SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01 novembro 2018

Operação: Limpeza

01 novembro 2018 3 Comentários
O PROMETIDO É DEVIDO MAS AINDA NÃO FOI HOJE QUE HOUVE A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER O COMENTÁRIO DE UM LEITOR...

O primeiro Benfiquista a morrer


Acerca das assistências na "Catedral".

Tudo porque ontem, no pouco tempo, que tive disponível
Houve que preparar a ida para longe de Lisboa numa missão de prazer.

À falta de respostas de quem as devia dar e concretizar
Um grupo de Benfiquistas acordou (de fazer um acordo, não de acordar do sono) tentar limpar o Memorial erguido - actualmente esquecido e abandonado como a imagem ilustra - para assinalar uma data funesta. A morte de um Benfiquista...por afogamento numas cheias de um rio... em 1914.

Ao que se sabe...
Este foi o primeiro Benfiquista a morrer. Pouco tempo antes do Clube completar dez anos de existência, em 28 de Fevereiro de 1914. Ou seja, cerca de uma semana, antes...

Pelos dados biográficos existentes (e do meu conhecimento)
Este Benfiquista contemporâneo da fundação do Clube -  tinha 20 anos e cinco meses, em 28 de Fevereiro de 1904 - foi o primeiro a sucumbir, ainda novo, aos 30 anos e cinco meses, vítima de um acidente inacreditável de tão inverosímil.


Além da «Operação: Limpeza»
Há um outro objectivo. Conseguir saber mais de uma vida curta em termos biológicos mas intensa em Benfiquismo de um dos nossos pioneiros de 1904. Que este dia 1 de Novembro, dia feriado - por isso torna possível o difícil - um grupo de Benfiquistas terem o dia "livre" para Benficar longe do local das suas residências (e vivem todos em localidades diferentes, distantes umas das outras e do Memorial) «Honrando um dos Ases que nos Honraram o Passado».

Que a sorte (audácia e sageza) nos acompanhe para sermos bem sucedidos

Alberto Miguéns

NOTA1: Como é evidente a vida deste Benfiquista e o seu contributo para a Gloriosa História será devidamente -dependendo da inspiração deste escriba - contada e documentada neste blogue num texto a editar, aqui, num futuro próximo. E que será, certamente, enriquecido com o que se conseguir apurar hoje. Bem longe de Lisboa.

NOTA2: Quando consigo saber as datas de falecimento dos nossos Gloriosos Pioneiros há algo que para mim é prioritário. Perceber o que constataram eles do sucesso de um clube que tendo sido criado seria impossível prever o seu Futuro. Ora, neste caso, ainda foi mais premente pois foi o primeiro Benfiquista a falecer. Mesmo assim ainda viu muito e soube de muito. Viu/soube das primeiras vitórias sobre os ingleses do Carcavellos Club, no fundo um dos motivos que levou à fundação do Clube. "Mostrar" que era possível «mesmo só com portugueses» vencer os «invencíveis mestres ingleses do Cabo Submarino». Foi possível: 10 de Fevereiro de 1907 (2-1, em Carcavelos); 23 de Janeiro de 1910 (1-0, na Feiteira); 19 de Fevereiro de 1911 (1-0, em Carcavelos); 31 de Dezembro de 1911 (1-0, em Carcavelos); e 15 de Dezembro de 1912 (2-0, em Palhavã). Além disso viu/soube da conquista de quatro Campeonatos Regionais em cinco temporadas consecutivas: 1909/10 e o tri: 1911/12, 1912/13 e 1913/14. Este TRI possibilitou a conquista do ambicionado troféu colocado em disputa pela Liga Portugueza de Football em 1907/08 - três seguidos ou cinco alternados - que nem o Carcavellos Club conseguiu. Eis talvez a última crónica que leu do seu amado Benfica antes de morrer afogado nas terríveis inundações de 1914.




3 comentários
  1. Bem hajam pela bonita ação!
    Um abraço de benfiquismo a todos os vão participar.

    ResponderEliminar
  2. E ainda há quem pergunte o que é o Benfiquismo... boa jornada, é o que desejo.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. A nossa gloriosa História contada por quem sabe!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: