SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 agosto 2018

«Nesta Fase do Campeonato...»

16 agosto 2018 0 Comentários
MISCELÂNEA (GEDSON e P.A.O.K. FC) TENDO COMO BASE O PLANTEL PRATICAMENTE SEM ROTAÇÃO NOS ÚLTIMOS QUATRO JOGOS E CERTAMENTE NOS PRÓXIMOS CINCO. 



Ainda na ressaca do jogo de anteontem Gedson tem que ter os pés assentes na terra. Muitos dos que o endeusam agora vão tentar enterrá-lo no Futuro. Passa-se muito depressa do 8 para o 80 e no Futebol do 2 para o 200. Gedson ainda não é um Futebolista com F grande. É um jogador com um potencial muito grande mas também grande é o caminho que tem a fazer. E vai ter muitos escolhos que ultrapassar e veredas com solicitações para as fazer. Precipícios em nevoeiros doentios. ainda ontem se viu. Foi o melhor em campo na primeira parte estando em todo o lado. O golo acabou por coroar (não há só acasos...) a sua exibição, mas mesmo que Castillo tivesse feito o golo em vez da assistência Gedson este teria sido - mera opinião como adepto, como sempre - o melhor em campo. Mas na segunda parte esteve longe de ser o melhor em campo. Foi trapalhão, individualista e por causa dele - também, mas não só... - o Benfica não venceu. Em dois contra-ataques de 5 para 4 e um de 3 para 2 contribuiu com más decisões para inviabilizar colocar um Glorioso na "cara do guarda-redes contrário". E não soube dosear o esforço "estoirando" a meio da segunda-parte e devia ter sido substituído para ser protegido pois é o futebolista com mais tempo em campo (712 minutos) nestes nove jogos em 2018/19. O Fenerbahçe SK e o PAOK FC não são "clubes de Liga dos Campeões" tal como o Benfica na temporada passada mostrou não ser. esta temporada queremos que seja. Para que seja é fundamental Gedson crescer pois vai enfrentar adversários, individualmente e no colectivo, poderosíssimos. E depois não queremos passar do 200 para o 2. Aqui neste blogue esta-se à vontade para escrever acerca de Gedson pois é o futebolista que mais tem empolgado nestes nove jogos e já em 14 de Julho de 2018, ao segundo jogo, foi escrito no blogue o que está digitalizado em baixo e pode ser verificado no texto (clicar): Mais Um! 




Como se sabia que o Benfica defrontaria o vencedor do FK Spartak (Moscovo) frente ao P.A.O.K. FC (Salonica)
E dando os dois jogos na Bola TV - o de Salonica visto em directo e o de Moscovo visto em gravação - considero, como treinador de bancada - neste caso de sofá - que o PAOK FC colectivamente é superior ao Fenerbahçe SK. Pode não ter tantas "vedetas, ex-vedetas ou nomes sonantes" para quem acompanha o Futebol Internacional mas parece ter um Futebol mais coeso, ou seja, vai ser mais difícil marcar-lhes golos. É claro que no Futebol há muita subjectividade. Os segundos classificados do campeonato grego em 2017/18 defrontaram um adversário inferior ao "Glorioso" e beneficiaram de uma expulsão ridículo, aos 33 minutos, de um futebolista do FK Spartak, mas...já eliminaram o FC Basileia 1893 e agora o clube de Moscovo. Foram permeáveis na primeira mão, em Salonica, com os moscovitas (V 3-2) mas não acredito que o Benfica consiga facilidades como obteve frente ao Fenerbahçe SK no jogo da primeira mão. Não as soube aproveitar, pode ser que frente ao P.A.O.K. FC tenha menos e aproveite mais e melhor.  

O treinador do Benfica parece já ter um onze-tipo
E conhecendo-se Rui Vitória (esta é a quarta temporada, tirando as duas dos júniores que me lembro bem) dificilmente alguém vai entrar a não ser que alguém se lesione.


A vermelho os indiscutíveis
A branco o que ainda permanece dúbio. Excepto Alfa Semedo que é a primeira alternativa para substituir o trio de médios-centro e Zivkovic ou Rafa que são os extremos para substituir Salvio e Cervi e podem ser alternativas a Cervi para entrar no onze titular. A jogar em 4.5.1 com os médios longe do avançado (em que ainda não há um como indiscutível) tudo vai depender da recuperação e integração de Jonas.  

Esta temporada ainda está a haver menos rotação
Compreensível pois o mês de Agosto já se sabia ser de exigência máxima e ainda nem estamos a meio dos oito jogos (4 + 4; duas pré-eliminatórias a duas mãos para o acesso à fase de grupos na Liga dos Campeões + campeonato nacional) pois estão realizados 2 + 1, ou seja, três 838 por cento) dos oito.


Entre os três mais utilizados e o 12.º com mais tempo em jogo
Já vai mais do dobro de minutos. Castillo acumula 336 minutos. O dobro são 672 minutos. Jardel, André Almeida e Gedson têm mais que isso. E se considerássemos apenas os três encontros para competições oficiais as diferenças ainda eram maiores: Castillo com 60 minutos e Ferreyra com 210 minutos, depois Salvio com 224 até sete titulares totalistas (270 minutos). Claro que tudo isto são divagações de um adepto pois na actualidade os clubes têm dados biométricos que permitem saber tudo acerca do desempenha passado e capacidade para desempenho futuro de cada atleta. Mas os adeptos gostam de saber e escrever acerca de tudo. É o "preço" que um clube como o Benfica "paga". No desporto/Futebol do Benfica interessa-nos tudo do resto praticamente nada. Sei lá como "anda" o clube da minha aldeia ou do bairro onde vivi e vivo!

       ASSIM VAI O PLANTEL DE 27 GLORIOSOS
NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizado; Suplente utilizado substituído;  Suplente não utilizadoConvocado não utilizado; L - Lesionado; F* - Regresso de férias; F - Férias; S - Suspenso (expulsão no México, pelo anterior clube);  A – Assistências para goloG – Golos; NI – Não inscrito na Liga dos Campeões

Não acredito que Rui Vitória altere os nove indiscutíveis
Até deve é estabilizar os dois que faltam para serem indiscutíveis titulares. A começar por Cervi que vai ter prova de fogo, no Bessa e frente ao PAOK FC. Espero é que tudo aguente pois os cinco jogos que faltam são de exigência máxima. Os dois com o PAOK FC devem ser mais exigentes que os dois com o Fenerbahçe SK. Os três para o campeonato nacional serão todos, teoricamente, mais exigentes que o jogo frente ao Vitória SC (Guimarães). São "só" dois - Bessa e Choupana - dos sete jogos (em 17) mais complexos no terreno do adversário. E a recepção ao Sporting CP só é superada pela recepção ao FC Porto. Carrega Benfica. Acreditem todos. Joguem sempre o próximo jogo como se fosse o mais importante na Gloriosa História. E é! É sempre o próximo jogo que faz realçar os do passado e dá esperança para sempre grandes os que vêm do Futuro. Estamos cá para nunca não se sintam sós. 

CALENDÁRIO DE JOGOS (JUNHO.AGOSTO/2018)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
J
U
N
27
QUA
28
QUI
Início da temporada de 2018/19
29
SEX



J
U
L
H
O
01
DOM
04
QUA
08
DOM
09
SEG
Início do estágio em Troia
10
TER
V 3-0
Tor. Internacional do Sado
Setúbal/Neutro
13
SEX
E 1-1
Tor. Internacional do Sado
Setúbal/Fora
15
DOM
Início do estágio em St. Georges's Park (Inglaterra)
18
QUA
21
SÁB
V 1-0
Particular
Zurique/Neutro
22
DOM
25
QUA
E 2-2 (V4-3 gp)
T. Internacional Campeões
Pitsburgo/Neutro
28
SÁB
E 1-1(D 2-4 gp)
T. Internacional Campeões
Harrisson/Neutro
29
DOM
A
G
O
S
T
O
01
QUA
D 2-3
X Troféu Eusébio Cup
Algarve/Neutro
T. Internacional Campeões
05
DOM
07
TER
V 1-0
3.ª Pré-eliminatória LC/1.ª m
SLB/Casa
10
SEX
V 3-2
85.ª Primeira Liga.01
 SLB/Casa
14
TER
E 1-1
3.ª Pré-eliminatória LC/2.ª m
Istambul/Fora
18
SÁB
Boavista FC
85.ª Primeira Liga.02
 Bessa/Fora
21
TER
P.A.O.K. FC
4.ª Pré-eliminatória LC/1.ª m
SLB/Casa
25
SÁB
Sporting CP
85.ª Primeira Liga.03
 SLB/Casa
29
QUA
P.A.O.K. FC
   4.ª Pré-eliminatória LC/2.ª m
  Salonica/Fora
SET
2
DOM
CD Nacional
  85.ª Primeira Liga.04
  Choupana/Fora
NOTA: Em 30 de Agosto, sorteio para a fase de grupos da Liga dos Campeões
                            
Acredita, Benfica!

Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: