SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 maio 2016

Carrega Benfica: Origem

12 maio 2016 10 Comentários
O TEXTO DE HOJE ATÉ NEM É SOBRE ISTO MAS PARA DESVIAR O ASSUNTO LÁ TERÁ DE SER.


Recebi ontem um comentário de um leitor relativo a um outro comentário que ainda não “teve desenvolvimentos”. Vamos ao esclarecimento:

Comentário em 11 de Maio de 2016 pelas 02:38:
Caro Migueís. Não sei se viu um comentário que fiz há cerca de um mês para saber se tem ponta de verdade aquilo que ouvi no Museu acerca da ligação do Hino do Avante pelo Benfica com o Partido Comunista. Estranho não ter respondido pois há uns tempos disse-lhe que numa visita guiada tinham dito que a acta nem teria sido feita por Cosme Damião e a este comentário respondeu com rapidez mostrando que a letra da acta coincide com a letra dele. Estranho que agora tenha ignorado o meu pedido.
                   
Leitor identificado

O meu comentário ao comentário acima publicado
Caro L.P. Esse esclarecimento não está esquecido. Tenho o comentário “guardado”. Data de 27 de Abril de 2016 (00:36). Também não é assim há tanto tempo! Pelo menos é “menos de um mês”! Como é um assunto sensível – envolve o Museu e eu não presenciei/ouvi o que me contou, embora acredite em si – só responderei depois de terminada a época, ou seja, depois da final da Taça da Liga. Mas informo-o que já tenho muita informação, que publicarei, que mostra que é falso aquilo que me diz que disseram na visita guiada. Ou seja, apesar de ainda não ter publicado, fiz o “TPC” (trabalho de casa). Está pronto a ser esclarecido, espero que seja suficiente como reconhece que foi o da tal estorieta da acta. Que o caro leitor teve a “sorte” de colocar quando eu estava a escrever acerca do tal livrinho irritante do Júlio Ricardo Serrado. Teve pontaria. Ao contrário de agora. Mas terá resposta. Aliás está feita. Em modo "rascunho". É só passar de “rascunho” para “agendada” e será editada pela meia-noite de um dia (noite) destes depois de 20 de Maio, pois terá alguma contundência em relação ao Museu. Espero é que tenha sido mesmo aquilo que contou que ouviu. Porque é grave. Se puder (e tiver pachorra) volte a confirmar o que ouviu. Embora eu não tenha que estar a duvidar de si. Obrigado. E agradeço que tenha a paciência suficiente (e compreensão) para perceber que devemos evitar ruído (até em surdina, pois mesmo muita surdina junta dá barulho ensurdecedor) enquanto os dois títulos não estiverem decididos.  


Eu depois de inaugurado o Museu fui lá três vezes
Ou seja, desde 26 de Julho de 2013. Duas a pedido de duas famílias que quiseram que fizesse uma visita guiada, até porque eu não inicio as visitas no Museu. Começo-as em Belém. Depois é que rumamos ao Museu. E uma vez, para confirmar uma questão que me foi colocada por um Benfiquista, cujas iniciais são I.C. acerca da origem do termo “Carrega Benfica”. Dizia este Benfiquista que um guia do Museu tinha dito que o termo teria início aquando da conquista do Troféu Ramon de Carranza. Questionado por esse Benfiquista disse-lhe que não. De certeza que era anterior. Embora não duvidasse da informação fui ao Museu proporcionando perceber o modo como era dita essa “invenção”. De facto foi dito isso. Mas não corresponde à verdade.  



Quer Julinho (infelizmente já falecido) quer Rogério (felizmente ainda bem activo)
Há muito que em conversa, talvez aí pelos anos 90, com eles, referiram que aquando da dificuldade em trazer da tribuna de honra do estádio das Antas o pesadíssimo troféu colocado em disputa na inauguração do estádio do FCP já aqueles futebolistas do "Glorioso" que assistiam, gritavam para os “desgraçados” que o foram buscar (depois da vitória por 8-2)... CARREGA BENFICA. E disseram-me que a expressão nem deve ter começado nesse dia (28 de Maio de 1952) mas até ser-lhe anterior.


Ainda há dias para preparar este texto
Encontrei-me com Rogério, mas ele lembra-se (continua a lembrar-se) do Carrega Benfica dessa tarde, mas já não é tão afirmativo em ser anterior a esse momento como foi “aí pelos anos 90”. A idade não perdoa a memória. E Rogério vai a caminho dos 94 anos! Uns vinte anos de intervalo nestas idades fazem muita diferença. É impossível saber quando teve início a expressão, mas que ela existia nos anos 50 não há dúvida. E também existia aquando da conquista dos troféus em Cádis como existe agora. E não é de agora. É pelo menos de 28 de Maio de 1952.

O nosso Rogério, o nosso "Pipi", em finais de Abril deste ano. "Algures" numa explanada da avenida de Roma. Com 93 anos e cinco meses. A caminho dos 100 como ele (e nós a torcer por ele) tanto ambiciona chegar. À Final Mais Valiosa! Ele que marcou um recorde (provavelmente eterno) de 15 golos em finais da Taça de Portugal, quer marcar mais uns anos! Vamos a isso!

Para se ser rigoroso
Não se inventa. Se não sabemos, perguntamos. Pode ser que haja alguém que saiba mais do que nós. De certeza que num Clube tão grandioso e glorioso como o Benfica há sempre alguém que pode acrescentar mais informação. E principalmente mais verdade. Não há necessidade de inventar invenções que já foram inventadas!

Carrega Benfica!

Alberto Miguéns
10 comentários
  1. Meu Amigo por causa deste texto magnifico mais um é claro achei que devia de lhe prestar uma homenagem na página O Benfica é Portugal no Facebook do qual sou um dos administradores, você merece, um dia tenho de ver tudo isto publicado num fabuloso livro, darei o dinheiro que for preciso por ele, grande Abraço e continue este seu maravilhoso trabalho e rumo ao 35.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Damião Soares

      Use e abuse.

      Benfica dá-nos o TRInta e cinco!

      Gloriosíssimas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Cumprimentos Srº Miguéns e...OBRIGADO, MUITO OBRIGADO por tudo o que faz pelo nosso Glorioso e pela verdade histórica, embora, por vezes, pareça um pequeno e isolado David enfrentando batalhões de Golias mas ao contrário da lenda aqui sabemos quase sempre o resultado final, ou seja, estrondosas vitórias contra os "implantes" históricos.
    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto
    Será que o termo "Carrega Benfica", não terá para alem da referência que você fez, tb ligações à altura em que o nosso Hino verdadeiro foi alvo de "lápis azul"...é que o termo Avante...Carrega....parecem me expressões com muita ligação entre elas.....mas atenção tb pode ser de mim :)

    Forte abraço caro Alberto, e que continue todos os anos e durante muitos anos a descobrir e a elucidar as novas gerações de Benfiquistas.


    Cumprimentos
    Pedro Anastácio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro Anastácio,

      Pode ser. Encaixa. Mas os atletas dão a entender que está relacionado com o facto de fazerem troféus "demasiado" pesados e terem de ser eles a carregá-los - cansados, como é evidente - depois de terem "andado" (corrido) 90 minutos ou mais para os conquistar.

      Quer Julinho, quer Rogério chegaram ao "Glorioso" no início da temporada de 1942/43, mas ainda no tempo em que se cantava o Hino. Pelo menos entre eles!

      Saudações Rumo ao TRInta e cinco

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Concordo com o Damião Soares, era tempo de o Alberto começar a pensar em Benficar numa formato mais sólido: Formato de livro!

    "É só passar de “rascunho” para “agendada” e será editada pela meia-noite de um dia (noite) destes depois de 20 de Maio, pois terá alguma contundência em relação ao Museu." Mais uma vez fico a aguardar.

    É para mim problemática esta minha relação com o Benfica... O clube não é meu mas há já muito tempo que sinto que tenho um instinto protector que não se compadece em defendê-lo do exterior... Sinto que há que o fazer também do interior!

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Minha Chama

      Mas é sempre complexo. Nunca sabemos o que é melhor. Denunciar desvios (pode ser apenas outras formas de fazer Benfica em relação ao que nós pensamos) ao Benfiquismo ou mostrar aos Benfiquistas aquilo que alguns querem esconder.

      Muito complicado. Lidar com "pinças".

      Gloriosíssimas Saudações (para um blogue par do Em Defesa do Benfica) feito por um gigante do Benfiquismo século XXI Minha Chama

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  5. O Alberto, um dia há de passar a livro o seu trabalho histórico inigualável sobre o nosso Glorioso. Todos os benfiquistas (serão milhares e milhares deles) que têm algum conhecimento do seu trabalho em Defesa do Benfica, desejam ver/ter nas mãos esse documento precioso.
    Estranho que o Miguéns esteja há tanto tempo arredado da Benfica TV. Faz lá muita falta, no meu entender.
    Obrigado, amigo Alberto (deixe-me que o trate deste modo) por tudo quanto tem dado ao nosso clube.

    ResponderEliminar
  6. O Alberto agora lixou-me...

    Bem, agradeço as palavras por que escritas por quem as escreve... Mas confesso que isto (blogosfera e redes socias), nos últimos dois anos, me tem deixado cansado.

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  7. A mim parece-me que a origem é, ou é anterior, ao hino vermelho, que começa com "P'ra frente valente rapazes do Benfica | É carregar | É carregar". Esse hino é de 1929, e já é utilizada a expressão. Se não começou aí teve de começar antes.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: