SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

22 novembro 2016

PROCURA-SE...

22 novembro 2016 12 Comentários
UM DESENHADOR. HÁ ALGUM TEMPO QUE ANDO À PROCURA DE UM GRÁFICO QUE CONSIGA FAZER UM EMBLEMA DO “GLORIOSO” QUE ESTEJA DE ACORDO COM O QUE OS ASSOCIADOS DO CLUBE DECIDIRAM EM ASSEMBLEIA GERAL E QUE RESPEITE A TRADIÇÃO DE 1904.


Não tenho conseguido. Se aí desse lado houver algum ou alguém que conheça quem possa fazê-lo agradecia. O objectivo é alterar a página inicial do blogue colocando-o no espaço à direita no topo. Com a devida identificação pois trata-se de assinatura de artista:


Limites
A ideia é estrear o topo do blogue até 28 de Fevereiro de 2017. Deve obedecer ao Regulamento Geral do Clube aprovado pelos associados e que publico:

 (clicar em cima do texto para melhor a qualidade da visualização)



Adenda
Além disso pelas informações que fui obtendo no tempo, desde os anos 90 até hoje, há duas notas:

1. A Águia tem as garras assentes na faixa com a legenda/lema - «E PLURIBUS UNUM» - e as asas abertas para dar uma ideia de dinâmica a um emblema (que é estático, como é óbvio). O objectivo está descrito na História do Clube 1904/1954 de Mário de Oliveira e Rebelo da Silva. Composição como símbolo de elevação de propósitos na ânsia de subir para o Céu (sem limite) os valores do Clube. A Águia nunca poderá estar pousada, a descansar, vulnerável, de asas abertas, em cima de um pneu com as patas escancaradas. Terá de significar sempre essa ânsia de subir mais alto, mais forte e mais depressa. A ideia dos nossos pioneiros – fundadores e primeiros aderentes - foi essa e nunca encontrei nenhum Benfiquista, desde os anos 90, que conhecendo a Ideia de 1904 não concordasse com ela;

2. As penas de vôo (as rémiges) são onze em cada lado das asas. Porque são onze os futebolistas de cada lado. A ideia em 1904 era essa mas foi-se perdendo por alterações no emblema por quem não conhecia (nem teve interesse em saber) o significado. Não há brasões ou emblemas feitos ao acaso. Há sempre um significado em que cada pormenor são sempre porMaiores simplificados, por isso simbólicos. E em 1904 muito para lá do aspecto gráfico ser agradável ou não, que era secundário. Actualmente, no século XXI, há que ter outras preocupações estéticas. Seja como for, o que se pretende é manter os princípios dos nossos pioneiros dando-lhe a modernidade que 113 anos de sucesso generalizado exigem.



Espero que seja possível conseguir dotar este blogue de um emblema que respeite a tradição (de 1904) e os associados (respeitando as suas decisões em assembleias gerais).

Obrigado

Alberto Miguéns

NOTA: Terá de ser uma borla. Tenho recusado com insistência colocar publicidade neste blogue porque penso que o Benfica e o Benfiquismo não deve ser utilizado para esses fins num blogue feito por amadorismo que deve ser um acto de amor ao Clube. E isso não envolve dinheiro. Tendo em conta esse princípio não irei pagar essa proposta. A menos que faça como ao Master Groove. Uma «sopinha barata» de vez em quando!

NOTA (às 18:40): Este é o documento mais antigo que conheço com o emblema do Sport Lisboa e Benfica. Não está colorido. Nem este nem nenhum até aos anos 30. Foi necessário encontrar um descendente de um dos fundadores para saber as cores e a simbologia. Tive sorte!










12 comentários
  1. Entre tanto Benfiquista algum haverá - espero eu - que tenha capacidade, talento e vontade para fazer essa tarefa.

    Que apareça pois um blogue como este onde o Benfiquismo é tão bem respeitado e que está próximo das 4 milhões de visitas merece bem ser apoiado. E será uma ótima publicidade pois será reconhecido.

    E quem sabe, talvez inspire a nossa Direcção a fazer algo que faça finalmente cumprir o que está no Regulamento Geral do Clube.

    Ver a Águia a descansar na roda em vez de agarrar a faixa para a elevar aos céus aos mais altos desígnios é algo que me entristece. Não foi assim que foi imaginado pelos nossos Ases. A simbologia pode não ter importância para muita gente hoje em dia. Mas o respeito para com esses ases e pelo Regulamento Geral do Clube justifica que se faça algo.

    Boa iniciativa! Que apareça esse homem/mulher de talento e generosidade Benfiquista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Victor Carocha

      Agradeço o apoio e manifestação de desejo que seja possível concretizar esta iniciativa.

      Saudações TRIgloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Caro ALBERTO MIGUÉNS,

    Sou leitor assíduo do seu Blog e quero agradecer o seu esforço e empenho na defesa do nosso Glorioso Clube.
    Concordo inteiramente consigo na opinião de que o símbolo deve ser fiel aos desígnios dos Ilustres Fundadores do Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

    Após leitura do regulamento verifiquei que o símbolo que se encontra na extremidade direita dos símbolos acima expostos enquadra-se quase na totalidade do pretendido pelos nossos Fundadores.
    As excepções são: 1- as garras da Águia não estão assentes na faixa; 2 – os aros e raios não são de cor amarelo-dourado; 3 – o pneu não é de cor cinzento-prateado; 4 – o escudo possui um rebordo a branco que não devia de existir.
    Não será, por isso, necessário fazer grandes modificações relativamente ao símbolo já existente.

    “As penas de vôo (as rémiges) são onze em cada lado das asas. Porque são onze os futebolistas de cada lado. A ideia em 1904 era essa mas foi-se perdendo por alterações no emblema por quem não conhecia (nem teve interesse em saber) o significado.”
    Se me é permitido gostaria que esclarecesse as afirmações acima transcritas.


    Grato pela atenção,

    Vítor Figueiredo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Vítor Figueiredo,

      Eu não pretendo, nem posso, nem quero alterar o emblema actual. Ele é o nosso emblema, quer se goste ou não, no seu todo ou em algum pormenor. quem tem poder para alterar o emblema são os dirigentes eleitos pelos associados.

      Quero é ter no blogue um emblema ao lado do nosso que esteja de acordo com o Regulamento. até podia pôr-me a fazer um emblema à minha maneira. Há emblemas do Benfica feitos por desenhadores conceituados que têm o seu toque artístico, alguns com diferenças bem maiores em relação ao actual e muito para além do que está regulamentado.

      O que pretendo é colocar ao lado do emblema oficial um outro, mas o emblema do SLB será sempre o que as Direcções do Clube decidirem desde que os associados concordem (ou não discordem).

      Quando tiver esse emblema conto fazer um texto acerca da simbologia dos emblemas desde 1904 pois no final dos anos 90 tive a felicidade (e a sorte) de conhecer um filho de um dos 24 fundadores cujo pai (fundador) lhe explicou o que representava cada cor e cada símbolo. Esse filho de um dos fundadores ainda se encontra felizmente entre nós, apesar do seu estado de saúde, estar muito degradado. Gostaria de fazer o texto em seu agradecimento. Se não tem sido ele eu nunca perceberia o porquê dos cores e da simbologia dos emblemas iniciais até ao de 1929 (o segundo a contar da direita) da autoria de Stuart Carvalhais, amigo de Félix Bermudes.

      TRIsaudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      NOTA: Eu pessoalmente não gosto da fisionomia da Águia - gorda, de pernas abertas, patas de rã, bicos no corpo em vez de plumagem, asas esponjosas e um bico que parece um alicate turquez. Mas isso são gostos pessoais. Não é por isso que deixa de ser o nosso emblema. Mas não quer dizer que seja o emblema para sempre. Como vê no topo do blogue já mudou várias vezes. Repito. O que quero é um emblema de acordo com o Regulamento e que seja pretexto para contar o que me contou um filho de um dos 24 fundadores. Só isso!

      Eliminar
  3. Aplaudo a iniciativa!
    Que se faça chegar esta proposta à direcção.
    Saudações Benfiquistas.

    Gonçalo
    Castelo Branco

    ResponderEliminar
  4. Nos dois primeiros emblemas, a faixa que diz "de todos um" é azul e branca.
    Calculo que tenha sido a partir de 1910 que passou a ser verde e vermelha. Quais as cores que o Alberto acha que melhor "respeite a tradição (1904)"?
    Só pergunto pra ajudar a quem quiser participar porque eu não tenho jeito pra isso.
    Mas é uma dúvida que agora tenho, depois de olhar em pormenor para o nosso magnífico símbolo.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As cores estão definidas no Regulamento do Clube. No caso da flâmula (ou faixa) são as cores da bandeira portuguesa. Antes de 1911 eram azul e branco. Agora têm de ser verde e branco.

      A tradição de 1904 que se mantém no Regulamento é a Águia assente (dando ideia de elevar) o emblema para o alto e as onze penas em cada asa.

      TRIsaudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  5. O autor do Blog de Leste é designer gráfico e um benfiquista dedicado. Talvez ele esteja disponível.

    ResponderEliminar
  6. A primeira imagem usada neste post, que eu desconhecia, considero-a uma re-estilização perfeitamente actual e dentro dos parâmetros exigidos. Fiquei fã dela.

    ResponderEliminar
  7. Acho que os 5 emblemas que estão no topo da página omitem um outro que é importante. Acho mal. Trata-se do emblema do Sport Bemfica que se uniu ao Sport Lisboa.
    Vou enviá-lo por e-mail.

    ResponderEliminar
  8. Vou tentar, com calma, e da minha parte terá mesmo que ser com calma, mas se conseguir chegar a uma proposta, aviso. Entretanto, um abraço para o Alberto Miguéns e para o Master Groove.

    TriSaudações a todos!

    Márcio Guerra

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: