títulos, com destaque para campeonatos nacionais, dificilmente haverá critérios que lhe retirem a designação de Glória. Mas a fulanização do futebol é enganadora. Por exemplo, Jovic é Bicampeão Nacional pelo Benfica jogando apenas 15 minutos: seis em 2015/16 e nove em 2016/17. Isto em duas edições do campeonato nacional com 34 jornadas em cada uma, ou seja, num total de 68 jogos, correspondentes a 6 120 minutos. Jovic com 15 minutos em 6 120 minutos (0.25 por cento!) "conquistou" dois títulos consecutivos de campeão nacional. Nada contra Jovic. Apenas um exemplo.

Critérios numéricos
Para conseguir comparar 115 épocas, entre 1904/05 e 2018/19, tornando possível equiparar futebolistas a jogar em temporadas com organização e competições tão diversificadas optou-se pelo seguinte:

«Glória do Benfica» para este blogue é:
1. Ter participado em pelo menos 50 por cento do tempo jogado pelo Benfica enquanto parte integrante do plantel, no mínimo em quatro * temporadas com o «Manto Sagrado».
* Excepto entre 1904/05 e 1913/14 que se reduz para duas temporadas
2. Como a essência do Futebol são os golos um futebolista com 100 ou mais golos, mesmo com menos de quatro temporadas e menos de 50 por cento a jogar no tempo total disputado pelo Benfica, enquanto seu futebolista, será uma Glória.


Neste blogue deixou de haver injustiça e ingratidão (pelo menos ao intitular ou ignorar um futebolista como Glória)!

Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: