SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

24 maio 2016

Benfica Europeu Pouco Ambicioso

24 maio 2016 24 Comentários
ESTA HISTÓRIA DA VENDA DESENFREADA DE FUTEBOLISTAS COMEÇA A IRRITAR-ME!


Mas pior do que isso. Como associado n.º 7 700 do clube e pequeno acionista da Benfica SAD (100 acções) a estratégia para o Futebol está a parecer-me pouco ambiciosa e desprestigiante para um Clube que tanto “sofreu” para ter um coeficiente elevado na UEFA. E agora não o quer (ou sabe) aproveitar.

Pouca ambição
Não é normal que se desfaçam equipas de valor atrás de equipas de valor época após época. Este "desfazer" obriga a que o Benfica não passe de um clube para consumo interno quando podia ir mais longe na UEFA. É bom ser campeão - TRIdominar - em Portugal, mas podendo abrir a frente europeia, porque não?! Para "fazer dinheiro"! Quando depois essas verbas, além de chegarem diminutas (umas) e diminuídas (outras) ao Benfica servem para fazer movimentar dezenas de futebolistas seniores que até um leigo como eu percebe que nunca vão vestir o “Manto Sagrado” pois nem qualidade têm para integrar a equipa de juniores (se estiverem a jogar por esta categoria os melhores futebolistas do Benfica com a respectiva idade)! Isto quando a preocupação deveria ser de “aguentar” (em vez de empurrar para fora do Clube) o mais tempo possível os melhores jogadores. O Benfica se não fizesse um esforço gigantesco em dedicação e aceder a correr riscos nunca teria sido Bicampeão Europeu, nem teria dominado o futebol europeu (cinco finais em oito épocas) nos anos 60. Eusébio, Coluna, Simões e José Augusto, por exemplo, teriam sido despachados a grande velocidade. Não foram para longe, não só pela Lei da Opção. Até por ela. O Benfica poderia optar por transferi-los para Itália ou Espanha. O Benfica é um clube amado pelos adeptos que sendo muitos dão condições aos dirigentes para fazer mais. Não há é tanto movimento de capitais, comissões, intermediações e irradiações.

Este onze reduzido a um não foi assim há tanto tempo. O último jogo, na final da Taça da Liga, em Coimbra, foi o 5 143.º do "Glorioso". Este foi o onze dos jogos 4 996 (TP; V 5-0 ao Gil Vicente) e 4 997 (CN; V 2-0 ao FC Porto), respectivamente, em 4 e 12 de Janeiro de 2014! Dois anos e meio, ou 150 jogos depois, resta o nosso querido "velhote" capitão Luisão

Pouco prestigiante
Num Clube Mítico não faz sentido o seu presidente ir bater à porta de quem quer que seja para transferir jogadores. Alguma vez isso poderia passar-se com Bogalho, os irmãos Vieira de Brito, Borges Coutinho, Ferreira Queimado ou Jorge Brito? Impossível. Tinham a postura de grandes dirigentes. Quase figuras de Estado. Jamais andariam a correr mundo a tentar despachar “ao melhor preço” todos os futebolistas que pudessem. Em Inglaterra, na Alemanha, na Cochinchina, Panamá ou deserto do Saara. Saem uns jogam outros. Pois mas é correr riscos em Portugal e impedir o Benfica de se afirmar a nível europeu entre os seus pares. Sabemos das dificuldades do “Mercado português” face aos outros mercados mas tanto também não! Jogar no escuro é correr atrás dos problemas. Afinal o Benfica é ou não o “Maior Clube do Mundo”? Ou é só uma frase sem nexo que serviu para fabricar o cachecol oficial que tenho no armário? Se um clube adversário quiser um jogador venha "À Catedral" fazer o negócio! Não é o que o Benfica faz quando pretende um futebolista!? Um presidente do Benfica não é um caixeiro-viajante qualquer. É uma figura do Estado português. Afinal! Ao estado a que isto chegou!


Mérito do actual presidente
É inegável que foi a dupla Luís Filipe Vieira/Jorge Jesus e agora com Rui Vitória que recolocaram o Benfica em posição altaneira nas classificações dos coeficientes, por isso não faz sentido que Luís Filipe Vieira como principal obreiro esteja satisfeito em ficar no 2.º lugar da fase de grupos e não ambicionar mais que os quartos-de-final. O Benfica pode ir mais longe. Tem potencial humano (associados e simpatizantes) para isso. Qualquer presidente do SLB tem de ambicionar ir mais longe. Luís Filipe Vieira não pode ser excepção. Jogar no escuro em contratações dúbias (Marçal, Taarabt, Vera, etecetra) ou promoções de jovens (veja-se o que aconteceu na pré-época de 2015/16 em que foi tudo – João Teixeira, Nuno Santos recambiado para a B, até Lindelöf, só restaram Nélson Semedo e Gonçalo Guedes). Para já nem falar no “eterno emprestado”: Nélson Oliveira. Até Victor Andrade (não foi à América do Norte) foi repescado para substituir Guzzo (que fez toda a digressão - cinco encontros - sem jogar um segundo) e depois foi reenviado para a B. Felizmente havia Renato Sanches, depois Lindelöf que esteve quase a sair da Equipa B para Inglaterra e Ederson que fez a pré-época, não foi escolhido para titular, mas manteve-se atento. Um clube que queira afirmar-se na UEFA não pode acreditar que vai ter sorte todas as épocas. Ainda que ter sorte dê muito trabalho! E dinheiro investido no Caixa Futebol Campus!


Necessidade de satisfazer gorduras na Benfica SAD
Mas o que irrita mais é que se percebe que os futebolistas sentem que não os querem no Clube. E que necessitam de sair para pagar a estrutura da Benfica SAD que é demasiado despesista. E ainda tem de “alimentar” o endividamento diário do Clube. Que não deve à Banca, mas deve exorbitâncias à Benfica SAD. Além disso, alguns funcionários da Benfica SAD têm vencimentos pornográficos para a realidade portuguesa, mas ainda necessitam de movimentar constantemente futebolistas para fora e para dentro da Sociedade. Parem com isso! Por favor! Chega! O Benfica em primeiro lugar.

NOTA: Estou a “preparar” um texto acerca daquilo que se passa na SAD que conto editar, em breve, neste blogue. Aliás como o “balanço do ano futebolístico” como prometi há um mês (clicar). Só estou à espera que o Paulo Fraga consiga fazer o PDF da época 112 (2015/16) para adicionar aos outros que podem ser consultados (e copiados) na barra do cabeçalho deste blogue. Da minha parte já fiz o trabalho, enviei e falei com ele. Espero que Paulo Fraga tenha tempo livre para conseguir fazer as duas páginas correspondentes que são sempre a visão institucional. Eu depois tenho a minha ideia pessoal acerca do que se passou, no Glorioso Futebol, entre 2 de Julho de 2015 e 20 de Maio de 2016.


A Liga dos Campeões já está em marcha
Os jogos da primeira pré-eliminatória serão sorteados em 20 de Junho e disputados na semana imediata. Pois, pois… O Benfica continua bem colocado, mas até quando? Aliás beneficiando da Liga Europa penalizar pouco a pontuação. O Benfica (e Portugal) arrisca-se a perder posições com esta política cega de desvalorização do plantel. Por enquanto, estando no pote 1 temos de ambicionar ficar sempre em primeiro lugar do grupo. O lugar para um clube do pote 1. Por isso é UM! Quem souber inglês e quiser saber mais acerca da próxima edição da Liga dos Campeões: coeficientes, calendários, eliminatórias, sorteios, etc. (clicar)

Acorda Benfica!

Alberto Miguéns

NOTA (às três da matina): Já vi que vão existir muitos comentários, mas eu tenho de ir trabalhar às 9 da matina. Depois do trabalho, ao final da tarde vou-me encontrar com um dos três filhos (que eu conheça), felizmente ainda entre nós, descendentes directos dos 24 fundadores. Que todos estes 24 por conjunto devem ter tido mais de cem filhos. Só Raul Empis teve 12. Felizmente resta um, se bem que não seja com esse que eu vou ter um encontro. Como tal - motivos profissionais e Benfiquistas - não vou dar vazão aos comentários, a não ser para lá das oito da noite. Mas serão todos editados, a não ser que insultem terceiros. Podem-me insultar (esses serão editados), mas não editarei (se existirem) insultos ao presidente, dirigentes, treinador, futebolistas do "Glorioso" ou mesmo a dirigentes de outros clubes. Mas arriscam - um eufemismo, pois vão mesmo - ficar acumulados até à hora de jantar pelos motivos acima mencionados. Não posso pôr o blogue à frente do que é mais importante, nem ser escravo dele. Obrigado pela compreensão.

NOTA FINAL: Grande jogatana da equipa de Bilhar (carambola) garantindo o apuramento para a "Final a Seis". Parabéns aos Gloriosos Carambolistas!



TÁBUA CRONOLÓGICA/ DIÁRIO DO SLB/ 20-25.Maio.2016
Dia SLB
N.º
MAI
Dia
Acontecimento
40 991
20
FUT
19:45
Jg 5143 ESmFt; V 6-2; CS Marítimo; IX Taça da Liga CTT; FINAL; Est. Cidade (Coimbra); N
SL Benfica conquista o sétimo troféu








40 992








21
FTS
15:00

Jg 940 ESmFs; V 6-2; SL Olivais; Campeonato Nacional I Divisão/ Liga Sport Zone; “Bota-fora”; Quartos-de-final; 2.º jogo; Pav. SLB 2 (Lisboa); C
SL Benfica apurado, com 2-0, para as meias-finais
PA
16:00
Jg 33 ESfPA; D 8-12; Clube Fluvial Portuense; Campeonato Nacional da I Divisão; 18.ª jornada; Piscina da Reboleira (Amadora); C
BAS
17:30
Jg 3954 ESmBQ; D 72-78; FC Porto; Campeonato da LPB (1.º escalão); 3.ª fase; Bota-fora; FINAL; 1.º jogo; Pav. SLB 1 (Lisboa); C
AND
18:00
Jg 3039 ESmA; V 29-25; ABC Braga; Taça Challenge; Final; 2.ª mão; Pav. Flávio Sá Leite (Braga); F
FTS
19:30
Jg ESfFs; V 7-2; CRC Quinta dos Lombos; Campeonato Nacional da I Divisão; 12.ª jornada; Pav. SLB 2 (Lisboa); C
HP
20:30
Jg 160 ESfHP; V 4-0; HC Turquel; Campeonato Nacional da I Divisão; 14.ª jornada; Pav. SLB 1 (Lisboa); C
HP
21:15
Jg 4235 ESmHP; V 8-1; Parede FC; Taça de Portugal; Quartos-de-Final; Pav. ES Lopes Graça (Parede); F
40 993
22
BAS
17:00
Jg 3955 ESmBQ; V 89-84; FC Porto; Campeonato da LPB (1.º escalão); 3.ª fase; Bota-fora; FINAL; 2.º jogo; Pav. SLB 1 (Lisboa); C
40 994
23
BIL
21.00
Jg 2001 ESmBIL; V 3-1; CBA A; Campeonato Nacional; Zona Sul; 14.ª jornada; Salão CBA (Amadora); F
40 995
24


40 996
25
AND
21:00
Jg 3038 ESmA; O 00-00; ABC Braga; Campeonato nacional da I Divisão; Bota-fora; Final; 3.º jogo; Pav. Flávio Sá Leite (Braga); F


Carrega Andebol do Benfica!
24 comentários
  1. ando há semanas a pensar nesses posts prometidos.
    está na hora!
    abraço
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Grande postadela com a qual comungo a 100%, nomeadamente na pouca ambição de quem gere os destinos do nosso Porta-Aviões, para que a nossa magestosa Águia não possa voar ainda mais alto desde a Serra da Estrela até aos Urais.


    ResponderEliminar
  3. devaneios de um adepto sobre os objetivos para 2016/17:
    conquistar a - 6.ª Supertaça
    - 29.º Taça de Portugal
    - 8.ª Taça da Liga
    - 36.º Campeonato Nacional
    voltar aos 1/4 de final da Liga dos Campeões.
    Concorda?

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui.

      Até me apetece guardar este comentário para fazer um texto, lá para Maio de 2017, chamado "Visionário".

      Era tão bom!

      Concordo, pois!

      Abraço

      Alberto Miguéns

      NOTA: Agora é que me vou mesmo deitar. Puxa. 03:39 e tenho de estar levantado às 8.30 e ainda nem deitado estou!

      Eliminar
  4. Rui Miguel Silva24 maio, 2016 01:04

    Você devia ter vergonha . Não passa de um ressabiado.
    Quando usava e abusava do BENFICA andava caladinho que nem um rato... Quando andava a usar a garagem do estádio gratuitamente, a ter cativos de borla e a entrar pelo gabinete do presidente a seu belo prazer estava tudo ok é você um professor... enfim ganhe juízo ou assuma e candidate-se à presidência sempre ia ter a noção do seu valor junto dos sócios do clube.
    O que a si e a outros ressabiados incomoda é que o Benfica vai ganhando.
    Tenha vergonha e apague o seu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou Advogado do Miguéns até porque ele sabe defender-se, mas o Rui Miguel Silva (és tu ó Guerra?) está errado em muitos itens que aqui vem escarrar...mas não perde por esperar.
      Essa do entrar pelo gabinete do presidente a seu belo prazer, está de mais. Nota-se que não sabe o que diz...

      Eliminar
    2. Caro Rui Miguel Silva (ou lá como se chama na realidade)

      Ainda bem que fez este comentário.

      Vou guardá-lo e fazer um texto - que ando a preparar com documentação como gosto, porque contra factos não há argumentos - acerca deste tipo de comentários caciqueiros chamado "O Meu Benfiquismo é Incorruptível". Pôs-se a jeito, vai levar e vou expor publicamente quem tenta proteger. Com nomes que funcionarão como testemunhas para o que vou escrever. Vai dançar ao som do ritmo que eu quiser.

      Só para ficar a saber (antes do tal texto).

      1. Foi Jorge de Brito que me solicitou a colaboração em Setembro/Outubro de 1993. Disse que o fazia obsequiosamente. Nunca receberia um tostão do Benfica! E assim foi. Até hoje (ontem). Houve três excepções. E colaborei com o SLB entre Setembro/Outubro de 1993 até à inauguração do Museu (26 de Julho de 2013) com uma interrupção entre Janeiro de 2000 e Fevereiro de 2001 por discordar de Vale Azevedo e do que tinha feito ao jornal "O Benfica" transformando-o numa revista mensal "amestrada".

      Três excepções em que recebi dinheiro, mas não foi do Clube:
      1. Quando o jornal passou a ser explorado pela Cunha Vaz Ass. (ACV) em que disse que não trabalharia de graça para um lagarto. Ou passava a pagar ou saía de colaborador do jornal. ACV disse que era fundamental e pagou. Era o que mais havia de faltar trabalhar de borla para um lagarto mesmo que ligado ao SLB! Assim que a ACV largou o jornal pedi para voltar a fazer a coluna (rodapés) histórico de borla. Há testemunhas;

      2. Na Iniziomédia (Vitórias e Património) pois o dono/director Bruno Cerveira é lagarto. Era o que mais havia de fazer.... blá, blá (igual ao que escrevi para o ACV). Há testemunhas;

      2.1.É verdade. Nos últimos anos nunca vi tanto lagarto a mandar em assuntos do Benfica. Jamais trabalharia de borla para eles, mesmo que eles tivessem contratos com o SLB;

      3. Museu. Eu não queria integrar a Comissão Instaladora. Já expliquei isso neste blogue em 30 de Janeiro de 2016:

      https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/01/somos-todos-bons-empregados.html

      Só que estavam desesperados pois tinham de inaugurar o Museu antes do início da "campanha eleitoral" em 16 de Outubro de 2012. O presidente até disse, no almoço em 6 de Junho de 2012, que telefonava de imediato a um político para "meter uma cunha" e eu iniciar o trabalho no Benfica no dia seguinte, em 7 de Junho. Vou explicar isso no tal texto. Eu disse-lhe que nem pensasse. Jamais aceitaria isso. Nunca aceitei cunhas na minha vida, nunca a faria, nem pelo Benfica. Teria de "aguentar" que entrasse de férias. Não gozei férias em 2012 (Agosto), trabalhei no "duro" para o Museu ser inaugurado (embora não acreditasse) até 16 de Outubro, recusei receber do Benfica esse mês pois o meu emprego pagava-me o vencimento de Agosto, visto iniciar o trabalho no Clube só em 1 de Setembro. Assim foi. Há testemunhas. Mesmo contra a minha vontade, pois não queria envolver-me já com alguns dirigentes do Clube que considero pessoas mal formadas, como Alcino António, fiz o trabalho que foi devidamente reconhecido pelo presidente que citou o meu nome na cerimónia de inauguração. Consulte os jornais depois de 26 de Julho de 2013.

      Espere pelo texto em que vou "pôr o nome aos bois", incluindo o meu!

      Eliminar
  5. Percebo a tua visão Miguéns, mas não concordo com ela. E, não concordo porque considero que há muita coisa que não considerad no teu raciocínio e que é isso que faz toda a diferença para muita da política seguida pela direcção.

    Obviamente há muito espaço para melhoramentos, mas não vejo no curto prazo mudar-se de política.

    Era bom o adepto comum começar a pensar como um gestor.

    Enquanto há clubes que fazem do futebol um negócio puro e simples tipo import e export de jogadores (exemplo Porto) o Benfica está a fazer muito mais. Está a criar bases para a médio e longo prazo sermos autosustentáveis. A formação neste momento já se paga a ela própria e começa a pagar os empréstimos contraídos. Daqui a nada estará a financiar por completo o futebol. E o passo seguinte será aumentar consecutivamente o orçamento de tal forma que possamos oferecer aos nossos melhores jogadores condições financeiras de topo europeu. Só a partir daí fará sentido falarmos de manter os jogadores custe o que custar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo a tua visão. Embora não concorde com transferências de muitos futebolistas para adquirir uma carrada ainda maior e emprestá-los. A equipa B teve quase 50 futebolistas a jogar! Brincadeira.

      Mas é uma opinião que devo respeitar.

      Gloriosas Saudações TriBenfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  6. Não foi esta direcção que há três anos segurou todo o plantel, e ainda o reforçou com jogadores caros e de inegável qualidade, para tentar chegar a uma final na Luz? E não acabou de chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões, tendo que jogar a segunda mão em casa sem os três principais jogadores do ataque? Isto foi tudo nas últimas três épocas, ainda deve estar bem fresco na memória.

    Mas para termos uma noção mais clara do que se fala, seria interessante saber qual foi o orçamento médio das últimas equipas na meia final da Liga dos Campeões, para ver qual é de facto a diferença de recursos. Ou ver quanto custaram os jogadores titulares dessas equipas, e quanto custam os do Benfica.

    Como saberá melhor que ninguém, pois conhece a história do clube de trás para a frente, o grande presidente Duarte Borges Coutinho não foi a uma única final europeia. Nem uma! E não é por isso que deixa de o considerar como sendo um dos melhores de sempre, e muito destacado dos restantes.

    Ambição sim, muita, mas não a devemos confundir com irresponsabilidade. Apostar forte sim, mas sem colocar em causa o futuro do clube, correndo riscos desnecessários em busca do pote de ouro no fim do arco-iris.

    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Mas eu dou mérito a esta Direcção. Até fiz um artigo - penso que inédito, pois nunca me apercebi que algum dos media pegasse nisso - no jornal "O Benfica" com um gráfico a mostrar onde estava o Benfica na UEFA em 2005 e até onde progrediu em 2010!

      Vamos ver como vai ser em 2016/17. O tempo é o melhor juiz. Oxalá eu esteja errado.

      O presidente Borges Coutinho "foi" a uma meia-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus com o AFC Ajax (D 0-1/ E 0-0). E não sei se sabe, mas lamentava-se da "tradição" de não poder contratar estrangeiros. Foi ele, com a sua sagacidade, a reconhecer que o Benfica estava a debilitar-se a nível internacional por não poder contar com futebolistas estrangeiros mais "baratos" e melhores que os portugueses, pois os clubes portugueses sabendo desta limitação do "Glorioso" inflacionavam as transferências pois sabiam que o Benfica andava desesperado por contratar os melhores futebolistas portugueses. Ele bem tentou após 1974 acabar com a tradição, mas só o seu sucessor Ferreira Queimado conseguiu que os associados, em assembleia geral, derrubassem a tradição.

      Penso que não necessitamos e transferir tantos futebolistas para adquirir uma camioneta de outros tantos ou mais. Mas aceito que esteja errado. O tempo o dirá.

      Trisaudações Benfiquistas e Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  7. Agora as palermices de quem fala sem saber.

    1. Usava a garagem porque era funcionário da Comissão Instaladora, tal como todos os funcionários seja do que for, usam;
    2. Não preciso de cativos de borla, porque tenho o título fundador. Passe pelo Mural junto à estátua de Eusébio que está lá o meu nome. Procure o de outras pessoas neo-mediáticas a ver se as encontra! E tenho pago todos os anos o acesso. Há testemunhas. Porta 32. Sector 32. M1. Se quiser pode visitar-me neste lugar em dias de jogos. Para que é que necessitava de um cativo se pago 460 euros por época!?;
    3. Entrei duas ou três vezes no gabinete do presidente. Até devia ter entrado mais. Quando acedi pertencer à Comissão Instaladora exigi que só "despachava" com ele pois as outras pessoas não me mereciam confiança para assegurar um trabalho com qualidade. Há testemunhas. Cinco, incluindo o presidente.

    Fico muito incomodado pelo Benfica ganhar? Então não? Por isso é que pago pontualmente (nunca deixei de ser sócio nem fui barra/1, 2 ou 3 desde Janeiro de 1979). Tenho a Quota Modalidades desde que foi criada e o Título Fundador desde que existe (antes da inauguração da "Catedral"). Tenho todos estes encargos - para nem meter a família TODOS SÓCIOS ao barulho - para tentar que o Benfica não vença.

    Você vai ser do tipo "tiro que sai pela culatra". Com o seu comentário de "cacique insultador" vai por a descoberto aquilo que pretende esconder. Espere de pé que não vão demorar muitos dias.

    Tenha vergonha e deixe de insultar Benfiquistas que não precisam de lamber as botas de ninguém, nem a ninguém.

    Se eu tivesse medo, fosse cobarde (ou seja não tivesse Cultura Benfiquista) não assumia o blogue em meu nome. Escondia-me atrás de pseudónimos ou nomes falsos. Como fazem alguns funcionários do Clube que têm blogues anti e pró com nomes fictícios. Pensa que eu não sei. Conheço o SLB por dentro desde Setembro/Outubro de 1993. E por fora desde 28 de Fevereiro de 1904!

    Gloriosíssimas Trisaudações Benfiquistas

    Alberto Miguéns

    NOTA: Era o que mais havia de faltar o Benfica ser um clube pidesco quando no tempo dela era um Clube da Liberdade e Democracia. Anda o Benfica ao contrário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alberto,

      Este é o grande problema de ter um presidente por muito tempo à frente do Benfica. Aparecem os tiques comuns ao FC Porto dos últimos 40 anos.

      Enquanto estes novos Benfiquistas ("novos" nada tem a ver com a idade, mas sim com a forma como vêem o clube) não entenderem a essência Histórica do SL Benfica (esta protecção caciquista, como bem apelida), irão continuar a denegrir o clube e, até, o próprio presidente que querem proteger.

      Eu, pessoalmente, reconheço mérito a Vieira em muitos pontos, mas não confio nem no seu benfiquismo nem na sua gestão tão enaltecida - se hoje ainda é presidente, deve-o a truques de marketing que mascaram os erros e exageram os méritos... já para não falar nas alterações aos estatutos e à protecção eleitoral fornecida pelas Casas do Benfica que, ao invés de serem um ponto de Benfiquismo somente, são sim uma garantia eleitoral para quem as fornece e mantém (morderão as Casas a mão que as alimenta?).

      Um presidente não deve permanecer tanto tempo num clube, muito menos no Benfica. O Glorioso precisa de dinamismo e de ser refrescado regularmente, mesmo que mantenha um plano a longo prazo que seja transversal a vários presidentes.

      Esta é a opinião de um mero benfiquista que, apesar de se esconder num "pseudónimo da net" por questões de privacidade, muito admira a postura histórica do benfiquismo que foi, aliás, o que mais contribuiu para a ascensão do Sport Lisboa e Benfica ao reconhecimento e glória mundiais.

      Forte abraço,
      Isaías

      Eliminar
  8. Havia era quem entrasse no gabinete de Pinto da Costa sem ter de bater à porta. Eu não sou!

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  9. O mais hilariante disto tudo é haver benfiquistas a concordar com esta política de entreposto. E porque é que concordam? Porque o Filipe Vieira é que sabe, e como todos sabem, o Filipe Vieira sabe tudo...

    ResponderEliminar
  10. Caro Alberto

    Não se desgaste, por favor, com pessoas que nada merecem. O que fez e faz em prol do nosso glorioso clube é algo que não tem pararelo. Nós todos só temos que agradeçer todo o tempo que disponibiliza para que outros possam conhecer a historia e a grandiosidade do nosso amado clube.
    Tomara qualquer dos actuais ou mais recentes dirigentes ter o amor que nós temos pelo nosso clube.
    Alguma vez eu cumprimentava um Presidente que tudo fez para prejuciar o meu clube ? ( Pinto da Costa)
    Alguma vez na vida? nem olhava para ele, quanto mais convivia com ele.
    Força caro Alberto tudo de bom.

    ResponderEliminar
  11. Caro Alberto,
    Estando plenamente de acordo com o post, vou abusar do seu espaço para partilhar o que comentei ontem mesmo noutro blogue e que vai precisamente ao encontro do que escreveu:
    "O problema é que entre os milhões do valor das vendas e os milhões que efectivamente entram nos cofres e que logo saem para comprar dezenas de jogadores, sobra pouco ou nada. Pagamos comissões quando vendemos, pagamos comissões quando compramos, pagamos comissões quando renovamos, enfim pagamos comissões...Assim, mantemos o passivo e manifestamos o nosso orgulho pelo facto de sermos uns excelentes clientes dos bancos e pagarmos muitos milhões de juros todos os anos. E sempre vamos avançando com uns empréstimos obrigacionistas para pagar os anteriores, acrescentando 5 milhõesitos de cada vez. E que se lixe a final da taça da liga pois é muito mais importante ir à China, qual caixeiro viajante, para tentar vender tudo o que mexe. Ah, mas isso é porque os jogadores querem muito ir embora e o não se pode fazer nada em relação a isso."
    A.Magalhães

    ResponderEliminar
  12. Concordo a 100%.É hora de os benfiquistas exigirem outro tipo de gestão e perceberem o que se passa de facto com as finanças do clube.
    Verdadeiro serviço público para o nossso clube, obrigado!
    Estou farto de ver o nosso clube tratado como clube pequeno.

    ResponderEliminar
  13. Tenho também o meu texto de questões sobre esta temática pronto há já uns dias.

    Talvez tenha estado em stand by para que os poucos leitores do AMC consigam digerir esta época futebolística com segurança e prazer - época que ainda não terminou para o clube, há tanto a conquistar.

    A verdade é que já fiz outros artigos questionando toda esta situação e outras. Outra verdade, é que me sinto triste de ler uma coisa e depois ver acontecer outra. Infelizmente, estas maravilhosas vitórias entretêm os adeptos que desligam o cabo até Agosto. Infelizmente, não tenho memória curta. Felizmente sou do Benfica, aquele Benfica que me envaidece.

    --------
    Para o Anónimo de 24 de maio de 2016 às 02:15: É... A direcção segurou muita coisa e também foi assegurando os sócios de muitas outras coisas ao longo dos anos em que lá está.

    Á questão é a seguinte: Fizemos pelo menos 35 milhões na prestação da champions esta época (falta o market pool e as receitas de bilheteira) + 35 milhões pelo Renato + 25 milhões pelo Gaitan... Mais de cem milhões estarão garantidos! Falta saber o que vai acontecer com os contratos de transmissão dos jogos para 16/17... Mais de cem milhões garantidos! É um facto consumado! Qual é o problema em o Alberto Miguéns questionar a política de vendas?

    ---------
    Para o Rui Miguel Silva 24 de maio de 2016 às 01:04: Ressabiado... Que não confia com facilidade/ Que não confia com facilidade. Ó Rui Miguel, você não fica desconfiado (lembra-se do que disse LFV há três anos?)? Se não fica desconfiado é porque sabe de algo que eu não sei.

    Acabar com este blogue? Porquê? É um blogue erigido do Benfica, para o Benfica por um Benfiquista. Você tem dúvidas? Deve então ler o blogue em vez de receber mensagens a pedir-lhe para aqui vir planter ervas daninhas!

    -------

    Para o PP 24 de maio de 2016 às 02:04:

    "Obviamente há muito espaço para melhoramentos, mas não vejo no curto prazo mudar-se de política"... É como o país, venha o governo que vier! Está o Benfica de mãos presas por todo este contexto político/social/económico? Sim, pode ser que sim! Mas aqueles factos que escrevi mais acima...

    " Daqui a nada estará a financiar por completo o futebol". Espero bem que sim! "Só a partir daí fará sentido falarmos de manter os jogadores custe o que custar". Mas relembrando as tais palavras de LFV há três anos... Serão necessários mais três anos ao Benfica para que tal aconteça?

    Claro que aguardo mais textos do Alberto. Tenho tanto jornal guardado...

    PS: "É preciso ter imaginação e não ser demagogo... A minha linguagem será sempre a da verdade... Não sou demagogo... Ou se é demagogo ou sério e eu não sou demagogo...

    ResponderEliminar
  14. Toma que já almoçaste ó Rui Miguel Silva. (és tu, Guerra?)

    ResponderEliminar
  15. Caros amigos,
    Como é possível que numa(s)época(s) tão gloriosa(s) se ponha tanta coisa em causa? Crítica, liberdade, diversidade de opinião, sim senhor. É muito bom que as haja. Mas tanta suspeição, tanta mágoa, tanta interrogação, tanto remoque serão saudáveis para o SLB? Ponderemos...
    Um abraço.
    Casimiro Calisto.
    sócio do SLB (a 300 km de lisboa)

    ResponderEliminar
  16. 2013/2014
    11 tipo do Benfica em 2013/2014 (campeão)
    Oblak; Maxi, Luisão, Garay e Siqueira; Markovic, Matic (Fejsa), Enzo Pérez e Gaitán; Rodrigo e Lima.
    Suplentes: Cardozo, A. Gomes, Rúben Amorim, Sulejmani e Almeida.

    Saídas: Oblak, Garay, Siqueira, Markovic, Fejsa (lesão), Enzo Pérez (em Janeiro de 2014) e Rodrigo - titulares - e ainda Cardozo, André
    Gomes e Sulejmani.

    2014/2015
    11 tipo do Benfica em 2014/2015 (bicampeão)
    Júlio; Maxi, Luisão, Jardel e Eliseu; Salvio, Samaris, Enzo (saiu em Janeiro de 2014), depois Pizzi/Talisca e Gaitán; Jonas e Lima.
    Suplentes: Ola John, André Almeida, Derley, Cristante e Amorim

    Saídas: Maxi, Salvio (lesão), Ola John, Derley, Cristante e Amorim.

    2015/2016
    11 tipo do Benfica em 2015/2016 (tricampeão)
    Júlio/Ederson; Semedo/Almeida, Lindelof, Jardel e Eliseu; Pizzi, Fejsa/Samaris, Renato e Gaitán; Jonas e Mitroglou.
    Suplentes: Jiménez, Gonçalo Guedes, Luisão, Talisca e Carcela

    Lesões de longa data: Júlio César, Semedo, Luisão, Fejsa, Salvio e Gaitán.

    Saídas: Renato e Gaitán (até ver).

    Portanto, quem fala de um Benfica com equipa-tipo e que se conhece há anos como ouço nos programdas da treta é mentira!

    ResponderEliminar
  17. Alberto Miguéns concordo com o artigo esse também era o meu Benfica ideal. Mas a realidade de hoje é outra bem diferente, hoje a equipa Bicampeã Europeia duraria 1 ano, Coluna, José Augusto, Simões, Cavém, o Rei Eusébio, sairiam no fim do jogo com o Real essa é que é a realidade. E sabe bem porquê, porque estamos em Portugal num país pobretanas, numa Liga mediocre e isso ninguém pode mudar. Obviamente que quando dão o triplo do ordenado ao Renato, quando dão 7/8 milhões ao Jonas não podemos rivalizar pois não temos receitas para isso dê lá por onde der. Sabe Miguéns tente convençer o Gaitan, o Markovic, o Matic, o Rodrigo, etc a jogar quase todo o ano com o Tondela, com o Chaves, com o Moreirense, com o Setubal, Arouca em campos ridiculos, com relvados de 3º mundo, com assistencias de 5 mil pessoas, defrontando adversários na maioria dos casos sem receber ordenados, que jogar contra o Messi, Ronaldo, em estadios cheios, transmitidos para todo Mundo, há comparação?
    Deviamos isso sim dizer que o Benfica é gigante demais para um país tão pequeno, isso sim é a realidade pois bastava estarmos aqui ao lado que se calhar o Real não tinha 10 Champions.
    Continue o grande trabalho que faz na Defesa do nosso Benfica e ignore os invejosos

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: