SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

22 setembro 2018

Colheita 1937

22 setembro 2018 3 Comentários
DOIS GLORIOSOS FUTEBOLISTAS. UM MUITO LEMBRADO (E BEM) OUTRO MUITO ESQUECIDO (E MAL).



AMBOS COMPLETAM 81 ANOS EM 2018







Alberto Miguéns

3 comentários
  1. Dois Gloriosos inesquecíveis!

    De José Augusto temos plena noção da sua importância na História do Clube. Um dos escolhidos de sempre para qualquer equipa que se faça!

    No SLB, Raúl Machado deveria ter sido Campeão Europeu pelo menos duas vezes: em Wembley 1963 e Milão 1965. Fazia parte de uma equipa que era francamente superior ao adversário. Só o azar, situações fortuitas em que o futebol é fértil e vá lá algumas decisões inacreditáveis da UEFA é que explicam que nunca tenha erguido aquela linda Taça .

    Na década de 60, os centrais do SLB terão sido vítimas involuntárias do demolidor ataque Benfiquista. Penso na sua escolha para a Selecção Nacional... Certamente que depois de Germano de Figueiredo e Ângelo, o SLB teve outros grandes centrais: Raúl Machado, Luciano, Jacinto, Humberto Fernandes, entre outros. No entanto a defesa Sportinguista ia apanhando com um dos melhores ataques do mundo e lá se ia destacando, sendo por isso seleccionados preferencialmente durante a década de 60... E havia que não tornar a Selecção num outro SLB. Só mais tarde no Mundialito de 1972 tiveram coragem de o fazer com os resultados que se sabem. E foi com José Augusto ao leme que como diria Carlos Pinhão "foram banhos de bola".

    Na década de 60 houve muito disparate feito seleccionador nacional. As coisas carrilaram bem quando houve gente sabedora ao leme: Manuel da Luz Afonso e Otto Glória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ângelo não era central...Humberto Fernandes era muito fraquinho, mas com bom poder de impulsão e jogo de cabeça na defesa, não me recordo de marcar golos de cabeça.

      Eliminar
  2. Raul ainda é vivo? É que nunca o vi na BTV.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: