SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

29 junho 2019

Bagão Félix Feliz

29 junho 2019 2 Comentários
CARO CONSÓCIO DO GLORIOSO, SENHOR BAGÃO FÉLIX PODE EXPLICAR?


Como se pronúncia o ancestral nome próprio... Félix (clicar)?



O Benfica já teve muitos «félisses». Desde Félix Bermudes (pioneiro, futebolista, capitão, autor da letra do Hino, presidente da Direcção, etecetra e um pouco de tudo o mais) a Félix Antunes (futebolista) e Dulce Félix. Sempre foram pronunciados pelos Benfiquistas como "félis". Tal como se pronuncia João Félix. 

Mas a filha de Félix Bermudes (Cesina Bermudes) em amena conversa comigo, na sua habitação na avenida Santos Dumont (Lisboa) dizia que o pai "gozava à tripa forra" - sendo tripeiro de gema - com o Félics e o Félis quando algum atrevidote o tratava por Félics. A conversa acerca deste assunto foi longa até porque envolvia o próprio Félix Bermudes, enquanto criança a deixar de ser bebé, que já tendo muita idade - ficando órfão, a mãe viúva foi adiando a cerimónia baptismal - quando foi baptizado acabou por ser ele próprio a dar-lhe nome quando o pároco questionou o padrinho! Não a vou contar agora. Ficam só as rimas de Félix Bermudes - apontadas por mim da oralidade de Cesina Bermudes - quando alguém o tratava por Félics Bermudes:

Sou Félis Bermudes e sendo assim sou alegre e féliz
Se fosse Félics Bermudes apenas era um triste infélics!

Ainda quanto a João Félix mas agora acerca da ma$$a. Este blogue não costuma comentar a «espuma dos dias» muito menos nesta época do ano futeboleiro. Mas já começa a haver algo de palpável.



O negócio está à espera do início do segundo semestre de 2019 para se concretizar e há um pequeno accionista da Benfica Futebol SAD que ficará à espera do «Relatório e Contas» da respectiva sociedade para saber quanto chegou dos 120 milhões de "aéreos" à Benfica Futebol SAD. 

João Félix foi à vida dele. E eu vou à minha (que ainda me falta conhecer muito mais do que o que consegui saber do Benfica). E já me restam muito menos anos!

Alberto Miguéns

NOTA (acerca da pronúncia de nomes): Não há muito tempo houve um certo docente no ensino secundário que leccionava uma disciplina denominada «I.D.E.S. - Introdução ao Desenvolvimento Económico e Social» chegou no mesmo ano lectivo a ter três alunas cujo nome próprio era Carina. Mas... segundo duas delas diziam era tradição dos pais tratarem-nas... uma por Cárina e outra por Cariná. Ou seja, com o mesmo nome «Carina» mas três pronúncias diferentes: Carina, Cárina e Cariná. Esse tal professor não esteve com meias-medidas e sentenciou: «Para mim, não há Cárina, só Carina». «Para mim, não há Cariná, mas Carina». Estrebucharam que era tradição. O ditador desse docente arrumou a questão. «Só há uma Língua Portuguesa. O Português (idioma) não tem tradição tem regras. Só há Carina. Quem quiser ser Cárina ou Cariná o que tem a fazer é passar por uma «Loja do Cidadão» e alterar o nome! Remédio santo!
2 comentários
  1. Lionel Messi a quem muitos chamam Leo Messi. Faz sentido? Parece que não, mas faz. Faz sentido porque é o próprio jogador que gosta que lhe chamem Leo Messi. Pela mesma ordem de ideias cada um tem o direito a que lhe tratem da forma que preferir, como é o caso do jogador que inspirou este post. Se o jogador quer que lhe tratem por Felics respeitem a sua vontade. Se é errado do ponto de vista linguístico isso já é outra conversa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Ser Lionel e querer ser conhecido como Leo é como ser Maximiliano Pereira e querer ser conhecido por Maxi. É um diminutivo. Há ainda outro tipo de tratamento, como ser António Oliveira e querer ser tratado por Toni.

      A «Questão Félix» é a outro nível. É como dizia Félix Bermudes e sugere Bagão Félix uma questão de ignorância. É alguém pensar que a forma correcta de pronunciar o seu nome é uma mas afinal é outra.

      Os pais de João Félix é que são ignorantes. O que João Félix disse é que estava habituado a ser Felics, pois os pais sempre o trataram por Felics!

      Gloriosíssimas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: