SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 maio 2016

Benfica TRInta e Cinco

16 maio 2016 13 Comentários
UM TRICAMPEONATO OU TALVEZ NÃO. PREFIRO PENSAR QUE É O TERCEIRO CONSECUTIVO RUMO AO TETRACAMPEONATO.




1-0 por Gaitán (Golo-rioso n.º 12 885)


2-0         por Jonas (Golo-rioso n.º 12 886)



3-0         por Gaitán (Golo-rioso n.º 12 887)



4-0 por Pizzi (Golo-rioso n.º 12 888)



Depois da ultrapassagem ao Sporting CP em pleno estádio do adversário com aquilo que é actualmente o “Futeluso” só uma catástrofe tiraria a possibilidade do SLB ser campeão nacional. O “perigo” poderia chegar do FC Porto (que venceu os dois jogos connosco) mas o octogenário está, praticamente, “morto e enterrado”. Dali não veio em 2015/16, nem virá nos próximos quatro anos (se ele não renunciar à presidência do FCP) perigo algum.  


Muitos nervos até ao primeiro golo
Isto porque o Sporting CP esteve escassos minutos na liderança do campeonato pois marcou primeiro em Braga! Depois surgiu o mago Gaitán que derrubou os “tremeliques”. Ao primeiro golo percebeu-se que o CD Nacional iria ceder. Foram dois, três e quatro. A equipa jogou em 90 minutos uma edição de uma competição com 34 jogos. A história do jogo – até para quem o viu no Estádio – confunde-se com a história do 82.º campeonato nacional. Parece que a passagem dos minutos e a sequência das jogadas são “dejá vus” das 33 que ficaram para trás. Algumas datadas de Agosto de 2015!

Adversário de ontem
A equipa que chegou da Madeira bateu-se com galhardia. Não foram “cabeçudos” para participar na Festa. Manuel Machado tem muitos defeitos – como todos nós, mesmo que alguns de nós pensem que são a perfeição da Humanidade – mas é um treinador com postura. Sempre o vi como um treinador fraco, de tê pequeno, mas como Homem é de agá grande. Sempre pensei assim, continuo sem me arrepender de continuar a pensar assim.

Arbitragem “normal”
O habitual. Em Portugal dificilmente haverá bons árbitros enquanto o nível dos dirigentes não subir acentuadamente ou regressar mesmo, ao que já foi, como no tempo de Borges Coutinho, João Rocha ou Pinto de Magalhães.

Adversário do campeonato
O Sporting CP devia dar mérito ao Benfica. O Benfica foi mais competente que o Sporting CP porque não se “distraiu” a jogar “em casa”. O SCP teve o campeonato na mão e não soube conquistá-lo. Por incompetência. Se o Benfica foi mais competente, o Sporting CP devia de assumir que o SLB soube aproveitar as fragilidades alheias e ganhar o título. Volto ao mesmo. Se os dirigentes (e altos funcionários) do SCP soubessem estar ao nível da grandeza de um clube como o Sporting CP reconheciam que o Benfica soube ser competente quando o Sporting CP se mostrou incapaz de assumir a vantagem pontual que usufruía. Não teve estofo de campeão. Estava na frente e teve “medo” de não saber estar na frente! Assim se escreveu direito – pela minha visão – o 35.º título do “Glorioso” no 82.º campeonato nacional.


Em terreno alheio o Sporting CP até superou o Benfica. Um escasso ponto, mas não deixa de ser uma vantagem!

Falta um jogo. A última final
Para o segundo título. o 7.º troféu em nove edições na Taça da Liga (desde 2007/08).

TEMPORADA 2015/16
Competições
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
56 (1)
39
5
12
119
48
Primeira Liga
34
29
1
4
88
22
Liga dos Campeões
10
5
2
3
15
12
Taça da Liga
4 (1)
4
-
-
10
2
Taça de Portugal
2
1
-
1
3
3
Torneios
4
-
2
2
3
5
Troféus
1
-
-
1
-
3
Supertaça
1
-
-
1
-
1

Faltam 90 minutos
Para “fechar” esta 112.ª temporada do Glorioso Futebol. A primeira lá bem longe, no longínquo 1904/05. Como eu gostava de poder viajar na “Máquina do Tempo” pra ir vê-los. E dizer-lhes o que aconteceu depois deles rumarem ao “Quarto Anel”!

CALENDÁRIO INTEGRADO COM TODAS AS COMPETIÇÕES EM ABRIL E MAIO DE 2016
Calendário
SL BENFICA
FC Porto
(- 15 p)
Sporting CP
(- 2 p)




A
B
R
I
L
SEX
1
CN28
C
V 5-1
C
D 0-1
F
V 5-2
TER
5
LC1/4.1
F
D 0-1
SC Braga 1 FC Shakhtar Donetsk (UCR) 2
SÁB
9
CN29
F
V 2-1
F
D 0-1
C
V 3-1
QUA
13
LC1/4.2
C
E 2-2
FC Shakhtar Donetsk (UCR) 4 SC Braga 0
SEG
18
CN30
C
V 2-1
C
V 4-0
F
V 1-0
QUA
20
---
Sem Jogos
SÁB
23
CN31
--
------------
F
V 2-1
C
V 2-0
DOM
24
CN31
F
V 1-0
--
------------
--
------------
QUA
27
LC1/2.1
Eliminado
  Eliminado
  Eliminado
SEX
29
CN32
C
V 1-0
C
D 1-3
F
V 3-1
M
A
I
O
SEG
2
TL1/2
C
V 2-1
  Eliminado
  Eliminado
QUA
4
LC1/2.2
Eliminado
  Eliminado
  Eliminado
DOM
8
CN33
F
V 2-0
F
V 3-1
C
V 5-0
QUA
11
---
Sem Jogos
SÁB
14
CN34
--
------------
C
V 4-0
--
------------
DOM
15
CN34
C
V 4-1
--
------------
F
V 4-0
QUA
18
LE.F
--
------------
  Eliminado
  Eliminado
SEX
20
TL.F
N*
 CS Marítimo
  Eliminado
  Eliminado
DOM
22
TP.F
Eliminado
N
 SC Braga
  Eliminado
DOM
29
LC.F
Eliminado
  Eliminado
  Eliminado
NOTA: * Final da Taça da Liga CTT em Coimbra

Nunca mais é sexta-feira!

Alberto Miguéns
13 comentários
  1. Caro Dr Alberto,

    Parabéns, é um Benfiquista que merece sem duvida este Tri Campeonato!

    Todavia, a talhe de foice, a proposito do Manuel Machado, não são entendiveis as suas palavras no final da partida, se bem que, os lances duvidosos a que ele faz referencia, num lance a partida estava empatada a zero, e no outro o Benfica vencia por 1-0, e na sequencia faz o 2-0 , afirmou MM : "Penálti por marcar? Diria que foram dois..."!



    Também excraveis foram as palavras do Octavio :
    Quem vai nomear "o camisola 35" para a Final ?
    (quem será o 35 a que se refere OM? De qual Final se refere?)

    Termino, e dou-lhe os parabéns pela manutenção do Benfica B, espero que a bem da Verdade Desportiva, a PJ tambem investigue, e aprofunde o processo Harramiz que valeu essa mesma permanencia ao Benfica B, estranhamente ou não, os media amordaçaram esse estranho processo Harramiz, assim como a propria FPF considerou normal a negligencia de um amadorismo atroz da Estrutura do Farense, com estes a auto-despromoverem-se. Não, não questiono a arbitragem impecavel do Bruno Paixão e seus acólitos ontem no Seixal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Teixeira,

      Obrigado.

      Conto escrever um dia destes acerca dessa trapalhada do Harramiz que é uma vergonha. E não me parece que o Benfica fique bem na fotografia!

      De certeza que no Seixal, se o SC Farense não sabia, havia quem do Benfica soubesse que ele estava cedido por empréstimo. Até eu sabia. Vi logo (quando o vi a jogar na BTV) que o SC Farense estava a sujeitar-se a perder pontos. Se eu sabia....

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Parece-me muito perigoso menosprezar o FC Porto. O Porto continua a ter uma forte estrutura que, apesar de abalada pelos maus resultados dos últimos anos, pode ressuscitar a qualquer momento. Não subestimem o Pinto da Costa! Já quanto ao Sporting, duvido que consiga manter o alto nível que exibiu este ano pois a sua estrutura é muito mais frágil e não está consolidada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Cláudio Filipe

      Para mim é o contrário. Pinto da Costa limita o FCP e vai tirar-lhe potencial.

      Um homem com 50 anos está mais velho mas tem mais experiência que um com 49.

      Um homem com 80 anos está mais velho e mais limitado que um com 79. Dez anos depois ainda muito mais limitado.

      Acredito que o SCP (se conseguir ter um investidor, tipo PSG ou Mónaco) possa fazer mais mossa que o FCP. O FCP é um saco de gatos.

      O futebol movimenta milhões que os países não controlam. Ninguém se vai meter com os grandes clubes europeus (incluindo os portugueses). Há muito dinheiro a entrar com facilidade nos bolsos dos dirigentes das SAD´s. Uma mina. Há muita lavagem de dinheiro através do futebol. Por isso eternizam-se nos cargos. Só saem de lá à força. Ao contrário de antigamente que ficavam "depenados" por ter de meter dinheiro devido aos problemas de tesouraria. Tentavam arranjar um sucessor para passar a outros esse ónus. Veja-se o caso Jorge Brito!

      Quando há um dirigente com neurónios suficientes para fazer a distribuição do "bolo" a coisa funciona. NO FCP é tudo a tentar sacar mais. Até há portistas com processos em tribunal, acho que o CA Amorim, por ter denunciado a situação. Pinto da Costa com a idade que tem já não controla. Por isso tentam todos sacar o mais possível.

      Acredite que eu conheço bem o Benfica por dentro. Benfiquistas (gostar e fazer a festa por ganhar somos nós). Os funcionários superiores da SAD fazem porque "parece bem" e sabem que vão sacar mais!

      Nós é que pagamos. Eles recebem e muito! Quando um dia for possível publicar o que aquela gente sacou enquanto lá esteve é melhor os Benfiquistas que pagam estarem todos muito bem sentados.

      Gloriosíssimas TRIsaudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. "Quando um dia for possível publicar o que aquela gente sacou enquanto lá esteve é melhor os Benfiquistas que pagam estarem todos muito bem sentados."

      Esperar para quê? Para falar é agora, não é depois de estar tudo feito. Caso contrário acaba por promover a ignorância dos benfiquistas que não conhecem o clube por dentro, e ser conivente com o quer que seja que se passa, e isso só beneficia quem continua a sacar.

      Que se denunciem todos os podres já, o resto é conversa de chacha, à Octávio Machado.

      TRIsaudações.

      Eliminar
    3. Caro,

      Mas isso é um assunto da SAD, não é do Clube. Se vai às AG´s do SLB sabe que não se pode falar do futebol a não ser nos 30 minutos finais de assuntos gerais. O Futebol está na SAD. Só nas AG´s da Benfica SAD pode ser falado. Eu como tenho 100 acções nem posso falar só tenho direito a dois votos em milhões.

      Aquela gente saca através das SAD´s. Não dos clubes. Repare que os presidentes dos clubes em Portugal querem ser sempre os presidentes das SAD´s. Os que são é à antiga, estão sempre a mudar. Pudera. Tem exemplos como o do CF "Os Belenenses".

      Mas eu gosto de informar os Benfiquistas como sabe. Não escondo informação, fotografias (nem lhes coloco marcas) para só ser eu a saber. Dou a informação que tenho.

      Sou da mesma opinião em relação ao Octávio.

      Deixe chegar o tempo oportuno que irei colocar no blogue material acerca da Benfica SAD e de alguns que se servem em vez de servirem. Também há muitos funcionários na SAD que o servem e exemplarmente. Têm é medo. A vida deles é o Benfica. Eu não preciso de ter medo. A minha vida não é o Benfica, O Benfica é o meu clube. Apenas e só! A SAD a "sociedade" que gere o Futebol do SLB. Apenas e só!

      Ainda tive esperança no "Football Leaks" mas veja como o poder dos milhões acaba com tudo. O que terá acontecido. Eu sei que "eles" tinham muito material comprometedor com o nome completo de pessoas no destinatário. Andaram a criar expectativas e depois fecharam a fonte.

      O que terá ocorrido?

      Espero que não estejam a viver uma Reforma Dourada com trinta e poucos anos de idade!

      Vai ter notícias acerca do assunto. E não serão "À Octávio". Acredite.

      Gloriosíssimas TRIsaudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    4. É um assunto da SAD, contudo como o clube é dono da SAD e são os socios que mandam no clube, acho que temos uma palavra a dizer.
      Ja tivemos casos de droga com funcionários da SAD..isso nunca mais se pode repetir. Os podres têm que ser identificados com factos. Somos sócios e temos uma palavra a dizer sobre quem queremos no nosso clube.
      Aguardo com expectativa que esse assunto sério seja discutido.

      Continue a servir o Benfica e os Benfiquistas

      Eliminar
  3. Saudações Benfiquistas.
    Alberto diz: "não é um tricampeonato mas antes o terceiro campeonato a camino do tetra".
    Permita-me discordar. Não é por ser o terceiro a caminho do tetra que deixa de ser tricampeonato.
    No ano passado fomos Bicampeões, não é verdade? Este ano somos tricampeões. E pró ano seremos tetracampeões, ou não é assim?
    Que bom que é ter estes assuntos para discordar....
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rukka

      Não concordo.

      Essas designações de ciclos de títulos consecutivos são sempre provisórias até ficarem "fechadas". Só em Portugal é que há alguém que faz contagens intermédias transformando-as em somatórios.

      Tri é um Bi + Um

      Tetra é um Tri + um

      Penta é um tetra + um ou um Bi + um Bi.

      Não faz sentido. As designações correspondem a períodos fechados. À sequência no seu todo.

      Por exemplo em Espanha ninguém diz que o Real Madrid CF tem um Bi, um Tri, um Tetra e um Penta Europeu nos anos 50. Só para lhe dar um exemplo. Quando for ao Museu deles fale nisso e vai ver que eles vão rir-se...

      Consideravam ridículo, pretensioso e uma vigarice porque dava a ideia que cinco campeonatos consecutivos valiam 1 + 2 + 3 + 4 + 5 = 15!

      Ainda bem que discorda.

      Para mim agora somos TRI, em 2016/17 logo se verá se nos ficamos pelo TRI ou avançamos para o TETRA.

      Isto são proezas, capacidades, superações não têm significado "real". São designações históricas. Só lhe faz sentido porque se passou a época de 2015/16 a dizer que o Benfica é Bicampeão. Se recuar aos cinco anteriores isso deixa de ter significado. Se falar com os futebolistas eles falam dos Tricampeonatos mas não dizem que também são Bicampeões. Assim que se conquista o terceiro consecutivo os dois que estão para trás são passagens. São como degraus. Entre dois patamares.

      O Olympiakos CFP leva já uma catrefada de Bis, Tris, etc etc. Não faz sentido. Mas faz todo o sentido juntar os períodos de conquistas no seu todo - quantos foram conquistados consecutivamente.

      Eu penso assim, mas tem tanto valor quanto o que o caro Rukka pensa.

      Modos diferentes de ver a situação.

      Mas eu sempre fui muito prático e simplista a ver as proezas desportistas. O que conta são os números totais. No caso do clube: 35!

      Gloriosíssimas TRisaudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Realmente faz sentido a sua explicação e confesso que começo a mudar de opinião.
      O que gostaria de saber é se, de alguma maneira, essas designações são consideradas oficiais e se ha alguma contabilidade de tris e bis oficial.
      Obrigado e viva o Benfica.

      Eliminar
  4. Caro

    Não é ofícial. É um termo "jornalístico" como poquer, "hat-trick" ou "remontada". Escrever regularmente acerca de futebol não é fácil. Nunca foi. daí as palavras jogo, desafio ou encontro. Daí golo, tento ou remate certeiro. Etecetra...

    A contabilidade fica ao "gosto de cada um". Até já ouvi chamar ao FC Porto Bicampeão Europeu porque conquistou dois títulos e se dizem que o Brasil é Pentacampeão Mundial e não são consecutivos então o FCP pode ser Bi!

    Cada cabeça, sua sentença.

    Eu prefiro ter um rigor mais restrito.

    Sequência de títulos, depende do número consecutivo, mas só um Bi, Tri, Tetra, etc.

    Se uma competição não se disputar todas as épocas. Por exemplo campeonatos da Europa e do Mundo aceito agregar como sequência (embora não sendo) porque só de 4 em 4 anos há competição. Se existir todas as temporadas não faz sentido. Por isso, para mim, o FCP não é Bicampeão Europeu. Se assim fosse nos campeonatos nacionais o Benfica seria o quê?

    Tricontapenta!


    Saudações TRiBenfiquistas

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  5. Sr. Alberto Miguéns antes de tudo parabéns somos tri campeões.
    Gostaria que o senhor não esquece-se do hóquei, ok, obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como?

      Este blogue honra sempre os ases que nos honram o passado. Como pode ver aqui:


      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/05/obrigado-querido-benfica_15.html

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: