QUE ME LEMBRE ESTA FOI A PIOR PRIMEIRA PARTE DE SEMPRE EM JOGOS NACIONAIS EM CASA DESDE QUE O BENFICA EXISTE (embora não tenha confirmado). DESDE O PRIMEIRO JOGO EM 1 DE JANEIRO DE 1905.
PIOR SÓ A NÍVEL INTERNACIONAL FRENTE AO MANCHESTER UNITED FC EM 9 DE MARÇO DE 1966 NOS QUARTOS-DE-FINAL DA TAÇA DOS CLUBES CAMPEÕES EUROPEUS.
RESULTADO 0-3 AO INTERVALO, COM TRÊS GOLOS EM 14 MINUTOS OU EM OITO!, DEPENDE DAS CONTAS: BEST (6 E 11 minutos) e CONNELLY (14 minutos). O 4-1 FOI AOS 76 MINUTOS.
NOTA: Foi a recordar os efeitos que este jogo teve na época de 1965/66 que me lembrei do "Levantar a Cabeça". É que nessa temporada ela ficou bem baixa. Arrogância num clube que tem como cultura ser humilde no sentido de ser cauteloso e precavido. O "Glorioso" que era Tricampeão nacional (1962/63, 1963/64 e 1964/65), conseguira mais uma final europeia, em 1964/65 a quarta em cinco épocas, apenas "falhara" em 1963/64. E chegara à final da Taça de Portugal frente ao Vitória FC Setúbal ainda com Jaime Graça como maestro da equipa sadina (D 1-3). Depois de tudo isto em 1964/65 - e faltou pouco para ser fantástica - deslumbramento de tudo e todos para 1965/66. Talvez a pior época (de certeza uma das piores) de sempre do Benfica. Se com este treinador fomos tricampeões, quase vencemos a Taça dos Campeões no estádio do adversário (Milão) e a Taça de Portugal...com "ele" ganhamos tudo: Tetracampeonato, Taça de Portugal e terceira Taça dos Clubes Campeões Europeus!!!!
Em 1965/66:
Em 1965/66:
1. Quem era o treinador? Béla Guttmann. Despedido! Muitos baixaram a cabeça! Guttmann saiu a vociferar e a insultar tudo e todos;
2. O Benfica que era tricampeão em que lugar ficou no campeonato nacional? Em 2.º a um ponto do Sporting CP, perdendo por 2-4, na "Saudosa Luz" na primeira vitória do SCP no estádio para o campeonato nacional (desde 1954) e segunda (a primeira havia sido para a Taça de Portugal). Muitos baixaram a cabeça! Ficou-se em 2.º lugar a um ponto do campeão nacional;
3. E na Taça de Portugal? Eliminados nos quartos-de-final pelo SC Braga por... 4-1 na 1.ª mão. Muitos baixaram a cabeça! Na segunda mão não se passou de 3-1!
Que não se repita 1965/66! Mais que falar em humildade, o melhor é praticá-la! A grandeza do Benfica fez-se/faz-se de quantidade (clube com mais adeptos) mas com qualidade (ter adeptos que enquanto dirigentes sabem decidir colocando os interesses do Clube acima de tudo e todos, sabendo ser humildes: pensar no que é melhor para o Clube)
Alberto Miguéns
....SR DR ALBERTO.....O DR não precisa que seja seu advogado de defesa......mas permita-me lamentar que O SR DR tenha sido "obrigado" a voltar ao tema TITULO DA ANTERIOR TEXTO "LEVANTAR A CABEÇA".....sinceramente,(respeito a opinião das várias pessoas que aqui comentam)....mas só quem não conhece grande parte da HISTORIA DO GLORIOSO BENFICA, e também só quem não conhece O PENSAMENTO DO GRANDE HISTORIADOR E DEFENSOR DO BENFICA ALBERTO MIGUÉNS, é que pode colocar em causa a ESSÊNCIA DO TITULO......abraço...
ResponderEliminarQuando os estatutos foram alterados de modo a que só pudessem se candidatar a presidente da direção sócios com mais de 25 anos de filiação, pensei que seria boa ideia, para além de afastar paraquedistas todos os candidatos já teriam bastantes conhecimentos sobre a história do Sport Lisboa e Benfica, sobretudo dos principais erros cometidos aos longo dessa história de modo a que não fossem repetidos, como por exemplo afastar treinadores bicampeões...
ResponderEliminarCaro,
EliminarBem pensado. Como vê os erros aparecem de quem menos se espera...
Caro,
ResponderEliminarNão tenho a informação completa. Há épocas em que não sei qual o clube campeão. Pode ser o SLB. Quando tiver a informação 100 por cento fidedigna, publicarei.
Saudações
Alberto Miguéns