SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26 maio 2016

Temer o Pior

26 maio 2016 9 Comentários
QUANDO SE SABE QUE É O JORNAL "A BOLA" A FAZER OS LIVROS OFICIAIS DO FUTEBOL FICO SEMPRE PREOCUPADO.



Os livros publicados por "A Bola" contêm geralmente muitos erros. Ou pelo menos erros a mais, porque erros existirão sempre. E quando comprei o jornal do dia seguinte à conquista do 35.º campeonato nacional mais preocupado fiquei. Como é habitual o título conquistado por Vítor Gonçalves (1935/36) voltava a ser ignorado e atribuído indevidamente a Lipo Herczka.


Da preocupação ao sorriso
Muitas vezes se criticou "A Bola" neste blogue a propósito deste assunto. Desta vez é para fazer um elogio. Na página 154 do «Livro Oficial "Benfica Tricampeão" 2015/16» colocado à venda em 21 de Maio (cinco dias depois) na tabela consta o nome de Vítor Gonçalves. Finalmente. Faz-se justiça. Não é só a correcção de um erro grave. É fazer justiça e honrar um dos ases que nos honraram o passado. 

Não sei se todos estes números estão correctos. Também não fui ver pois não é isso que me interessa. É a presença da Glória Vítor Gonçalves (futebolista, capitão, internacional, treinador e dirigente) que me interessa!

Do sorriso à irritação
Umas páginas mais à frente, na 162, deparo-me com um quadro que depressa me faz perder o sorriso. Apesar de pessoalmente não pensar que faz sentido num clube universalista como o "Glorioso" fazer tabelas segregadas, entre portugueses e estrangeiros, mas isso é um critério pessoal, não percebo a exclusão de Mitroglou pois o nosso goleador regista 23 golos: 20 no campeonato nacional; um na Taça de Portugal; e dois na Liga dos Campeões (UEFA). Depois do livro ser feito, com os dois na final da Taça da Liga, passaram a 25. Então porque não consta do quadro enquanto nele se destacam futebolistas que não jogam actualmente com o "Manto Sagrado" como Lima e Maxi Pereira? Pronto foi um erro! Acontece!

Não sei se todos estes números estão correctos. Também não fui ver pois não é isso que me interessa. É a ausência da Glorioso Futebolista Mitroglou que me interessa!
Da irritação ao "desespero"
Como já sei o que a casa gasta fui ver quantos golos atribuía "A Bola" a Mitroglou no campeonato nacional pois sei como eles gostam de ser "criativos". Na página 145 não deixam dúvidas! Dezanove! Mentira! São vinte! 20! XX! etniV! Ou seja oficialmente para o Benfica Mitroglou tem menos um golo do que aqueles que realmente tem! É-lhe surripiado um golo! Inadmissível!


Fui comparar com o jornal "Record" - nesse dia 21 de Maio de 2016 - comprei tudo o que foi publicado em papel, até o jornal i - e está correcto. Mitroglou tem vinte golos!

Jornal "Record"; Página 22; 16 de Maio de 2016

Do "desespero" à preocupação
Agora vou ficar em "ansiedade redobrada" até à saída dos «Cadernos de A Bola n.º 47», em Agosto de 2016. Será que Vítor Gonçalves regressa? Será que Mitroglou terá os 20 golos que marcou e que lhe estão atribuídos pela entidade oficial que organiza a competição, a LPFP?
Cadernos de A Bola n.º 46; Página 84; Agosto de 2015


Sim! Sou aziado e ressabiado
Já sei que virão para aqui os habituais a adjectivar-me. Mas hei-de sê-lo com todo o gosto. Para mim é inadmissível o Clube não respeitar quem nos honrou e continua a honrar o passado. Ultrapassa a minha compreensão. Trocam a verdade e a honra por um punhado de euros. Posso ser picuinhas, mas com estes assuntos - jogos, golos, títulos, atletas - não se brinca. Isto é a essência do Benfica. Ou não fosse o Benfica um clube que se fez disto. De ter muito disto. Jogos, golos e títulos. E "agradecer" aos atletas de A a Z, do Andebol ao Xadrez, a Glória. E o Benfiquismo é saber honrá-los nem que tenha que denunciar, repetidamente e recorrentemente, este modo despreocupado de «mais um, menos um» (às vezes mais). O Benfiquismo é a forma de mostrar o que é o Benfica. Porque é Grande... esse tal de Benfica!  

Infelizmente a criação deste blogue também resultou - mas não foi só por isso - porque deixaram de existir condições no Clube para repor a verdade. Tudo porque uma aventesma chamada Pedro Guerra, tinha carta branca para censurar à medida dos interesses da "estrutura" quando mandava no jornal "O Benfica". Felizmente já saiu de lá o que quer dizer que o local passou a ser melhor frequentado. E a ser feito com mais rigor. Ao contrário do tempo desse tal que também se dá a conhecer por Fernando Santos e que sendo censor (eu fui vítima três vezes, pelo menos, talvez mais sem que o soubesse) e...

Nunca teve a dignidade de o assumir!

Alberto Miguéns
9 comentários
  1. Pelo pente fino e pela Lupa de alta resolução que o Miguéns tem lá em casa, não escapa nem um ácaro!!!
    Ora aqui temos o Miguéns sempre em cima do acontecimento com todo o seu rigor!!!
    Picuínhas é o que mais queremos que o Miguén seja. Com a história Sagrada do nosso Glorioso, não se brinca.
    TRIabraço

    ResponderEliminar
  2. O pessoal da bola vem aqui ler Alberto! e dos outros jornais também!

    As correcções serão feitas pois quase 3 milhões de visitas... Não deixam dúvidas!

    Saudações TRIgloriosas e um bom feriado

    ResponderEliminar
  3. uma pergunta inocente, sera que com o porto e o sporting também se cometem estes erros?

    ResponderEliminar
  4. Caro Alberto Miguéns,

    Os meus cumprimentos.

    Quero, como nãO podia deixar de ser, elogiar o seu rigor Benfiquista. Parabéns e faço votos que esteja sempre com essa "visão de águia" para corrigir o que deve ser corrigido.

    Em segundo lugar, gostaria de lhe pedir que quando haja estas "disparidades estatísticas" sobre o Benfica no jornal A BOLA ou em alguma das suas publicações, faça chegar a quem de direito no respectivo jornal, a informação correcta e sustentada, para efectivamente serem corrigidos os erros e acertadas as tabelas. Fica aqui a minha sugestão, na certeza de que o Alberto, na sua qualidade ímpar de verdadeira enciclopédia Benfiquista o fará, pois acredito que n'A BOLA haja pessoas de bom senso que com respeito e cavalheirismo lhe agradecerão tão nobre gesto.

    Faça-o em nome de todos os Benfiquistas, pois todos lhe agradecerão do fundo do coração!

    Um Abraço, parabéns pelo TRI e... Saudações Gloriosas!

    GRÃO VASCO

    ResponderEliminar
  5. A bola continua a insistir que um dos golos atribuído pela Liga a Mitroglou é auto-golo, dai a diferença, mas só eles é que vêm isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Em vez de informarem os leitores com os valores correctos preferem ser eles a criar a informação! Credibilizam-se muito, assim!

      Gloriosíssimas Saudações Tricampeãs

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  6. BOAS TARDES,SERIA POSSIVEL PUBLICAR OS RESULTADOS EUROPEUS DAS EQUIPAS FEMENINAS, NAS MODALIDADES. OBRIGADO PELA ATENÇÃO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Vítor Catita

      Das equipas masculinas tenho os jogos todos. Das femininas todos só em Hóquei em Patins. Em Andebol, Futsal e Voleibol não tenho um levantamento exaustivo. Em Basquetebol nunca participámos em qualquer competição. Tenho esses levantamentos suspensos por tempo indeterminado por... falta de tempo. Quando tiver terei todo o gosto em publicar.

      Em 2016/17 publicarei todos os jogos internacionais da equipa sénior feminina de do Hóquei em Patins quando tiver início a Taça Europeia.

      Trisaudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  7. Excelente trabalho sr. Miguéns! Venho sempre ler os seus textos e estatísticas. Este seu trabalho é ímpar no seio da nossa família Benfiquista. Em nome de todos nós, perdoe o atrevimento, um muito obrigado!
    Para quando uma publicação da sua autoria que reúna todos os factos e descreva A História do Benfica?
    Bem haja!
    Trisaudações Gloriosas

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: