SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

20 fevereiro 2018

Glorioso Râguebi: Nada Que Não Se Esperasse

20 fevereiro 2018 1 Comentários
COMO ERA PREVISÍVEL O BENFICA NÃO CONSEGUIU A MANUTENÇÃO REGRESSANDO AO SEGUNDO ESCALÃO.




Agora é não estar mais de uma temporada na I Divisão. Há que em 2019/20 estar de regresso à Divisão de Honra para ficar...

Já aqui neste blogue foram feitos dois textos
Que indicavam que seria esta a situação mais provável face às características da modalidade. Os textos foram publicados em: 29 de Outubro de 2017 (clicar) e 11 de Outubro de 2017 (clicar) e não vou repetir os argumentos evocados, embora reserve para o final da temporada um balanço desta temporada - a consecutiva desde 1924 - e a interpretação pessoal acerca do que pode e não pode ser o Glorioso Râguebi e como uma má abordagem dá sempre maus resultados a menos que se confie na sorte.

Vamos ao jogo que foi decisivo no último sábado
Que atirou o Benfica para o segundo escalão. O encontro era decisivo para os dois clubes. O anfitrião porque só a vitória permitia sonhar com o segundo lugar - e o próximo jogo em Montemor-o-Novo vai ser decisivo - o lugar na classificação que permitirá discutir a permanência no principal escalão com o vencedor do segundo escalão pois o Râguebi é tão sui generis que, em várias épocas, não há promoções e despromoções directas para proteger os «Oito Grandes». O SL BENFICA mesmo tendo escassas possibilidades jogava as últimas três jornadas para fazer o pleno (três vitórias) tentando ainda bonificar pontos ofensivos ou defensivos para ascender ao segundo lugar quando está em quarto.


Resta esperar que o Benfica
Consiga o terceiro lugar o que não vai ser fácil recebendo o CDUP no estádio nacional (com entrada livre). À Benfica!


A maior surpresa começou logo de início
Nunca tinha ido ao campo das Olaias ver um jogo e qual não é o espanto que numa modalidade amadora é necessário pagar cinco euros para ver o jogo. Era o que mais faltava. Nada como vê-lo através da rede que está no topo do campo. O Benfica começou desde cedo a sofrer mas depois até fez um bom jogo - chegou a estar em vantagem - e só terminou o primeiro tempo a seis pontos (em vez de um) porque na última jogada a oval ressaltou no relvado natural e, estando ao alcance de um Glorioso, foi parar direitinha às mãos de um adversário que fez à vontade o ensaio. No pontapé de conversão escreveu-se direito com a oval a bater nos dois postes e a cair dentro de campo inviabilizando mais dois pontos.

Segunda parte: Sem argumentos
O poderio físico, principalmente nas formações, ilustraram bem a debilidade do plantel do Benfica. O jogo passou-se quase todo no meio-campo do Benfica e mesmo quando colocava a bola nas formações os adversários tinham capacidade para empurrar os râguebistas do Benfica que tentavam, num esforço monumental sentindo-se empurrados, entre as pernas colocar a oval fora para ser recolhida.



Como no topo do campo de râguebi está um sintético de futebol de sete
E estava ocupado com adolescentes a jogar futebol ou râguebi com as ovais que lá iam caiando questionados a maior parte respondeu que era do Benfica mas nunca jogariam râguebi no Benfica. Só no Técnico! Pois...

Os fracos não são os que perdem...
São os que desistem para não perder!

LISTAGEM TOTAL DE TROFÉUS
Campeonato
Nacional (59)
T
Taça de
Portugal (56)
T
Supertaças
(30)
T
CDUL
20
SL BENFICA
10
GD Direito
11
GD Direito
11
AE IS Agronomia
10
GDS Cascais
5
SL BENFICA
9
CDUL
9
AE IS Agronomia
5
GDS Cascais
7
GD Direito
8
CF “Os Belenenses”
3
CF “Os Belenenses”
6
As. Acad. Coimbra
6
CDUL
3
As. Acad. Coimbra
3
GDS Cascais
4
As. Acad. Coimbra
2
AE IS Técnico
2
AE IS Técnico
4
AE IS Técnico
1
AE IS Agronomia
1
CF “Os Belenenses”
3
CDUP
2

É preciso assumir responsabilidades e entender a realidade

Nenhum dos «Oito Grandes» pode estar quatro anos no segundo escalão e muito menos quando o campeonato não é composto só por oito clubes. Quando tem 10, 12 ou 14 os «Oito Grandes» têm de estar. Quando são oito um terá de descer - não havendo jogo de passagem como existe na presente temporada - mas depois terá de regressar na época seguinte. Ora o "Glorioso" foi despromovido num campeonato de dez clubes e esteve quatro temporadas. E tudo foi premeditado pelos dirigentes do Benfica. Eu ouvi e se ouvi acredito. Havia que descer para haver um ano zero -foi o que disseram - que durou quatro anos zero. Gentinha boçal que causa asco! Que vão definitivamente para as teletascas! E fiquem por lá!


O que mais confunde quem até pouco sabe destes assuntos
É perceber que quem dirige vive de ilusões ou quer iludir. Se há modalidade onde não se pode garantir, minimamente nada, é esta. Quanto mais pensar que pode ser a segunda modalidade colectiva do Clube. No Râguebi português é impossível transferir jogadores. Nem com uma pipa de ma$$a. Os râguebistas jogam nos clubes dos pais ou para onde os amigos os levaram e os filhos vão para a formação dos clubes com tradição na família. O Benfica até na formação tem os plantéis nos grupos B (segundo nível) porque todos os clubes fazem formação e têm a "montra" do primeiro escalão para incentivar os mais novos. Era preciso o Glorioso "descobrir a pólvora" para conseguir iludir a formação dos outros grandes clubes da modalidade em Portugal. E que são oito contando com o Benfica. Os seis que disputam o título mais o AEIS Técnico e o SL BENFICA. Os únicos que conquistaram troféus de âmbito nacional e o CDUP nunca foi campeão nacional vencendo uma Taça de Portugal. Dizer isto é viver noutro "Planeta" (clicar para a notícia do jornal Record).



Vamos Benfica!

Alberto Miguéns

1 comentários
  1. Gosto de ver rugby, é aquilo a que se chama o desporto dos cavalheiros, mas...
    fora do campo há muito pouco cavalheirismo.
    O Rugby sofre em portugal do mesmo que sofrem todas as modalidades do país, falta de praticantes (com a excepção do futebol) tudo o resto tem falta de praticantes, instalações, publico e principalmente dinheiro.
    O Benfica fala à anos da casa do Rugby mas, para já, nada, agora é o centro de estágio das modalidades, vamos ver o que trará de bom, mas o problema continua a ser o mesmo, falta de praticantes, publico e infraestruturas e claro está dinheiro.
    um pais de 10 milhões de habitantes, com um tempo excelente durante mais de 2 terços do ano e as nossas escolas continuam a ignorar o desporto escolar.
    Voltando ao assunto base, é dificil ter uma equipa vencedora sem investimento, ou se contratam os melhores (estilo equipa feminina de futebol do sporting e do braga) ou então apostar em força na formação perceber que durante 10 anos iremos andar a ver navios mas fazendo parcerias com equipas mais pequenas por todo o pais como se faz com os CFT's no futebol!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: