SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11 julho 2016

Ainda o Hino, Bermudes e Marinetti

11 julho 2016 0 Comentários
PARA DESENJOAR. IR AO CÉU E VOLTAR.




Como o nosso guarda-redes Chiquinho expressionou um dos maiores portugueses de todos os tempos. Com admiração pelo Benfica! Um génio: Mestre Almada Negreiros.




O mais recente texto de Manoel Barbosa

Pensava no texto-resposta ao pedido de Alberto Miguéns sobre eventuais relações do Presidente Félix Bermudes com o Futurismo e hipotética influência do Avante !  na letra do Hino do S.L.Benfica, com quase permanente sensação que algo estava a escapar-me.  Enviei o texto e ainda mais intrigado fiquei.
Na memória, surgiu-me Estado Novo-Futurismo-visita do Marinetti a Lisboa, recebido na S.N.B.A..
Até que surgiu a luz -- houve um Bermudes presidente da S.N.B.A....  

Cá está !  Adães Bermudes, presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes.   E...(meu espanto e surpresa total) irmão de Félix Bermudes, presidente do S.L.Benfica !
Relações de Félix Bermudes com o Futurismo ?, nenhumas encontradas até esse momento.
Mais umas pesquisas e, bingo !!  Arnaldo Redondo Adães Bermudes, prestigiado arquitecto, professor, político, pintor, foi quem recebeu em Lisboa, 1932, na qualidade de presidente da S.N.B.A. (acompanhado por António Ferro e Júlio Dantas)... Marinetti, principal mentor, teórico, impulsionador do Futurismo !
Deu brado na vida literária, artística e cultural lisboeta, a visita de Marinetti.  Terá estado Félix Bermudes nessa cerimónia ?  Tenho por minha e só minha certeza, porque o contrário certamente não aconteceu, o conhecimento que Félix Bermudes teve do Futurismo. Provavelmente esteve na S.N.B.A., não só porque irmão do anfitrião de Marinetti, mas também porque foi um homem culto, escritor, accionista de cultura, por certo e no mínimo com curiosidade por ver e ouvir o já lendário italiano.
E mais não sei sobre.

Terá, afinal, o Hino do S.L.Benfica escrito por Félix Bermudes, escassa, residual influência do Futurismo  (Avante, Avante !) dado que esse movimento literário e visual obteve sucesso em Lisboa desde 1909 ?

Isto, é certo -- Félix Bermudes, homem e Presidente com ambições de futuro.  Notou-se desde as suas iniciais actividades, está na História do Clube, será sempre recordado também como o autor do Hino.

Manoel Barbosa

NOTA: Em anexo as notícias dos jornais e a crítica assertiva de Mestre Almada Negreiros

(clicar em cima das páginas para visualizar melhor)



Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: