PENSO QUE LOGO NO INÍCIO DESTE BLOGUE COMPROMETI-ME A DEMONSTRAR - E TENHO IDEIA QUE NUNCA O FIZ - QUE ERA FALSO A ESTAFADA FRASE:
Quando o Benfica ficou sem campo (o das Amoreiras, em 1939) o Sporting CP emprestou o dele ao Benfica!
Isto pressupunha que o Sporting CP tinha abandonado o Campo 28 de Maio para jogar no estádio do Lumiar, em 1937, e o Benfica depois de expropriado do Estádio das Amoreiras, para construção da autoestrada para o viaduto Duarte Pacheco e prolongamento ao Estádio Nacional, ficando sem campo, aceitou a oferta do Sporting CP de um espaço que estava desocupado há duas épocas. Nada disso.
O Lumiar-A era o estádio do clube da empresa CUF - Companhia União Fabril, que por impossibilidade legal de usar o nome comercial tomou a designação (espertalhona) de UFC: Unidos FC.
Lembro-me de dizer que o faria quando conseguisse provar que o Benfica pagava arrendamento pelo campo e não que este estava cedido graciosamente num gesto de boa vontade. E que o senhorio era a Câmara Municipal de Lisboa. Eis a prova do pagamento.
(clicar em cima para obter melhor visualização)
Relatório e Contas da Gerência de 1942-43 e Parecer do Conselho Fiscal; página 10; Aprovado pelos associados do Sport Lisboa e Benfica em 4 de Setembro de 1943 |
O Benfica inaugurou o Campo na simbólica data do 5 de Outubro de 1941, pagando pelo arrendamento 600 escudos por mês (7 200 escudos por ano) à Câmara Municipal de Lisboa. Além de alterar o nome. Deixava de ser Campo 28 de Maio e passava a apenas Campo Grande.
A história que o SCP conta no seu portal é pura ficção (clicar) Porque resulta de um equívoco. O SCP nunca foi proprietário do campo. Era inquilino. Foi sempre inquilino, acabando a arrendar o espaço à CML. Quando saiu o proprietário era a CML, que tinha expropriado os terrenos - 50 metros para cada lado - do local onde seria construída a futura Segunda Circular. O SCP ao alugar o estádio do Lumiar deixou de pagar a renda mensal em 1937, o campo ficou abandonado e devido à expropriação das nossas Amoreiras o Ministério das Obras Públicas e a CML acordaram que até solução definitiva o Benfica ocuparia o antigo campo onde jogara o SCP mediante o pagamento de uma renda mensal. O Sporting CP não podia emprestar o que não era dele!
Sábado? Vamos Benfica!
Alberto Miguéns
NOTA: O Sporting CP foi inquilino do Lumiar até 1946. Só neste ano comprou o espaço. Até 1917 o SCP jogou num espaço decido pelo Visconde de Alvalade - Sítio das Mouras, depois denominado Lumiar-A quando passou a ser utilizado pelos Unidos FC Lisboa (CUF Lisboa) - terrenos herdados pelo patrono da CUF após casamento com uma descendente do Visconde de Alvalade. O SCP entre 1917 e 1937 jogou num espaço alugado, primeiro à família Pinto da Cunha e depois à CML pelos motivos anteriormente justificados. Entre 1937 e 1946 alugou o estádio do Lumiar à Empresa de Eventos Desportivos do Stadium de Lisboa. Em 1947 comprou o espaço, remodelou-o (de madeira para alvenaria) e em 10 de Junho de 1956 inaugurou o estádio em betão que foi desmantelado para fazer o actual. Onde o SLB se prepara para vencer no próximo sábado. Estas notas foram retiradas da obra "História e Vida do Sporting Clube de Portugal", da autoria de Eduardo Azevedo, avô materno do actual presidente do clube.
Catrapum! Mais um eficaz esclarecimento da verdade histórica. O SLB andou sempre com a casa às costa com senhorios que colocavam as rendas em níveis incomportáveis ou com o Estado a obrigar-nos a sair dos terrenos quer para fazer estradas efectivas (Amoreiras) quer para fazer ruas que afinal levaram décadas para concretizar (Sete Rios).
ResponderEliminarNão tivesse o SLB necessidade de andar a investir sistematicamente na criação de infraestruturas em terrenos de outros... Seguramente com casa própria ou com senhorios mais gentis como os que o SCP terá tido, teríamos com certeza investido mais nas nossas equipas de futebol.
Com este potente farol, jamais me perco nos labirintos da nossa gloriosa história!!!
ResponderEliminarTens razao Viriato. Com o Miguens à frente não precisamos de candeia, estamos sempre iluminados. Obrigada Miguens.
ResponderEliminar