SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

09 junho 2016

Locais, Supertaças & Tretas!

09 junho 2016 4 Comentários
PIOR QUE TER CONCEITOS PARVOS É INSISTIR EM PRECONCEITOS ESTÚPIDOS.


NOTA INICIAL: Decidi trocar de assunto a poucos minutos desta meia-noite. Era para escrever acerca da selecção - 15.º jogo na "Catedral" e 44.º num estádio do SLB - tendo o que está publicado hoje - Supertaça e afins - agendado para amanhã. Acabou publicado, como se pode constatar. Ou seja, troquei de assunto! Na NOTA FINAL explico o motivo. 

O Futebol tem tanto impacte na vida das pessoas que até a marcação de finais das Supertaças altera a noção que elas têm da realidade geográfica. Num País de palmo-e-meio. A Supertaça que inicia a temporada 2016/17 foi marcada para Aveiro. Nada que não fosse o esperado. Pelo menos foi o que li aqui (clicar).



Primeiro: Já estava à espera;

Segundo: Tanto me faz (como Benfiquista);

Terceiro: Irrita-me vivendo junto à Sede/Estádio de um dos Clubes.

Passo a explicar:

Já estava à espera
Assim que o Benfica se sagrou campeão nacional como se sabia que a final da Taça de Portugal seria entre o SC Braga e o FC Porto logo um Benfiquista me avisou: «A Supertaça vai ser em Aveiro». «Porquê» (perguntei eu apesar de saber a resposta)? «Por que é a meio-caminho!» Eu retorqui: «Quase a meio-caminho seria mais Coimbra que Aveiro! Aveiro é a mais-caminho para o Benfica e a menos-caminho para o adversário que for! Seja o FCP ou o SCB!» Pronto e depois seguiu-se uma conversa que não interessa porque o essencial, para o texto de hoje, está escrito a negrito e a vermelhito!

Tanto me faz
Para mim é-me indiferente. Se houvesse estádios para 30 mil almas em Cevide (localidade mais setentrional - mais a norte - de Portugal - 42º 09' 13'') ou em Sagres (localidade mais meridional - mais a sul - de Portugal - 37º 00' 22'') só para me referir ao rectângulo europeu, pois a Madeira ainda é mais meridional, o Benfica podia jogar por lá que, tenho a certeza, seria o primeiro clube a esgotar os bilhetes que lhe fossem destinados. E se impusessem uma quota para bilhetes reservados a habitantes com morada permanente a 50 ou menos quilómetros podiam dar 75 por cento da lotação ao "Glorioso" que o cube adversário não conseguiria despachar todos os bilhetes. No caso de Sagres o FC Porto venderia, talvez, 50 e o SC Braga, talvez, cinco! No caso de Cevide, 10 para o SC Braga e 20 para o FC Porto. Não é em percentagem, é em número total de bilhetes! O resto seria Benfica! Não é pela localização, seja onde for, que o "Glorioso" deixará de esgotar os bilhetes.

Irrita-me
O que não posso deixar de lamentar é esta ideia que Coimbra está mais perto de Lisboa que do Porto ou de Braga. Não está. Está mais afastada (fisicamente) de Lisboa que do Porto ou de Braga. E são 50 quilómetros em 200. Em linha recta Braga está mais perto de Coimbra cerca de 30 quilómetros. Por autoestrada são quase 40! Mais perto de Braga, mais longe de Lisboa. Mesmo que a Supertaça se realizasse em Coimbra seria sempre mais rápido e mais barato para um adepto do SC Braga (ou do FC Porto) a viver nas cidades Sede desses clubes chegar a Coimbra que para um adepto do SLB a viver em Lisboa!





Escolham Aveiro (no meio de nenhures) em vez de Coimbra (uma das mais belas cidades portuguesas) não façam é de nós parvos! Não gosto nada que na FPF, na LPFP, no SCB ou no FCP pensem que sou palerma só porque sou do Benfica! Que é isso, por que sei, que pensam! Mas pensam mal! Senhores mandantes! Coimbra fica mais perto de Braga que de Lisboa! E vocês sabem. E os Benfiquistas...também! Então Aveiro fica ao dobro da distância de Lisboa em relação à distância entre Braga e Aveiro! Duas vezes mais para quem for de Lisboa em relação a quem for de Braga! Repito: E vocês sabem. E os Benfiquistas...também!



Seja onde for estamos lá para conquistar!

Alberto Miguéns

NOTA FINAL: Durante o jogo da selecção nacional lembrei-me que seria preferível fazer uma abordagem mais gráfica - mudando o registo habitual - ao assunto que estava previsto. O facto da selecção nacional só ter jogado a primeira vez num estádio do Clube em 21 de Abril de 1971, ou seja, 50 anos depois da estreia (18 de Dezembro de 1921) e 17 anos depois da inauguração do estádio da Luz (1.º de Dezembro de 1954) mostra muito do modo como os clubes eram "tidos-e-achados" pelo Estado Novo. Este facto quanto a mim é o melhor exemplo de que o Benfica não era o Clube do Regime. Antes pelo contrário. O Benfica era o Clube do Anti-Regime! O verdadeiro Clube do Regime (Selecção) fugia do Benfica! Será o tema de amanhã com uma abordagem diferente do habitual. espero eu! Se tal não acontecer não se justificará esta inversão de textos que decidi fazer mesmo em cima da meia-noite! Também é bom dizer que desde esse tardio ano de 1971 a selecção tem sido de um corrupio impressionante a jogar na Luz! Neste caso aplica-se mesmo o adágio popular: «Não há fome que não dê em fartura!»
4 comentários
  1. E engracado porque ainda ontem estive a ver o seu programa da BenficaTV "Em Defesa do Benfica" sobre isso dos clubes do regime,o video esta no youtube.E muito dificil engolir o que certas pessoas dizem,que nao e mais do que poluicao,quando percebemos que o passado de certos clubes esta manchado para sempre e o nosso passado foi feito por pessoas de todos os quandrantes mas sempre indepentes de regimes e da burgesia.O facto de O FCP ter o estatuto de Utilidade Publica desde os anos 20 e o SLB so nos anos 70 ter adquirido esse estatuto deita por terra qualquer acusacao de ligacao ao regime.

    ResponderEliminar
  2. É como dizia o outro (Guterres) é...é...é só fazer as contas.
    Até podia o jogo ser em Braga que ia dar ao mesmo. Até os comemos carago !!!

    ResponderEliminar
  3. Não querendo ser advogado do diabo, mas a verdade é que Coimbra tem recebido habitualmente a final da Taça da Liga (penso que assim é desde 2010) e Aveiro tem recebido a Supertaça quando disputada por clubes do 'Norte' (FCP, V. Guimarães), etc... Daí que a final será em Aveiro e não Coimbra, por exemplo.

    Apesar de ser aveirense, até gostava que a final fosse no Estádio do Dragão ou no Bessa! Até ai o Benfica ia ter 70% da lotação!

    Saudações Tri-Campeãs,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro An Ga

      Pois. Só que vou ser eu a pagar mais portagens, mais combustível, mais tempo em relação aos de Braga. Ida e volta!

      Sempre há a vantagem de ir mais cedo e comer uma "bucha" junto a um canal e tirar umas fotografias aos desenhos das proas dos ex-moliceiros actual molituristas.

      Gloriosíssimas Tri-a-caminho-do-Tetra Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: