SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

02 fevereiro 2018

Agora Querem Criar Outro "Calabote"

02 fevereiro 2018 7 Comentários
A FACILIDADE COM QUE SE ACHINCALHAM PESSOAS PARA ATINGIR O "GLORIOSO" MERECIA UMA TESE DE DOUTORAMENTO. DESTA VEZ TOCOU A SILVESTRE ROSMANINHO.



Nestes tempos em que se fazem teses a propósito de tudo e de nada estes revisionismos avariados mereciam uma ou várias. Há dias - poucos - recebi o seguinte comentário de um leitor.
Lido o texto logo de percebe à primeira que alguém do FC Barreirense quer apanhar o cavalo do SCP a propósito de considerar os Campeonatos de Portugal antecessores do Campeonato Nacional ao contrário do que considerou a FPF em 1938. E como o FC Barreirense nem sequer conquistou nenhum Campeonato de Portugal, mas foi à final em duas edições (1929/30, com o Benfica e 1933/34, com o Sporting CP), «pegou» numa delas - a conquistada pelo Benfica - e inventou que foi espoliado do título. O texto que servirá de base ao tema de hoje - o que estão a ler que assim até é mais uma espécie de esclarecimento - tem tantas incorrecções que mais parece um delírio, quase 88 anos depois, que outra coisa. Se encalhasse nele num "passeio pela internet" nem mereceria tempo gasto, mas tratando-se de um leitor merece tempo ocupado. Há erros demasiado grosseiros para merecerem grande destaque e por isso nem vou fazer pesquisa extra, mas apenas utilizar o que tenho aqui por casa. O texto é este e vou desmontar três mentiras entre várias.
(já agora fica aqui o Facebook do Barreirense)


Vamos aos três delírios:


1. O jogo foi mesmo em campo neutro. Foi no recinto do Sporting CP. O "Glorioso" jogava a cerca de três quilómetros, no estádio das Amoreiras. É mentira que o FC Barreirense fosse jogar a final no estádio do Benfica. Eis o jogo, historiado e descrito, em 1942, por Ricardo Ornelas.


Vinte Anos de Football em Torneios da Federação 1922 - 1941; Páginas 26 a 28; Compilação de Ricardo Ornelas; Edição de "Os Ridículos" de Rebelo da Silva; 1942; Lisboa

2. Estava suspenso pela AFL mas o Benfica recorreu, foi-lhe dada razão e João de Oliveira só cumpriu castigo nos jogos organizados pela AFL. No Campeonato de Portugal, organizado pela FPF, só não fez os nove encontros, mas apenas cinco (o primeiro em 24 de Abril (segunda mão dos oitavos-de-final) e a final a 1 de Junho, por que nos outros quatro estava lesionado. É mentira que fosse "amnistiado" apenas para jogar a final. Eis Mário de Oliveira a escrever acerca do que ocorrer e originou o castigo:


História do Sport Lisboa e Benfica 1904 - 1954; Volume II; 13.º fascículo; página 26; Mário de Oliveira e Rebelo da Silva; edição dos autores; 1955; Lisboa

3. Silvestre Rosmaninho jogou toda a década de 20 no Casa Pia AC. Iniciou-se no Benfica , mas no Verão de 1920 desertou do "Glorioso" com cerca de uma vintena de futebolistas (das quatro categorias) para fundar o Casa Pia AC. Mentira comprovada. Eis a equipa campeã, em 1920/21, do Casa Pia AC que tirou o título ao Benfica. De dois modos. Em campo, durante 1920/21 e no palmarés, sucedendo ao Benfica, campeão regional, em 1919/20. 


Casa Pia Atlético Clube - Ateneu Casapiano 1920-1970; página 42; Viriato Camilo; Biblioteca  Museu Luz Soriano; Agosto de 1955; Lisboa

Quanto à fundação do CPAC por abandono do SLB. Resultado n.º 1: O SLB campeão regional em 1919/20 privado de alguns dos seus melhores futebolistas perdeu o título, em 1920/21, para o...Casa Pia AC. Não sei se uma «traição» em 1920 pode ser considerado «caso de amor», dez anos depois, em 1930. Resultado n.º 2: Durante a década de 20, raros eram os jogos, entre o Casa Pia AC e o "Glorioso", em que não existiam desacatos. Por isso está-se mesmo a ver que, em 1930, os Benfiquistas adoravam o Casa Pia AC e Silvestre Rosmaninho que voltara costas ao Benfica, em 1920, era um dos melhores árbitros portugueses (clicar para este excelente texto) ia logo beneficiar o Benfica e prejudicar o FC Barreirense de modo tão vil que não há quem tenha descrito nada no dia seguinte ao jogo! 

Em tempos já se escreveu acerca desta final mas contando a verdade e valorizando o adversário. Foi também publicada uma digitalização da crónica do jogo do jornal "Os Sports" de 2 de Julho de 1930 (clicar)

Desse longo texto (profusamente ilustrado) destaco o seguinte:



É esta a diferença da Cultura Benfiquista. Elogiam-se os adversários (quando o merecem) e não se inventam desculpas (quando não existem, por isso, esfarrapadas) para justificar fracassos!

Alberto Miguéns
7 comentários
  1. Mais um belo pedaço de história GLORIOSA.

    ResponderEliminar
  2. Já em tempos, num blog afecto ao FCB, tinha lido alguma "indignação" relativa a este jogo. Por isso nem sequer estranho este novo episódio de ressentimento com décadas de bolor. Ainda assim confesso que estou boquiaberto com o uso uma argumentação tão parva e falha de verdade história f-a-c-t-u-a-l. Parabéns ao Alberto que neste texto desmonta com todo o mérito esta parvoíce ressabiada.

    É impressionante a facilidade com que as pessoas apresentam os seus "casos" baseados em tantas inexactidões. Do que aqui se trata é de três erros grosseiros, sendo que o primeiro e o terceiro são mesmo algo de indesculpável.

    Uns não conhecem nem procuram conhecer, outros ouvem e reproduzem uma verborreia conveniente para combater "ódiozinhos de estimação", outros ainda truncam, inventam e abandalham factos. Haverá limite para a ignorância, a estupidez e a desfaçatez?

    Estou mesmo a ver que um dia destes estão aí outros clubes "ressabiados" a fazer uso de mais deste tipo de "argumentação" para decretar o rapinanço dos títulos do SLB. Criou-se a ideia que este ruído mediático à volta do nosso Clube torna oportuno uma espécie de "fartar vilanagem". NÁO! O SLB tem muita gente com dois dedos de testa e sabe perfeitamente desmontar estas palermices bolorentas e "ressabiadas". E mais importante o revisionismo pode tentar mas a verdade dos factos jamais pode ser alterada. Siga!

    ResponderEliminar
  3. É importante desmascarar tanta imprecisão, com documentação da época!!
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Caro Alberto:
    Por favor e enquanto o S.L.B. não organizar devida e seriamente tudo o que tem a ver com a sua história, não se "reforme"!
    Ou quem irá defender o Glorioso de ataques soezes como este?
    Algum tarefeiro tricolor?
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  5. Excelente relato de um episódio da nossa gloriosa história e mais uma foto do meu trisavô.
    Mais uma vez obrigado caro Alberto por este projeto de enorme benfiquismo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Enfim, futebol Português no seu registo habitual.
    Felizmente há sempre quem facilmente desmonte estas tentativas de reescrever a história.
    No caso dos 4 campeonatos reivindicados pelo Sporting, espero que não haja a tentação dos responsáveis por permitir adulterar a historia da competição.

    Mas até vim aqui mais comentar mais pelas magnificas imagens colocadas neste post.
    Os 3 cromos do topo e a imagem do Casa Pia,na parte de baixo são pura arte ao serviço do futebol de outros tempos. Nem tanto pela qualidade do traço mas sim pela ideia de movimento que transmitem. Imagens simples mas belas.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: