SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

30 abril 2019

Polígrafo em «Mentira Própria»

30 abril 2019 14 Comentários
QUE VICIA O QUE NÃO PODE SER VICIADO. A SIC COLOCA AS QUESTÕES E A SIC RESPONDE... OU NÃO RESPONDE.




Como se existissem dúvidas que em vez de serem esclarecidas não interessa esclarecer. No noticiário da SIC "normal" assistiu-se ontem a uma anormalidade! A propósito das datas de fundação do SL Benfica e do FC Porto. A SIC deita os foguetes como os melhores do Mundo e arredores, diz que são um espectáculo de som com cores nunca vistas e apanha as canas mostrando como são belas e esbeltas! Fabrica os acontecimentos.

Segundo a SIC
O Benfica (clube/ alguém seria, quem seria?) informou que Cosme Damião não assinou o documento dos fundadores pois não sentiu necessidade uma vez que foi ele o autor do texto. Conclusão da SIC: O resultado final é impreciso se os dois clubes mudaram/falsearam ou não a data de fundação.

O «Glorioso» nunca alterou a data de fundação
Foi fundado em 28 de Fevereiro de 1904. Aquando da junção com o Sport Clube de Benfica, em 13 de Setembro de 1908, ficou decidido que os símbolos seriam os do Grupo Sport Lisboa por já ser «gloriosíssimo», ou seja, conhecido e ser respeitado por formar bons futebolistas, organizar equipas de excelência e conquistar vitórias retumbantes. Está registado em acta(s). Alguns dos responsáveis pela junção estavam vivos em 1929 (Bodas de Prata) e 1954 (Bodas de Ouro). Nunca negaram. Pelo contrário. Mesmo em 1979 (Bodas de diamante) os, então sócios n.º 1 e n.º 2, respectivamente, Luís Joaquim Gato e Germano Vasconcelos, ainda eram contemporâneos dessa decisão, em 1908, pois eram associados do Sport Clube de Benfica, respectivamente com o n.º 10 e o n.º 42. 


No Benfica sempre houve transparência.
Nunca se negou, que houve em 13 de Setembro de 1908, a junção dos dois clubes/emblemas e alteração do nome - de Sport Lisboa para Sport Lisboa e Benfica - tal como a manutenção do equipamento vermelho e branco do Sport Lisboa. Tudo esclarecido em 13 de Setembro de 1908 e devidamente respeitado por quem se seguiu. Incluindo, nós, em 2019 e espero que em 5019!

O FC Porto é completamente diferente
(clicar na imagem para melhor visualização)

Papel timbrado do FCP com a data de fundação e com assinatura de Pinto da Costa

Carta timbrada do FC Porto, datada de 5 de Junho de 1985, assinada pelo presidente Pinto da Costa. NOTA: Esta carta foi-me entregue por um benfiquista que já está no «Quarto Anel» mas que nunca se poderá esquecer, Armando de Abreu Rocha! E que na data referenciada na carta fazia parte do Conselho de Gerência da RTP


O FC Porto é completamente diferente
Por isso a rubrica "Polígrafo SIC" fez um mau trabalho e prestou um péssimo serviço à verdade querendo comparar o que é incomparável. O FC Porto entre 1907 e 1987 comemorou a data de fundação anualmente tendo como referência 2 de Agosto de 1906 e como principal fundador José Monteiro da Costa.
Em 1988 (26 de Fevereiro) numa assembleia geral decidiu fazer revisionismo histórico passando a considerar como data de fundação o dia 28 de Setembro de 1893 e como principal fundador António Nicolau de Almeida. 
Mas nunca pode ser levado a sério. 
Alguém acredita que se fosse António Nicolau de Almeida, este coexistindo 41 anos, pois faleceu em 21 de Fevereiro de 1948, com as notícias que assinalavam os aniversários do clube que fundara em 28 de Setembro de 1893 como criado em 2 de Agosto de 1906, e o fundador como José Monteiro da Costa não tinha esclarecido o assunto? Inacreditável!


Placa inventada em 2011 no âmbito do projecto "Viver a Rua". Tentam apagar o passado (verdadeiro) e fazer vigorar a mentira criada em 1988.


Cosme Damião não consta da lista ou não assinou?
Verdade! Mas é a caligrafia dele pois há documentos muito próximos de 1904 - são de 1908 - em que a letra é igual. Para quem tanto escrevia - era Secretário da Casa Palmela na primeira metade do século XX - a letra foi-se alterando com o tempo como mostram documentos manuscritos por ele, em final dos anos 30. O motivo pelo qual o nome não consta ou a razão de não assinar é apenas colocar hipóteses. Não quis, esqueceu-se, era óbvio, recusou protagonismo? Só hipóteses, pois não há em nenhum documento ou entrevista qualquer explicação.





Há três futebolistas - Eduardo Corga, Henrique Teixeira e Carlos França - de 1908/09 entre os fundadores de 1904. Entre outros nomes próprios que coincidem. A mesma caligrafia! Quatro anos de diferença! Esta é a letra de Cosme Damião feita de acordo com o mesmo princípio. Uma listagem!




Mereciam ser apelidados de «A Corja»
Querer comparar uma pretensa alteração da data de fundação do «Glorioso» com uma verdadeira (e mal-parida) alteração da fundação do FC Porto, 81 anos depois deste ser criado, é pura desonestidade intelectual. Para não adjectivar de outra forma!


Orgulho no Benfica

Alberto Miguéns
14 comentários
  1. Era bom que a SIC e o Bernardo Ferrão lessem esta Cátedra!

    Aliás, já enviei um emilio à SIC e ao Bernardo Ferrão, para que, neste assunto tão "irritante" convidassem o Miguéns para esclarecimentos. Bom...se esse convite for feito rebentavam com as audiências.
    Vamos lá ver se a SIC aceita o contraditório...por quem sabe da poda!!!

    ResponderEliminar
  2. "Está registado em acta(s)". Esta frase desarma tudo e todos. A data da fundação do Sport Lisboa e Benfica é 28 de Fevereiro de 1904. Essa é a verdade. Os associados do Sport Lisboa e do Grupo Sport Bemfica deixaram explícito para o futuro que a data de fundação é a do Sport Lisboa.

    Quem nega isto ou persiste em ser ignorante ou persiste em ser trafulha.

    Neste Clube não se altera a História. Neste Clube respeitam-se os Fundadores e os Pioneiros que deixaram por escrito em acta(s) tudo o que o Sport Lisboa e Benfica assume acerca da sua Fundação.

    Orgulho no Sport Lisboa e Benfica!

    ResponderEliminar
  3. https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/porto-benfica-os-dois-clubes-mentem-sobre-a-data-em-que-foram-fundados

    O link acima torna ainda mais patético o exercício de hoje da SIC.

    É que nem se deram ao trabalho de pegar no trabalho que o próprio polígrafo fez há umas semanas atras!!!

    ResponderEliminar
  4. Temos que protestar enviando r-mails.

    ResponderEliminar
  5. A SIC é hoje em dia um ninho de dragartos que não passa um dia em que não tentem denegrir o Benfica...A Direcção do Benfica tem de obrigar a SIC a repor a Verdade, pois foram eleitos para defender o Benfica..

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  6. Os corja estão sem audiências os Benfiquistas deixaram de ver e ouvir LIXO tóxico dos cães raivosos dos PAINELEIROS porkos feios e maus, e agora resolveram mexer brincar com a coisa que os Benfiquistas mais presam a verdade da fundação do GLORIOSO S L BENFICA quem LADRA não morde tem sido o lema dos vendidos da dragartada.
    NOTA: isto tem que ser desmascarado estes corja tem que ser metidos na linha e respeitar o Glorioso S L BENFICA entupir a caixa de correio a exigir um pedido de desculpas ao BENFICA e aos Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  7. O Miguel saberá melhor do que eu o fortíssimo lobby Sportinguista que existe no universo Grupo Impresa/Sic/Expresso, Balsemão, Nicolau santos, o meio irmão do 1º ministro, etc.
    Fomos quatros anos campeões nacionais e o Expresso nunca encontrou espaço para na edição imediatamente seguinte à jornada em que nos tornámos campeões referir tal facto na sua outrora 1ª nobre página. Nunca esquecerei a época com Trapatoni, na mesma semana em que houve um Porto-Sporting e um Estugarda-Benfica para a taça UEFA, passou vários dias em rodapé durante o telejornal da noite, "Dragões vencem Leões 3-0" e "Estugarda Esmaga Benfica 3-0", e mais recentemente a nojenta, falsa, cobarde "peça jornalística" sobre a falsidade dos jogadores do marítimo terem supostamente sido aliciados para perder um jogo.
    a SIC/Expresso não MERECE QUALQUER CREDIBILIDADE.
    pedro esteves - sócio 6598

    ResponderEliminar
  8. Sempre a desmascarar aldrabões. A esses pseudo jornalistas não interessa informar mas sim criar ficções, aldrabices e histórias da carochinha.

    ResponderEliminar
  9. Albeto,

    Que orgulho em ser tua amiga de longa data.
    Concordo com um dos comentários que de facto a SIC e aquele jornalista, aliás muito pouco isento, tal como outros do EXPRESSO, que me levaram a desistir de o ler, o que antes era um "ritual" ao sábado.
    Este teu artigo merece e é quase obrigatório ser divulgado na Comunicação Social.
    VIVA O GLORIOSO!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Alberto, não há jornalismo isento, com raríssimas exceções, nem estudo aturado, consulta de fontes, consulta e confronto de documentos. Fernão Lopes, há seiscentos anos, já utilizava esta metodologia para assegurar a certidão da verdade. Esta cambada de pseudo-jornalistas não sabem nada e nada fazem com nexo e coerência.

    ResponderEliminar
  11. Novamente o Borda D,Agua armado em historiador!!
    Os dois clubes mais corruptos da historia do desporto português mentem na data da sua fundação.
    Este manifesto serve para os seguidores da Igreja Universal Reino D,Eusebio na perfeição.
    O fundador do clube que tanto apregoam nem aparece na acta, fantastico!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um anónimo armado em valente

      Não acrescenta nada nem explica. Só insulta. Como pode o Sporting CP afirmar que em 2 de Maio de 1906, José de Alvalade afirmou: «Queremos que o Sporting seja um clube, tão grande como os maiores da Europa» se o clube apenas foi fundado em 1 de Julho de 1906. Ou seja, dois meses depois! ALDRABÕES

      https://www.sporting.pt/pt/Clube

      Saudações Leoninas de uma Águia para um adepto dos gatinhos do Campo Grande

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  12. Pois...a IURD de Carnide nao gosta de ouvir as verdades!!
    Ninguém esta armado em valente mas não acrescenta nada para mentes formatadas.
    Saudacoes para os ciganos que percorreram a cidade de Lisboa ate assentarem arraraias em Carnide

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é Carnide. É S.Domingos de Benfica, imbecil.
      De nada.

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: