SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26 outubro 2015

Não Pensar na (e Com a) Cabeça

26 outubro 2015 5 Comentários
QUE ME LEMBRE ESTA FOI A PIOR PRIMEIRA PARTE DE SEMPRE EM JOGOS NACIONAIS EM CASA DESDE QUE O BENFICA EXISTE (embora não tenha confirmado). DESDE O PRIMEIRO JOGO EM 1 DE JANEIRO DE 1905.




PIOR SÓ A NÍVEL INTERNACIONAL FRENTE AO MANCHESTER UNITED FC EM 9 DE MARÇO DE 1966 NOS QUARTOS-DE-FINAL DA TAÇA DOS CLUBES CAMPEÕES EUROPEUS.

RESULTADO 0-3 AO INTERVALO, COM TRÊS GOLOS EM 14 MINUTOS OU EM OITO!, DEPENDE DAS CONTAS: BEST (6 E 11 minutos) e CONNELLY (14 minutos). O 4-1 FOI AOS 76 MINUTOS.


NOTA: Foi a recordar os efeitos que este jogo teve na época de 1965/66 que me lembrei do "Levantar a Cabeça". É que nessa temporada ela ficou bem baixa. Arrogância num clube que tem como cultura ser humilde no sentido de ser cauteloso e precavido. O "Glorioso" que era Tricampeão nacional (1962/63, 1963/64 e 1964/65), conseguira mais uma final europeia, em 1964/65 a quarta em cinco épocas, apenas "falhara" em 1963/64. E chegara à final da Taça de Portugal frente ao Vitória FC Setúbal ainda com Jaime Graça como maestro da equipa sadina (D 1-3). Depois de tudo isto em 1964/65 - e faltou pouco para ser fantástica - deslumbramento de tudo e todos para 1965/66. Talvez a pior época (de certeza uma das piores) de sempre do Benfica. Se com este treinador fomos tricampeões, quase vencemos a Taça dos Campeões no estádio do adversário (Milão) e a Taça de Portugal...com "ele" ganhamos tudo: Tetracampeonato, Taça de Portugal e terceira Taça dos Clubes Campeões Europeus!!!!

Em 1965/66:

1. Quem era o treinador? Béla Guttmann. Despedido!  Muitos baixaram a cabeça! Guttmann saiu a vociferar e a insultar tudo e todos;

2. O Benfica que era tricampeão em que lugar ficou no campeonato nacional? Em 2.º a um ponto do Sporting CP, perdendo por 2-4, na "Saudosa Luz" na primeira vitória do SCP no estádio para o campeonato nacional (desde 1954) e segunda (a primeira havia sido para a Taça de Portugal). Muitos baixaram a cabeça! Ficou-se em 2.º lugar a um ponto do campeão nacional;

3. E na Taça de Portugal? Eliminados nos quartos-de-final pelo SC Braga por... 4-1 na 1.ª mão. Muitos baixaram a cabeça! Na segunda mão não se passou de 3-1! 

Que não se repita 1965/66! Mais que falar em humildade, o melhor é praticá-la! A grandeza do Benfica fez-se/faz-se de quantidade (clube com mais adeptos) mas com qualidade (ter adeptos que enquanto dirigentes sabem decidir colocando os interesses do Clube acima de tudo e todos, sabendo ser humildes: pensar no que é melhor para o Clube)

Alberto Miguéns
5 comentários
  1. ....SR DR ALBERTO.....O DR não precisa que seja seu advogado de defesa......mas permita-me lamentar que O SR DR tenha sido "obrigado" a voltar ao tema TITULO DA ANTERIOR TEXTO "LEVANTAR A CABEÇA".....sinceramente,(respeito a opinião das várias pessoas que aqui comentam)....mas só quem não conhece grande parte da HISTORIA DO GLORIOSO BENFICA, e também só quem não conhece O PENSAMENTO DO GRANDE HISTORIADOR E DEFENSOR DO BENFICA ALBERTO MIGUÉNS, é que pode colocar em causa a ESSÊNCIA DO TITULO......abraço...

    ResponderEliminar
  2. Boas noites sr. Alberto seria possivel me disser os titulos regionais das camadas jovens de hoquei , andebol e voleibol.

    ResponderEliminar
  3. Quando os estatutos foram alterados de modo a que só pudessem se candidatar a presidente da direção sócios com mais de 25 anos de filiação, pensei que seria boa ideia, para além de afastar paraquedistas todos os candidatos já teriam bastantes conhecimentos sobre a história do Sport Lisboa e Benfica, sobretudo dos principais erros cometidos aos longo dessa história de modo a que não fossem repetidos, como por exemplo afastar treinadores bicampeões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Bem pensado. Como vê os erros aparecem de quem menos se espera...

      Eliminar
  4. Caro,

    Não tenho a informação completa. Há épocas em que não sei qual o clube campeão. Pode ser o SLB. Quando tiver a informação 100 por cento fidedigna, publicarei.

    Saudações

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: