SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

29 janeiro 2019

Estamos Prontos Para o Dérbi

29 janeiro 2019 1 Comentários
EXCELENTE DINÂMICA EMBORA O ADVERSÁRIO SEJA DE SEGUNDO NÍVEL.

1-0 por João Félix. Golo-rioso n.º 13 200


2-0 por Pizzi. Golo-rioso n.º 13 201


3-1 por Seferovic. Golo-rioso n.º 13 202


4-1 por Seferovic. Golo-rioso n.º 13 203



5-1 por Grimaldo. Golo-rioso n.º 13 204



O Benfica cumpriu. Agora o FC Porto que mostre do que é capaz. Ajudas externas não valem. Que tenham orgulho em vencer sem necessitar de ajudas aVARiadas. 

NOTA: Talvez ainda aqui venha Benficar mais umas notinhas que escrever acerca do Benfica é como enviar poemas a namoradas.

O Sporting CP terá menos 24 horas
Para preparar o "Dérbi de Lisboa». Com um plantel mais curto - em qualidade e quantidade - o Benfica tem a vitória ao seu alcance no jogo do próximo domingo. É aproveitar. 


Primeira parte (2-1)
Depois de uma infantilidade de um Glorioso Futebolista a fazer uma assistência de um golo que não foi pois o adversário atirou ao poste direito de Odysseas. O golo sofrido depois do único pontapé-de-canto a favor do Boavista FC (41:10) foi o segundo remate do adversário. Festival de desperdício do Glorioso Avançado (uns três remates só com o guarda-redes pela frente e o golo de Pizzi até resulta de uma defesa a um desses remates fáceis para golo no frente-a-frente com o guarda-redes contrário). A vantagem de um golo é escassa frente a um adversário que parece "manteiga em dia de Verão".


Segunda parte (3-0)
Seferovic redimiu-se com dois golos"à ponta-de-lança". E um "golão" de Grimaldo perante uma grande-área "congestionada". O adversário tento jogar mais à frente e com uma frente de ataque mais alargada e alargou a defesa. O Boavista FC não sabe defender quanto mais atacar! Bom jogo com um resultado ajustado à diferença entre as duas equipas em campo. Se o Benfica conseguir ter a eficácia que demonstrou neste segundo tempo, nos 15 jogos que faltam para terminar este 85.º campeonato nacional o título em 2018/19 é nosso!

Será este plantel suficiente (em número)?
Agora resta saber se o plantel tem "profundidade" para fazer os jogos que estão previstos para as três competições que restam: Campeonato Nacional (15 jogos), Taça de Portugal (dois certos e a possibilidade da final) e Liga Europa (pelo menos dois) mas quase de certeza quatro - no mínimo - pois o clube turco não terá possibilidade face ao potencial do «Glorioso».  

Boavista FC
Na primeira parte pareciam "manteiga em dia de calor" mas o Benfica não soube aproveitar. Na segunda parte o «Glorioso» foi sagaz, marcando dois golos em contra-ataque. O adversário pode ser fraco, mas é para o Benfica e para todos os outros dezasseis adversários, visto que todos jogam com todos e por duas vezes. O «Glorioso» mostrou que está apto para ir derrotar o Sporting CP no topo do Campo Grande.

O senhor gajo árbitro
Esteve globalmente bem, num jogo fácil de arbitrar. Só podem ser bem jogados os encontros que tiverem boas arbitragens. Três boas equipas em campo é fundamental para haver bons espectáculos e justiça nos resultados.

Videoárbitro
Era grande penalidade "senhor VAR" pois o futebolista do Boavista FC não tinha o braço junto ao corpo! Podia ter sido chamado se Seferovic tem marcado golo num lance em que foi marcado um fora-de-jogo inexistente.

Eu como treinador de bancada
Estou a gostar do que vou vendo depois de neste blogue ter escrito várias vezes que o Benfica a jogar mal, como jogava, ariscava-se de perder pontos. Curiosamente muitos que diziam (e alguns escreviam) que era tudo invenção pois o Benfica estava um primor agora rebaixam o anterior treinador afirmando que agora, sim, o Benfica joga "rápido e em bloco". O situacionismo para agarrar euros é o pior que pode existir em qualquer sociedade, país ou instituição. É pactuar com a mediocridade para justificar o emprego. Não permite evoluir. Não permite ter credibilidade.  


Estou velho para isto
O que sempre me entusiasmou no Futebol - além da beleza estética do jogo - foi o espírito tribal. Compete a cada geração transportar o legado que as gerações anteriores deixaram, tentando sempre engrandecer, no caso do Benfica, pois foi assim que os que nos antecederam conseguiram superar-se. A nós cumpre fazer o que eles conseguiram. Mas voltando ao que queria dizer. Os equipamentos. são estes que identificam, distinguem e com o tempo foram moldando as características dos clubes. Deviam ser mais respeitados no Futebol Moderno pois se este assenta nos negócios o alicerce - popularidade, palmarés e características - está no Futebol "Antigo".  Porque se inventam equipamentos quando não há necessidade. Nem acredito que as marcas obriguem, a não ser nas pré-temporadas. Um Benfica-Boavista é para ser jogado como foi durante anos-e-anos (quando deixou de poderem usar os dois clubes calções brancos) e neste 134.º jogo entre os dois emblemas. Quando se respeitava a tradição, um "Clássico" era um jogo que já ia, pelo menos, na centésima repetição.  


Isto (na primeira volta) é falta de respeito pelo Clássico SL Benfica/Boavista FC. 




Por responsabilidade do Boavista FC que teimou em jogar de calção branco para obrigar o Benfica a jogar de calções pretos, pois pelo regulamento da Liga o clube visitado é que tem prioridade na escolha do equipamento.

 CALENDÁRIO DE JOGOS (JANEIRO/FEVEREIRO.2019)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local

J
A
N
E
I
R
O
2
QUA
D 0-2
85.ª Primeira Liga.15
Portimão/Fora
6
DOM
V 4-2
85.ª Primeira Liga.16
SLB/Casa
9
QUA
11
SEX
V 2-0
85.ª Primeira Liga.17
S.Miguel/Fora
15
TER
V 1-0
96.ª Taça Portugal.1/4
Guimarães/Fora
18
SEX
V 1-0
85.ª Primeira Liga.18
Guimarães/Fora
22
TER
D 1-3
12.ª Taça da Liga/ Meia-final
 Braga/N
26
SÁB
29
TER
V 5-1
85.ª Primeira Liga.19
SLB/Casa
F
E
V
E
R
E
I
R
O
3
DOM
Sporting CP
85.ª Primeira Liga.20
Alvalade/Fora
6
QUA
Sporting CP *
96.ª Taça Portugal.1/2 (1.ªm)
SLB/Casa
10
DOM
CD Nacional
85.ª Primeira Liga.21
SLB/Casa
14
QUI
Galatasaray AS
61.ª Liga Europa.1/16 (1.ªm)
Istambul/Fora
18
SEG
CD Aves
85.ª Primeira Liga.22
V. Aves/Fora
21
QUI
Galatasaray AS
61.ª Liga Europa.1/16 (2.ªm)
SLB/Casa
25
SEG
GD Chaves
85.ª Primeira Liga.23
SLB/Casa
27
QUA
NOTA: * Segunda-mão das meias-finais na Taça de Portugal (prevista para 3 de Abril de 2019) entre a recepção do CD Tondela e a ida ao CD Feirense. Dois meses depois não tem significado ser a duas mãos! Quando há a data de 27 de Fevereiro disponível.

Aí está o jogo mais vezes repetido em Portugal Continental
O «Dérbi de Lisboa» que vai ser disputado pela 430.ª vez.

TEMPORADA 2018/19
Competições
Clas
Fase
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
43 (27)
26
9
8
79
44
Primeira Liga
2.º
19 (15)
14
2
3
43
18
Liga Europa
1/16
- (9)
-
-
-
-
-
Taça de Portugal
1/2
4 (3)
4
-
-
7
1
Taça da Liga
1/2
4
2
1
1
6
4
Liga dos Campeões
3.º Gr E
10
4
3
3
13
14
Torneios
VDD
4 (*)
1
3
-
7
4
Troféus
D
1
-
-
1
2
3
Particulares
-
1
1
-
-
1
0
NOTA: Entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2018/19 prevendo-se que o Benfica joga as finais das competições a eliminar; * O terceiro jogo do Torneio "Taça Internacional dos Campeões" coincide com o troféu "Taça Eusébio/Eusébio Cup"
                           
Vamos, Benfica!

Alberto Miguéns

1 comentários
  1. Parabéns à equipa e ao treinador. Jogo muito agradável em que se sentiu que a equipa está com vontade em jogar e tem orientação com critério.

    Ir ao jogo, apanhar uma molha mas regressar feliz é algo que já há uns tempos não me acontecia. Benficar com prazer e esperança no futuro.

    Parabéns também à personalidade mostrada pelo nosso treinador na conferência de imprensa. Algumas perguntas rasteiras respondidas com inteligência e classe. É isso o Benfica. É assim que se devem portar os nosso profissionais mesmo em tempos em que a pouca vergonha ainda é maior no lodaçal que alguns criam.

    Vamos ao dérbi para ganhar. GANHAR! GANHAR! Carrega Benfica!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: