SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

29 abril 2018

Em Defesa de Luisão

29 abril 2018 5 Comentários
OS NÚMEROS DELE COM O "MANTO SAGRADO" SÃO A MELHOR DEFESA MAS A PASSAGEM DO TEMPO É INEXORÁVEL E NO FUTEBOL CHEGA MAIS CEDO.



O capitão está pesado e com a idade (nascido em 13 de Fevereiro de 1981, com 37 anos e dois meses) mais lento. Ontem (ao jogo n.º 51) ainda foi vítima de ter estado parado (sem jogar em competição desde o jogo n.º 31, a derrota para a Taça de Portugal, frente ao Rio Ave FC, em 13 de Dezembro de 2017, quando saiu lesionado a um minuto do início do prolongamento). 





Pior. Com a ausência de Fejsa a cobertura que este faz à zona de acção dos defesas centrais é de excelência. Samaris até se esforça mais que Fejsa para tentar fazer o mesmo mas não são funções para que está dotado. É um médio de características ofensivas e não defensivas. Desenrasca. Certamente que Fejsa a nível ofensivo é pior que Samaris a nível defensivo. O futebol a alto nível não permite andar no "desenrascanço". O CD Tondela é inferior mas num jogo como é o Futebol em que se joga num espaço enorme para tão poucos jogadores - 20 em quase um hectare (mil metros quadrados) - embora encurtados pelas duas linhas de "fora-de-jogo" um treinador que perceba da função consegue explorar essa fragilidade.


O "calcanhar de Aquiles" do Benfica esteve muito na ineficácia defensiva do triângulo Rúben Dias - Jardel - Fejsa, ou seja, na ausência dele. Depois é um somatório de dificuldades no resto do campo, afectando a capacidade e discernimento dos restantes - quando Luisão - Rúben Dias e Samaris não conseguem ser consistentes. 



O tempo do capitão está a chegar ao final. Como Benfiquista agradeço-lhe o muito que ofereceu ao Clube e como honrou o "Manto Sagrado". E desde já afirmo que não gostei de algumas das suas atitudes mas sempre as compreendi pois assumir Ser Glorioso Capitão é ser líder e respeitado. E ele foi (e é!), tendo que por isso, algumas vezes, de insultar-«me» pertencendo eu a um todo. Fez bem porque o Benfica ganhou. E isso é o mais importante. Importantíssimo.



Obrigado Luisão. Se continuares que consigas superar-te. Se não ocorrer, foste um dos futebolistas que marcou uma década do futebol no Benfica. Há um antes e um depois de Luisão. Entre 2008/09 e 2017/18.



Eternamente agradecido,

Alberto Miguéns

NOTA: Mais um!



5 comentários
  1. Luisão foi sem dúvida um grande capitão.
    Suponho que estaria à espera do seu tempo. E o seu tempo continuaria se continuássemos a ser campeões. Teríamos um líder de balneário e ele enriqueceria o seu palmarés.
    Mas para mal dos nossos pecados, o nosso tempo de vitórias sucessivas chegou ao fim, bem como o tempo dele.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Luisão foi muito grande no Benfica !... Foi Campeão 6 vezes e nunca o esqueceremos , dai que fiquei muito triste por o terem Humilhado , pois nunca deveria ter jogado , os Golos são todos pela sua Incapacidade de os Evitar e aqui a culpa não é dele mas do Treinador que nem um Esteio lhe pôs para o ajudar , que seria Fejsa e nunca Samaris uma Tristeza este Vitória para jogar com os Pés tapados em Alvalade destapou-os com o Tondela como se os Pontos do Tondela não tenham o mesmo Valor que os do Sporting !... Agora não acredito no 2º lugar depois do que vi ontem , deitaram fora 50 milhões !... Para quê poupar ?... Afinal Perdeu-se !... Como diz o ditado ( Vai-te Ganho que me dás Perca )!...

    ResponderEliminar
  3. Aonde estao os putos da cantera. se há oportunidades esta seria uma das boas, Luisao foi um pilar um capitao dos melhores mas o tempo nao perdoa, tem que sair pela porta grande merece isso, Rui Vitória um dos melhores condutores de Homens mas o resto esperar pela magia dos jogadores, quando ela nao aparece fica perdido, como tem acontecido quase sempre erros nas escolhas dos jogadores em baixo de forma.
    NOTA: Quando fomos atacados deveríamos atacar com todas as armas au nosso alcance ara a nossa obrigação ( DIRECÇÃO ) mas fomos comidos de CEBOLADA.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito deste texto. Há que agradecer ao Luisão, sabendo que o seu tempo de jogador chegou ao fim. Talvez lhe possa ser atribuído um lugar na estrutura do clube.

    ResponderEliminar
  5. É necessário fazer a frio uma reflexão cuidada do que aconteceu ontem.

    Para mim acabaram ontem alguns ciclos. É chegado um tempo de renovação mais alargada.

    Outros terão outra opinião mas o que interessa é que quem de direito saiba fazer a reflexão necessário e ser consequente. Esperar que a crueza inevitável do futebol venha a ornar ainda mais evidente o que que ontem se viu, poderá custar mais uma época de insucessos. Ninguém sairá diminuído por reconhecer que uma vez mais é necessária uma renovação mais alargado no plantel e na orientação técnica do SL Benfica. Em breve será tempos e decisões. Ser racional e tomar as decisões adequadas apenas virá em benefício do Clube.

    O Clube acima de todos

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: