Quando há jogos destes, entre o Benfica e o Sporting CP e o FC Porto ou outros encontros repetidos em Portugal ou do "Glorioso" frente a adversários estrangeiros com mais frequência logo aparecem "artigos cogumelos" em jornais, programas de televisão ou na internet a anunciar agora situações centenárias que nunca ocorreram ou não ocorreram com os pormenores que descrevem. O texto em causa é este (clicar) e não havendo paciência nem necessidade (ver NOTA FINAL) fica apenas a denúncia de duas mentiras e a consequente reposição da verdade. Muito das incorrecções que abundam ciclicamente a propósito destes jogos devem-se mais ao «jornalixo» (procurando o burlesco e o sensacionalismo) que ao jornalismo (informando com rigor).
O que se passou (utilizando uma transcrição rigorosa feita da página 2 do jornal "Os Sports" publicado em 12 de Dezembro de 1907):
História do Sport Lisboa e Benfica 1904/1954; I Volume; página 66; Mário de Oliveira e rebelo da Silva; 3.º fascículo; Lisboa; Março de 1954; edição dos autores |
Ora se isto foi o que se passou (desmentindo o que "querem", em 2018, que se tenha passado):
Alberto Miguéns
NOTA FINAL: Há muito que está previsto fazer a evocação desta data (1 de Dezembro de 1907) e deste jogo (Primeiro Dérbi de Lisboa) neste blogue, mas no dia 1 de Dezembro têm ocorrido sempre outros acontecimentos que têm inviabilizado essa publicação que terá vária documentação de Dezembro de 1907 pois, felizmente, o jogo e os acontecimentos estão bem documentados. Aliás já foi anunciado neste blogue para 2017 (clicar) pois seriam os 110 anos, mas nesse dia o Benfica jogou frente ao FC Porto.
Talvez em 2018 (111.º aniversário desse jogo) embora data "problemática" por ser sábado de jogos!
Fico sempre abismado com preguiçosos e mentirosos. A ignorância cura-se se houver vontade de aprender mas a má-formação e a mentira por opção deliberada são muito mais complicadas de curar. É recorrente esta sofreguidão verde de tentar mentir sobre factos bem estabelecidos e de colocar nos outros os seus próprios defeitos. Ignorância ou mentira dá sempre em figura triste.
ResponderEliminarGastassem eles tempo e recursos em tentar revelar melhor a sua própria história da fundação e dos primeiros dias como tentam aldrabar a história dos outros que os incomoda por ser tão Gloriosa.
Muito bom texto. E que um dia destes tenhamos o prazer de saborear esse texto-pitéu sobre o primeiro de todos os dérbis.
Obrigado e Viva o Sport Lisboa e Benfica!
Mas que grandes vigaristas! É que não há pachorra!
ResponderEliminarO Sporting ganhou 2-1 ao Sport Lisboa
ResponderEliminarAnónimo da treta
EliminarOs leitores deste blogue sabem ler e não são anónimos. O SCP ganhava por 1-0 ao intervalo e não ficaram no balneário à espera que o temporal terminasse impedindo o início do segundo tempo. Entendes?
Saudações do Tetracampeão
Alberto Miguéns
Mais uma serradura do Serrado!
ResponderEliminarCarissimo Sr.Alberto,onde posso consultar o livro "História do SPORT LISBOA E BENFICA 1904-1954"??Saudações gloriosas!!!!!
ResponderEliminarCaro Benfiquista Amaral
EliminarNa Biblioteca Nacional, Campo Grande, em Lisboa.
Gloriosas Saudações
Alberto Miguéns