SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 julho 2018

Nesta Fase do «Campeonato»

12 julho 2018 2 Comentários
EM 2018/19, O BENFICA PRECISA FAZER O SEU CAMINHO CAMINHANDO EM SEGURANÇA.



Com a vitória do Vitória FC (Setúbal) frente ao adversário de anteontem do "Glorioso" o Clube tem o caminho aberto para afirmar o seu poderio. Há que vencer o clube anfitrião pois até o empate é suficiente. 

Nesta fase no início da temporada
Interessa treinar bem para conquistar o que há para ser ganho até maio de 2019. Importa aproveitar ter os dois jogos teoricamente mais fáceis dos seis programados até à primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões para dar consistência ao plantel que tem de ser reduzido e perceber as lacunas. Esta temporada tem de ficar alicerçada em vitórias inequívocas com conquistas consolidadas e consistentes. A reconquista do campeonato nacional será pedra basilar para o Futuro próximo como foi o de 2013/14.    

Um plantel sem o "Manto Sagrado" 7, 8 e 9?
Deixa antever que faltam três futebolistas para completar o plantel. A menos que estes números com tanto significado na história do futebol (desde que passou a existir numeração nas costas das camisolas) deixem de ter importância no Benfica. Ora estando tantos futebolistas a treinar adivinham-se "cortes" extensos entre os 36 dos quais 31 que ainda ontem cumpriram o Dia 14 de intenso trabalho desde o início da temporada, em 28 de Junho.


PLANTEL PRÉ-TEMPORADA 2018/19
Futebolista
Pos
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
Número no treino
30
29
29
29
30
30
30
30
30
31
31
31
Bruno Varela
GR










NU

Svilar
GR










45

Odysseas *
GR










NU

André Ferreira
GR










45

André Almeida
DD










45

Alex Pinto
DD










45

Ebuehi
DD












Grimaldo
DE










45

Yuri Ribeiro
DE










45

Luisão
DC










L
L
Jardel
DC










45

Lisandro
DC










45

Rúben Dias
DC












Conti
DC










45

Lema
DC










45

Salvio
MD












Ola John
MD










14

Rafa
MD
L
L
L
L






45

Heriberto
MD










31

Cervi
ME










45

Willock
ME










NU

João Amaral
ME










NU

David Tavares
ME


Lesão grave no joelho esquerdo
Fejsa
MC










45

Samaris
MC










NC

Pizzi
MC










45

Zivkovic
MC












Krovinovic
MC
L
L
L
L
L
L
L
L
L
L
L
L
Keaton Parks
MC










45

Chiquinho
MC










14

Gedson
MC










45

João Félix
MC










45

Alfa Semedo
MC
Moreirense FC





31

Jonas
AV










45

Seferovic
AV












Ferreyra
AV










45

Castillo
AV










45

NOTAS: Tempo de jogo; L - Lesionado; NU - Convocado não utilizado; NC - Não convocado por ter regressado de férias há um dia

DESEQUILÍBRIOS 2017/18

Problema Mitroglou
Parece bem resolvido com Castillo (fisicamente impressionante) e Ferreyra (capacidade técnica acima da média). O primeiro jogo, face ao adversário que foi (muito limitado) não deu para perceber o potencial de cada Glorioso Futebolista, mas Ferreyra é um jogador que vai necessitar de aproveitar bem a pré-época pois o seu "perfil de atleta" exige maior sincronização com os outros Gloriosos Futebolistas. Depende mais do jogo colectivo, sendo um criativo, que Castillo que é um finalizador, por excelência. 

Problema Ederson
Não se sabe se está resolvido. É verdade que Svilar tem mais um ano de idade e mais uma época a ser trabalhado essencialmente nos treinos, mas depende do que mostrar conseguir ser Odysseas saber se o Benfica continua a ter um problema na baliza ou se já encontrou a solução. Entenda-se por «problema» a exigência em ser guarda-redes num clube como o Benfica que desenvolve mais acções ofensivas que reacções defensivas deixando os guarda-redes mais expostos.

Problema Nélson Semedo
Será que Ebuehi é alternativa consistente a André Almeida? Temos de esperar. Para abordar a Liga dos Campeões e uma época longa o "Glorioso" não pode estar dependente da utilização abusiva de André Almeida.

Problema Fejsa
Alfa Semedo deixou boas indicações. Keaton Parks quando Chiquinho entrou também, mas vai ser nos "jogos a doer" frente a equipas de quatro dos melhores vinte clubes europeus que se vai fazer a prova dos nove! Número nas costas que ainda ninguém tem!

Problema Pizzi
Terá de haver um futebolista que permita fazer rotação com Pizzi. A mesma situação que se passou/passa com André Almeida uns metros mais à frente no terreno. Com Krovinovic recuperado Gedson pode ser solução, mas há que esperar por essa dupla situação: Krovinovic a jogar e Gedson como um dos três médios-centro ou se forem dois terá Gedson maturidade para fazer a ligação com os dois avançados?  


POSITIVO

Defesas Esquerdo
Rejuvenescimento. Mantendo-se Grimaldo o jovem regressado Yuri Ribeiro pode ser uma "mais-valia" face à veterania de Eliseu. Este merece ser homenageado no novo relvado. 

Defesas Centrais
Os quatro centrais - Jardel, Rúben Dias, Conti e Lema - podem ser os Quatro Gigantes a fechar a pequena-área do Glorioso guarda-redes.

Médios-ala Direito
Com Rafa, Heriberto, Salvio, até Pizzi há qualidade suficiente para uma longa temporada. Mais os "jovens" que podem surpreender.

Médios-ala Esquerdo
Deste lado são Cervi, hipótese João Félix, ainda Zivkovic como alternativa. Há qualidade acima da temporada passada.

SEMELHANTE

Médios-centro (ofensivos)
O Benfica estava bem servido e bem servido está!

Conclusão: O Benfica não está pior, está melhor, mas pode não estar muito melhor! Terá o suficiente para inverter 2017/18?

Alberto Miguéns

2 comentários
  1. Um dos novos avançados devia ter ficado com o "9". O "7" é do Samaris... Vai sair?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim!

      O 7 deve estar prometido ao Bernard caso venha.

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: