Desde o primeiro jogo que vou fazendo a estatística. Não fazia sentido andar a vasculhar no passado competições como o Campeonato de Portugal/Taça de Portugal, Campeonato da I/II Liga, Campeonatos Nacionais da I, II e II Divisão, mais Supertaças e não ir acompanhando o presente. Mas para facilidade (rapidez e eficiência) vou juntando a papelada e anotações/apontamentos, aproveitando as semanas entre antes do Natal e até depois do Ano Novo para actualizar. Este ano (época 2015/16) até pensava que iria ter a tarefa facilitada pois a Fase 1 (9 jogos/20 golos) e a Fase 2 (12 jogos/27 golos) são muito mais curtas que as anteriores. Só no ano passado 8.º troféu/época 2014/15) a Fase 1 teve (32 jogos/70 golos) e a Fase 2 (16/41 golos), Estas duas fases - desde a segunda edição - antecedem a entrada "em jogo" do "Glorioso". Faço o "apanhado" anterior e depois vou acompanhando jornada-a-jornada até à final.
Estreia da Taça da Liga (pelas 17 horas, em 4 de Agosto de 2007)
Duas "borlas" para a Liga (adicionei os treinadores dessas duas equipas, nesse dia) |
Já não há sossego!
Eis que descubro verdadeiras aberrações - falta de correspondência - principalmente entre o portal zerozero e o portal da LPFP (que organiza a competição). A LPFP é soberana e as suas indicações têm de ser tidas em conta a menos que existam erros graves (e há) que tenham possibilidade de rebater a informação oficial. A não ser assim a informação oficial é sempre a que conta. Mesmo que não se "goste". É a vida.
Vejamos exemplos (três para não ser aborrecido):
NOTA: As fichas da esquerda são da LPFP e as da direita são do zerozero
NOTA: As fichas da esquerda são da LPFP e as da direita são do zerozero
Nem com um leitor a reclamar perceberam que o jogador foi titular!
Desvirtuam os marcadores e o número de golos marcados. O golo do Atlético CP foi de Mbemba não de Vouho.
O primeiro golo do FC Penafiel foi de João Pedro (ficha da LPFP) e não de Guedes (desinformação do zerozero).
Não contentes até alteram os autogolos passando-os a golos. Quem é o zerozero para definir o que é ou não autogolo?
Depois temos aquelas situações que são pormenores mas que num portal de estatísticas são SEMPRE porMAIORES, como são os minutos das substituições, admoestação com cartões e principalmente os minutos dos golos. O zerozero não tem critério. é o que lhes apetece. Ou a quem apetece. Veja-se o exemplo do último jogo do Benfica. Não há qualquer dúvida o golo foi escassos segundos antes dos 89 minutos. Aos 88:51 ou 88:52. Nunca poderá ser atribuído ao minuto 90! Ainda nem ao minuto 89 chegou! Transformam um portal de estatísticas num amontoado de letras e números que permitem sempre desconfiar do correcto!
Há informações erradas na LPFP? Há? Mas aí a culpa também é dos clubes. Eu bem aviso o Benfica quando detecto erros. Mas fazem "orelhas moucas". Para muitos no Benfica, património são as pedras e calhaus. Agora dar a César o que é de César está quieto. Veja-se este exemplo que publico por poder mostrar que existe um erro. Mas há mais erros. Este é fácil de perceber porque há vídeo. Não se percebe porque se recusam os dirigentes responsáveis no Clube a chamar à atenção os organismos oficiais!!!
Como é evidente o golo aos 36 minutos não é de João Cancelo mas de André Gomes. O zerozero copia e desvirtua o rigor de muita informação da Liga. Desta vez alertado por um leitor/consultor alterou para o que está certo. A maior parte das vezes altera para ficar mal! Foram um bom par de meses, mas antes tarde do que nunca! O golo foi de André Gomes SEM MARGEM PARA DÚVIDAS! (clicar)
Por isso eu há muito tempo (desde Janeiro de 1979) que passei a apontar no reverso dos bilhetes os marcadores de golos do "Glorioso". E de 1986/87 até hoje faço eu a estatística. Quando tenho dúvidas vou ver as gravações das imagens. Logo passado pouco tempo antes que se percam.
Já o tenho dito e escrito. O portal zerozero é óptimo para informação em bruto. Vale muito. Para esmiuçar e fazer trabalhos rigorosos vale ZERO! Quem fizer arrisca-se a ser enganado. E se os tornar públicos enganar terceiros. Sem margem. É mesmo assim. A cada cem recolhas há, em média, no mínimo um erro!
Estatística terá de ser feita com coerência, pois só assim tem valor. Só assim será estatística. A não ser assim não passa de um amontoado de letras e números. Parto sempre de princípios:
A informação oficiosa é superior à particular; Mas... a informação oficial suplanta a oficiosa; Acima de tudo (muito mais importante)...a informação real/verdadeira suplanta a oficial! Daí a recolha directa (corrigida se houver dúvidas) é a mais fidedigna!
Alberto Miguéns
Caro Alberto,
ResponderEliminarUm golo aos 88:51 deve ser considerado golo ao minuto 89. O minuto 1 vai dos 0:00 aos 1:00 (os primeiros 60 segundos).
Saudações
Caro Paulo Jorge
EliminarPara o zerozero não é!
Gloriosas Saudações Benfiquistas
Alberto Miguéns