SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 março 2019

O Benfica e o Futebol Croata

06 março 2019 7 Comentários
HAVERÁ SEMPRE DUAS PERSPECTIVAS: O FUTEBOL DOS CROATAS E O FUTEBOL NA CROÁCIA.


Estando estas duas perspectivas relacionadas com o período antes da independência (quando a Nação Croata fazia parte do País Jugoslávia) e o período actual depois da independência.

Há países em que há clubes que são uma espécie de Benfica lá do sítio
O AFC Ajax, o Olympiakós CFP, o FC Bayern Munique, o Fenerbahçe SK, o FK Spartak (Moscovo), etecetra. Para não tornar a lista extensa. Clubes populares, com sucesso desportivo e dimensão demográfica. Clubes universalistas tolerantes, democratas e agregadores. Que curiosamente até equipam, geralmente, de vermelho-e-branco.

No "raio" da Croácia
Não há nenhum "Benfica". Talvez o H.N.K. Hajduk Split seja o mais próximo mas não é o "mesmo". Apenas o menos "afastado".

JOGOS DO BENFICA COM CLUBES DA CROÁCIA
Época
Com
Estádio
Cidade
S
Clube
V
E
D
52/53
Par
Salésias
Lisboa
N
NK Zagreb
3-1
69/70
Par
Maksimir
Zagreb
F
GNK Dínamo Zagreb
0-2
Hajduk
Split
F
HNK  Hajduk Split
1-1
80/81
TVT
1/16
Maksimir
Zagreb
F
GNK Dínamo Zagreb
0-0
Luz
Lisboa
C
2-0
94/95
LC
fg
Poljud
Split
F
HNK  Hajduk Split
0-0
Luz
Lisboa
C
2-1
04/05
TUE
fg
SLB
Lisboa
C
GNK Dínamo Zagreb
2-0
18/19
LE
1/8
Maksimir
Zagreb
F
GNK Dínamo Zagreb
?
?
?
SLB
Lisboa
C
?
?
?
         TOTAIS ………
8 J - 4 V - 3 E - 1 D   (10/5)
NOTAS: Par (1969/70) - Digressão à Jugoslávia (Zagreb e Split); TVT - Taça dos Clubes Vencedores das Taças; LC - grupo C (1.ª e 5.ªs jornadas); TUE - 3.ª jornada do grupo B (fase de grupos a uma volta); LE - Liga Europa/ Oitavos-de-final 

NK Zagreb
Sociologicamente é o mais próximo. Mas é o "Quarto Grande" dos croatas e da Croácia e o segundo clube da capital Zagreb. Antes da criação do G.N.K. Dínamo Zagreb, em 1945, era o clube mais popular de Zagreb, dos croatas e da Croácia. Depois de 22 edições (totalista) no campeonato da Croácia, foi despromovido (em último) ao segundo escalão em 2012/13, conquistou o segundo escalão em 2013/14, foi 5.º classificado em dez clubes (2014/15), voltou a ser último no "Primeiro" em  2015/16 e em 2016/17 em último do "Segundo" foi despromovido ao "Terceiro" onde compete - a meio da tabela (numa das três séries) - no terceiro escalão: 9.º classificado em 2017/18. Faliu. Eu coloco sempre as siglas, pois estas dizem muito mais acerca do que são os clubes que propriamente os nomes reduzidos. Nogometni Klub Zagreb quer dizer: Futebol Clube de Zagrebe. É um dos clubes mais antigos dos croatas, dos zagrebianos e da Croácia, fundado em 1903. Prima pelo universalismo e tolerância. Chamam-lhe um clube de "poetas". Tem como cores principais o branco-e-vermelho. Um Benfica cromático inverso. Foi o primeiro clube croata e jugoslavo a defrontar o Benfica, nos Anos 50 (ainda que reforçado com futebolistas do GNK Dínamo Zagreb). Podia ter sido o Benfica da Croácia se o regime comunista não lhe tem trocado as voltas. Para sempre (no que isto tem sempre de relatividade). 

GNK Dinamo Zagreb
Demograficamente o mais próximo. O clube mais popular e com melhor palmarés na Croácia. O maior clube da capital. Mas uma construção autoritária do regime comunista, depois da Segunda Guerra Mundial, que "obrigou" a uma fusão, em 9 de Junho de 1945, de três clubes da cidade para "enfrentarem" a popularidade do NK Zagreb ou FC Zagrebe e poder existir em Zagrebe um clube com poder para se equiparar aos dois gigantes de Belgrado: KF Partizan e FK Crvena Zvezda. A sigla: Gradanski Nogometni Klub Dinamo Zagrebe ou Cidadãos Futebol Clube Dínamo de Zagrebe (à letra) ou Clube de Futebol Dínamo dos Habitantes de Zagrebe ou Clube de Futebol Dínamo dos Zagrebenses (pelas ideias aportuguesadas). É o emblema "esmagador" na Croácia com 19 títulos de Campeão Croata e 15 Taças da Croácia, para 27 edições de cada competição. Mas no período croata da Jugoslávia era um clube dócil para o Regime daí não ter grande sucesso entre os nacionalistas "amordaçados" do território "ocupado": quatro campeonatos jugoslavos e sete Taças da Jugoslávia. Depois da Independência, conseguiu onze títulos consecutivos, do 8.º (2005/06) ao 18.º (2015/16) com sete "dobradinhas" das onze que conseguiu em... 27 temporadas. É o actual campeão e vencedor da Taça, ou seja, fez em 2017/18 a décima primeira "dobradinha" ou "dupla conquista". Tem o maior estádio. É o mais importante emblema croata. É o maior clube da Croácia.

HNK Hajduk Split
Clube croata melhor sucedido no tempo da Jugoslávia onde era o emblema mais irreverente e inconformado. O clube dos nacionalistas croatas no tempo do Marechal Tito, todo-poderoso senhor da Sérvia e arredores (Jugoslávia). Aquando da Jugoslávia (mesmo tendo menor expressão demográfica e importância política que o poderoso GNK Dínamo Zagrebe) conquistou mais na... Jugoslávia: nove campeonatos jugoslavos e nove Taças da Jugoslávia, respectivamente, mais cinco e duas, ou seja, mais do dobro que os quatro campeonatos jugoslavos do seu maior rival na nação croata pré-independência. Hrvatski Nogometni Klub Hajduk Split com tradução à letra (mais ou menos) Croatas Futebol Clube Haiduques Split/Spalato ou mais livre (talvez sim...) Clube de Futebol dos Bandoleiros Croatas de Spalato/Split. Bandoleiros em homenagem a uma espécie de salteadores de ricos, em mito, para dar aos pobres embora os pobres fossem eles, os haiduques. Nas 27 temporadas da Federação da Croácia queda-se por seis títulos de Campeão Croata (último em 2004/05) e seis Taças da Croácia (última em 2012/13). Obteve a proeza de fazer uma (a única) "dupla conquista/dobradinha" em... 1994/95. Nas últimas cinco edições do campeonato croata foi terceiro. E em 2016/17 o HNK Rijeka até foi campeão croata. E... em 2012/13 o HNK Split até foi... 4.º classificado! A última vez que o HNK Split foi segundo classificado data de 2011/12 (aquando da comemoração do Centenário "verdadeiro" pois o GNK Dínamo Zagreb falseia a fundação para ser tão antigo quanto o clube dos spalatanenses). Os italianos como respeitam a sua língua continuam (ao contrário dos portugueses) a denominar Split pelo que sempre foi desde os gregos e cartógrafos portugueses: Spalato. 

HNK Rijeka
Na outrora denominada em português Fiume (agora Rijeka, à servo-croata) está sediado a actual segundo melhor clube da Croácia mas que durante o "tempo da Jugoslávia" nunca teve grande expressão. Se Split/Spalato fica no Sul, Rijeka/Fiume fica no Norte. Ambas no litoral do Mar Adriático. Ao contrário de Zagreb/Zagrebe que ficando a Norte se localiza no interior. É a terceira maior métropole da Croácia, em demografia, a cidade onde está o Hrvatski Nogometni Klub Rijeka com tradução à letra (mais ou menos) Croatas Futebol Clube Rijeka/Fiume ou mais livre (talvez sim...) Clube de Futebol dos Croatas de Fiume/Rijeka ou Clube de Futebol dos Fiumenses/Rijequenses. Como «Croatas de Fiume» é Fiumenses (à portuguesa) ou Rijequenses! É como dizer«Portugueses de Portalegre». São portalegrenses. Regressando à Croácia. Quem conhece a Croácia (sem serem só as belas praias) percebe que a Norte há mais dinheiro que a Sul, por isso, não é estranho que Rijeka/Fiume tenha tendência crescente para conseguir que o seu clube de futebol suplante o histórico de Split/Spalato. Vai ser uma "luta" interessante" para a terceira década do século XXI. Mas entre eles. Para o Benfica será igual. Quem surgir pela frente é para tombar. Era o que mais nos havia de faltar sermos eliminados por clubes da Croácia.     

Outros
De todos os outros emblemas croatas o mais curioso é o NK Lokomotiva (de Zagreb). Quanto às iniciais NK já se sabe são como FC. Em português seria: FC Lokomotiva. Clube histórico (1914) da capital da Croácia foi dos que não aceitou (tal como o NK Zagreb ou FC Zagrebe) a fusão para surgir o GNK Dínamo Zagreb. Clube importante de Zagreb no início da Jugoslávia (a par do NK e do GNK Dinamo) foi perdendo importância tornando-se residual caindo para a última divisão na Jugoslávia e depois na Croácia. Eis que surge a proposta do poderoso GNK Dinamo Zagreb que em vez de criar Equipas B como os restantes grandes emblemas croatas faz um protocolo de filiação e resgata-o da 4.ª Divisão até à "Primeira" em quatro temporadas. Deixou de ser filial mas mantém-se ligado ao colosso da Croácia recebendo futebolistas excedentários e depois podendo fazer deles o que quiser mas... os que evoluem regressam ao GNK Dínamo. Mantém-se não só no primeiro escalão como conseguiu em 2012/13 ser segundo classificado atrás do... GNK Dínamo! Isto é o que me dizem da Croácia. Mas como quem diz tem fama (e proveito) de saber acredito! E quem diz é adepto do... KF Partizan (Belgrado)!

Obrigado (pelo tradutor google: Hvala vam) Darko Devcic

Hvala vam Darko Devcic

Carrega Benfica

Darko Devcic
Alberto Miguéns

7 comentários
  1. Fenerbache ou o Galatasary? Sempre me disseram q o Gala era o Benfica da Turquia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Na Turquia houve mudanças nos últimos anos. O Fenerbalçe SK é o clube do Povo e até há duas décadas o mais popular e mais titulado. Depois o "Gala" tornou-se um símbolo do Poder e ultrapassou o "Fener". Mas sempre à justa, em popularidade e palmarés.

      O «Fener» é o Clube dos subúrbios (da Istambul asiática dos bairros operários) que trabalham na Istambul comercial e financeira europeia.

      O «Gala» foi fundado por colonialistas. Era o clube dos ocupantes. Penso que até nasceu no Liceu Francês de Istambul.

      Se o ponto-de-vista for títulos e popularidade no século XXI o »Gala» é o "Benfica" da Turquia.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Que clube brasileiro corresponde ao Benfica Corinthians, Flamengo Palmeiras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      O CR Flamengo!

      A Águia (urubu) lá do sítio. O "Manto Sagrado". O Clube do Povo. O Corinthians também é popular mas tem origem num filho de um burguês que foi estudar para Inglaterra daí o nome inglês.

      O Palmeiras é (era) o clube da comunidade italiana de São Paulo.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. A maior "torcida" do Brasil é do mengão (o Benfica do Brasil) depois vem o timão de SP.

      Creio que a grande popularidade do Flamengo vem do facto do carioca ser o campeonato transmitido na maioria dos Estados brasileiros, porque em termos de conquistas continentais penso que o Flamengo só tem uma Libertadores da América (e depois venceu a intercontinental em Tóquio).

      Já que falamos de clubes míticos, queria perguntar ao caro Alberto se não encontra várias semelhanças entre Boca Juniors e Benfica.

      Tanto quanto sei o Boca tem origens humildes e nasce num bairro pobre e de péssimas condições (o epíteto bosteros tem precisamente a ver com essa área). Tal como o Benfica torna-se o clube do povo e o mais popular (na Argentina dizem que os adeptos do Boca são la mitad más uno, a maioria do país).

      Depois tem no maior rival um clube apelidado de Millonarios, que faz lembrar um pouco as elites endireinhadas dos viscondes de Alvalade.

      Depois, o Boca é olhado como um clube de superação, de raça acima de tudo, que se agigantava nos momentos grandes.

      Manchester United, Flamengo, Bayern, Milan, Real Madrid, sempre achei que dos clubes míticos era o Boca Juniors que mais tinha em comum com o nosso Benfica, daí a minha simpatia com os xeneizes (fundado por genoveses emigrados em Buenos Aires, e reza a história que quando tentavam escolher as cores do novo clube, estando eles no porto argentino, decidiram que a bandeira do primeiro barco que surgisse ditaria as cores do emblema. Esse barco que surgiu era da Suécia).

      Abraço

      Eliminar
  3. Muito interessante tudo o que li.
    Obrigada Miguéns .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelsa Benfiquista

      Ainda bem. Fico muito contente que tenha dado por bem empregue o tempo da leitura.

      Viva o nosso Benfica

      Gloriosíssimas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: