SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

28 dezembro 2017

Onde Fica...Carcavelinhos?

28 dezembro 2017 3 Comentários
FICAVA EM ALCÂNTARA (DE LISBOA) E AGORA É UM DOS CLUBES QUE DEU ORIGEM AO ATLÉTICO CLUBE DE PORTUGAL.



Pois o Carcavelinhos FC tem uma virtude - entre muitas - ao conquistar o primeiro Campeonato da II Liga (1934/35) e o primeiro campeonato com o nome de Campeonato Nacional da II Divisão (1938/39). Ora, as competições têm um pormenorzinho que "entalam" a teoria do Sporting CP de que as "Ligas eram experimentais" e não são campeonatos nacionais. Os troféus são idênticos. Porque razão a FPF continuou a dar a mesma configuração ao troféu do Campeonato Nacional da I e da II Divisão com o mesmo modelo do troféu do Campeonato da I e da II Liga?

O troféu do campeonato da 2.ª Liga em 1934/35!



O troféu do campeonato nacional da II Divisão em 1938/39!



E o Carcavelinhos FC também conquistou o Campeonato de Portugal em 1927/28. E o troféu não engana. É idêntico aos troféus da Taça de Portugal.

O troféu do campeonato de Portugal em 1927/28!



A placa de identificação no troféu é explicita tal como a pequena placa que está colocada na base de madeira do troféu original do Campeonato/Taça de Portugal.




Como é possível fazer de um "não assunto" desde 1938/39 assunto em 2017/18?

Alberto Miguéns

NOTA: Especial agradecimento ao Atlético CP por ter há uns anos deixado fotografar alguns dos seus principais troféus. E o Atlético CP é um dos clubes com melhor palmarés no Futebol e eclectismo em Portugal. Quer como ACP quer contabilizando os troféus e títulos do Carcavelinhos FC e do União Futebol de Lisboa.
3 comentários
  1. Caro Alberto,
    Sugiro que os benfiquistas ajudem a comissão de especialistas e a FPF a verem o óbvio.

    Nesse sentido, sendo o Alberto o verdadeiro catedrático nesta matéria, peço-lhe que, baseado nos seus inúmeros artigos bem explícitos sobre esta matéria, possa contruir uma espécie de minuta para que os benfiquistas e demais defensores da verdade desportiva e da memória histórica possam enviar para a FPF com conhecimento da imprensa desportiva e da Secretaria de Estado do Desporto, a fim de não ser permitido reescrever a história quase 80 anos depois! Bem bastou o embuste da fundação dos andrades!

    Saudações Benfiquistas e obrigado desde já.

    ResponderEliminar
  2. São os troféus que decidem as competições ou as competições que decidem os troféus? Quantas "orelhudas" existem em Portugal? Uma. Só o FCPorto de Mourinho foi campeão europeu? Mas existem dois troféus do FCPorto iguaizinhos que não são da mesma competição - Taça Uefa e Liga Europa. Quantos formatos já teve o troféu de campeão em Portugal? E a taça da Liga? Só porque a Taça Portugal foi usada para mais de que uma competição não significa que a competição seja sempre a mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui Berreto

      Está certo e tira a conclusão errada.

      A Liga dos Campeões é exactamente igual à Taça dos Clubes Campeões Europeus e então comparando esta de 1991/92 e a de 1992/93 quase a «papel químico». são a mesma competição com nomes diferentes como o Campeonato da I Liga e o Campeonato Nacional da I Divisão.

      A Taça UEFA de 2002/03 é exactamente igual à Liga Europa de 2010/11 pois são a mesma competição com nomes diferentes. Exactamente o que ocorreu com o Campeonato de Portugal que passou a Taça de Portugal.

      Curioso porque tudo leva a pensar que se o Campeonato de Portugal tivesse seguimento como Campeonato Nacional da I Divisão o troféu seria idêntico, mas não. É igual ao do Campeonato da I Liga. Seria que também foi uma experimentação durante quatro épocas para perceber se as pessoas gostavam do troféu?

      É que nem criaram novos troféus em 1937/38. Limitaram-se a continuar a entregar o que era hábito. Para a Taça de Portugal o troféu do Campeonato de Portugal. Para o campeonato nacional da I Divisão o troféu do campeonato da I Liga. E para o campeonato nacional da II Divisão o troféu do campeonato da II Liga (este apenas é ligeiramente mais pequeno que o da I Liga/I Divisão).

      Ainda bem que colocou uma questão transviada, mas que permite concluir que a FPF e a UEFA estão de acordo. Ao alterar a designação das competições como mantêm que é a mesma mantêm os troféus.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: