SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26 outubro 2017

O Benfica na Criação do FootBall Association

26 outubro 2017 2 Comentários
UMA ESPÉCIE DE ENVIADO ESPECIAL DESTE BLOGUE A LONDRES FOI À TABERNA DOS MAÇONS E CAPTOU O MOMENTO.



Colocou o Glorioso Cachecol e tirou um "boneco" (como dizia o saudoso Roland Oliveira) no local (mais ou menos) onde foi decidido entre outras Regras para jogar, mais ou menos estas proibidas durante o jogo (as mais interessantes ou não fosse o...proibido afrodisíaco):



1. Deixar de utilizar os membros superiores para controlar a bola, excepto para o jogador que estivesse mais perto da baliza - goal (dois postes com oito pés de altura distanciados 24 pés);

2. Não poder fazer cargas violentas: tropeções, empurrões, placagens ou rasteiras (excepto carga com o ombro pois demonstrava poder físico e destreza entre jogadores);

3. Cada goal (golo) valia um! Vencia o jogo a equipa que marcasse mais golos. Se tal não acontecesse terminava empatado equivalendo-se as equipas/clubes até ao próximo confronto;

4. Os clubes/as equipas de onze futebolistas podiam lançar reptos (desafiar) outros/outras para jogar cabendo aos desafiados acordar o dia, hora e local para defrontar os desafiantes;

5. O resultado do jogo só seria validado se o derrotado não pedisse desforra. Se pedisse e não fosse atendido o jogo era considerado inválido. Se acedesse - como devia - contaria como resultado final o acumulado nos dois encontros. 


Eis de uma forma simples - naquela época, apenas um rectângulo dividido em dois quadrados - aquele desporto que nasceu, em 26 de Outubro de 1863, há precisamente 154 anos completados hoje, e que nos apaixona. O desporto que fez surgir e engrandecer um clube nascido mais de 40 anos depois de inventado o Futebol, num país longínquo, embora Portugal fosse uma espécie de uma quinta das traseiras inglesa. O Ultramar para os "Donos do Mundo no século XIX".

E cá estamos, quase 114 anos depois da criação do "Glorioso" e 154 anos depois da invenção da modalidade, a honrá-la...honrando-nos!

Alberto Miguéns

NOTA1: Quem quiser saber mais - até mais do que eu - que percebo pouco de inglês é fazer o favor de (clicar para wikipédia inglesa)


NOTA2: E agradecimento especial para o nosso 0036 - Zé Rosário ao Serviço de Sua Majestade o "Glorioso", autor da fotografia (clicar)
2 comentários

Artigos Aleatórios

Apoio de: