SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

04 julho 2015

Um Muito Obrigado Aos Leitores

04 julho 2015 8 Comentários
MAIS UM JORNAL QUE FOI OBRIGADO A MUDAR UMA MENTIRA! 




O treinador campeão nacional, em 1935/36, foi Vítor Gonçalves e não Lipo Herczka.

Este já era
O jornal "Record" também foi obrigado a dar o dito por não dito e corrigiu a mentira que nunca quis transformar em verdade. Quantas vezes eu não disse ao responsável pela estatística desse jornal (José Guilherme) que trocar Victor Gonçalves por Lipo Herczka era um erro ultrajante!? Sempre a fazerem "orelhas moucas". Apenas ontem à noite fui informado que o Record, timidamente, já alterou:



Jornal "Record"; 1 de Julho de 2015; Página 21


Sempre é "um avanço". Na conquista do título, em Guimarães, ainda tinham mentido. Há menos de dois meses:

Jornal "Record"; 17 de Maio de 2015; Página 4
Agora só falta mudar, em Agosto de 2015, a mentira que teimam em publicar desde que criaram a Revista Record:
Revista "Record" Guia 2014/15; Agosto de 2014; Página 286
Espero que comam pouco queijo até à edição para esta temporada de 2015/16.

A verdade é como o azeite vem sempre à tona e fica visível, por muito que a tenham tentado esconder.

Ainda há muita verdade que está escondida utilizando a mentira.

Ponto da situação

Como já disse em 12 de Junho de 2015 (Valeu a Pena Denunciar):

Não sei que importância teve a luta deste blogue para a correcção desta mentira vergonhosa. Se teve muito ou pouco ficou a dever-se, essencialmente, aos leitores deste blogue. Eu bem podia ter escrito todos os dias que era uma vergonha ignorarem a verdade. Se este blogue não tivesse leitores com qualidade para se indignarem com as trapaças na história do Benfica eu ficaria - e continuaria - a "pregar no deserto"! Obrigado!

Alberto Miguéns
8 comentários
  1. Caro Miguéns,

    há outras duas "coisas" que continuam a ser olimpicamente ignoradas, creio que por toda a Comunicação Social. E vou opinar segundo aquilo que genericamente li aqui e aprendi consigo. Refiro-me à contabilidade de títulos que continua a ignorar a Taça Latina e a Taça Ibérica.

    Segundo entendi, a Taça Ibérica (uma edição apenas ?) foi disputada pelo Campeão Português (Benfica) e pelo Campeão Espanhol (Athletic Bilbao) sendo organizada - o ponto mais importante - pelas duas Federações (FPF e RFEF). Assim sendo, creio que qualquer competição organizada pelas respectivas federações não tem como não ser oficial.

    Da Taça Latina a mesma coisa. Federações Espanhola, Portuguesa, Italiana e Francesa criaram essa espécie de Superliga pré-Champions. Neste último caso creio que a FIFA (ou UEFA??) não reconhecem validade (?) à Taça Latina, mas mais uma vez, há forma de explicar como se sonega uma (ou duas..) competição organizada pelas Federações de Futebol ?

    Penso também que o Alberto Miguéns terá escrito que cabe à FPF vir a terreiro e tomar posição óbvia e esclarecida. E acho também que o Record é (ou era) o único que contabilizou a Taça Latina, muito porque o director da altura - Alexandre Pais - teria um carinho e respeito especial por uma competição que o seu Belenenses disputou.

    Ficam aqui as minhas dúvidas e deixo-lhe um grande abraço benfiquista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há já algum tempo que debato este tema dos troféus oficiais e títulos.
      Todas as competições para serem oficiais têm de ser organizadas por entidades com ligação à FIFA. Exemplo: FPF, UEFA, CONMEBAL, etc.
      Os troféus organizados por algumas das entidades ligadas à FIFA são conquistas que não dão direito a defender no próximo ano, ex: Supertaça Cândido de Oliveira, Supertaça Europeia, Taça da Liga, Mundial de Clubes FIFA, etc.
      Os títulos são conquistas que dão direito a defender os mesmos, ex: Campeonato Nacional, Liga dos Campeões, Liga Europa (aqui só em caso do clube não se apurar para a Liga dos Campeões), Taça de Portugal, etc.
      Ou seja, Taça Latina, Taça Ibérica, Supertaça Cândido de Oliveira, Supertaça Europeia, Mundial de Clubes FIFA, Taça da Liga e Taça Intercontinental são troféus e não títulos.
      Há muita trapalhada no futebol e passo a dar exemplos:

      A nível nacional:

      - Na Taça de Portugal, a verdadeira oficial, estão os nomes inscritos/cravados dos primeiros vencedores do Campeonato de Portugal, que depois foi alterado para Taça de Portugal. Porque não são reconhecidos como vencedores da actual Taça de Portugal? A FPF não tem a coragem para assumir que a competição é a mesma e que só o nome mudou. E é considerado título, porque o vencedor pode defender o mesmo, conforme o regulamento da FPF:
      (Artigo 9.º Qualificação
      1. A Taça de Portugal é disputada pelos Clubes participantes nos campeonatos nacionais de seniores de futebol masculino, que são a I Liga, a II Liga e o Campeonato Nacional de Seniores
      3. A Direção da FPF pode autorizar a participação de Clubes participantes noutras competições, para além das referidas no nº1.(isto acontece quando o vencedor, que nunca aconteceu, desce do Campeonato Nacional de Seniores para os regionais, mas se for o vencedor da taça tem o direito a defender o título)
      Os quatro primeiros anos do Campeonato da I Liga, organizado pela LPFP, são anexados ao Campeonato da I Divisão, organizado pela FPF, órgão totalmente diferente. Porque é que a FPF não faz igualmente em relação à Taça de Portugal?

      - A Taça de Honra da AFL (competição regional) é um troféu oficial e é uma confusão de todo o tamanho. Durante anos foi concedida a vitória da competição ao vencedor do Campeonato Regional de Lisboa e numa das épocas, 1921/1922, mesmo o SLB tendo ganho a prova, o vencedor declarado foi o SCP por ter vencido o Campeonato Regional de Lisboa.
      Como é que se contabiliza vitórias “morais”?

      Internacional:

      - A Taça Latina e a Mitropa Cup não são reconhecidas pela FIFA como competições oficiais, quando as mesmas eram organizadas por federações reconhecidas como seus membros. Porquê?
      Essas duas competições foram percussoras da futura Taça dos Campeões Europeus e depois Liga dos Campeões Europeus, por isso deviam, não só pelas razões acima mencionadas, ser reconhecidas como oficiais pela FIFA.

      - A antiga Taça das Cidades com Feira também não é reconhecida como sendo oficial pela FIFA, mas a chamada Taça Intercontinental já é reconhecida como uma competição oficial, quando a própria FIFA nunca reconheceu a mesma como sendo sua organização e oficial, considerando-a mesmo como um amigável. Penso que de há dois anos para cá já o faz.
      Reconheço, se o posso fazer, como competição oficial, porque foi organizada por duas entidades, UEFA e CONMEBOL, membros da FIFA, mas não título, já que o vencedor só poderia defender a sua conquista se vencesse a competição que lhe dava esse direito. Tal como a Supertaça Europeia ser só um troféu e não um título.
      Tal esse facto faz-me interrogar o porquê de a Taça das Cidades com Feira, para não falar das outras duas acima mencionadas, não ser reconhecida como oficial. Até porque sem essa competição, provavelmente não existiria Taça UEFA e nem a Liga Europa.

      - A Taça Ibérica foi uma competição oficial, mas é um troféu e não um título. Porque, tal como a Taça da Liga, Supertaça Cândido de Oliveira/de Portugal e Taça Intercontinental, só conquistando o Campeonato Nacional ou a Taça de Portugal é que se participava nesta competição.
      (continua)

      Eliminar
    2. (continuação)
      Há provas, que todos podemos encontrar em vários meios de informação, que ajudaria a organizar e esclarecer estes “mistérios”. Tal como não acontece, é o suficiente para originar discussões entre rivais.
      Se tudo fosse esclarecido e organizado, isto só para interesse nacional, os palmarés de títulos e troféus mais importantes oficiais dos clubes portugueses seriam estes (critério baseado em conquistas das provas mais importantes organizadas por entidades oficiais ligadas à FIFA, como exemplo Campeonato Nacional/I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça Cândido de Oliveira, Competições europeias, etc.):

      Sport Lisboa e Benfica
      Títulos:
      - 1ª Liga/1ª Divisão… 34
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 28
      - Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões… 2
      Total_64
      Troféus:
      - Taça Latina… 1
      - Taça da Liga… 6
      - Supertaça Cândido de Oliveira… 5
      - Taça Ibérica… 1
      - Taça Ribeiro dos Reis… 3
      Total_16
      Total de títulos e troféus oficiais: 80

      Futebol Clube do Porto
      Títulos:
      - 1ª Liga/1ª Divisão… 27
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 20
      - Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões… 2
      - Taça das Cidades com Feira/UEFA/Liga Europa… 2
      Total_51
      Troféus:
      - Taça Intercontinental… 2
      - Supertaça Europeia… 1
      - Taça Ibérica… 1
      - Supertaça Cândido de Oliveira… 20
      Total_24
      Total de títulos e troféus oficiais: 75

      Sporting Clube de Portugal
      Títulos:
      - 1ª Liga/1ª Divisão… 18
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 19
      - Taça dos Vencedores das Taças… 1
      Total_38
      Troféus:
      - Supertaça Cândido de Oliveira… 7
      - Taça Ibérica… 1
      Total_8
      Total de títulos e troféus oficiais: 46

      Boavista Futebol Clube
      Títulos:
      - 1ª Liga/1ª Divisão… 1
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 5
      Total_6
      Troféus:
      - Supertaça Cândido de Oliveira… 3
      Total_3
      Total de títulos e troféus oficiais: 9

      Clube de Futebol “Os Belenenses”
      Títulos:
      - 1ª Liga/1ª Divisão… 1
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 6
      Total_7
      Total de títulos e troféus oficiais: 7

      Vitória Futebol Clube (Setúbal)
      Títulos:
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 3
      Total_3
      Troféus:
      - Taça Ibérica… 1
      - Taça da Liga… 1
      - Taça Ribeiro dos Reis… 3
      Total_5
      Total de títulos e troféus: 8

      Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol
      Títulos:
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 2
      Total_2
      Total de títulos e troféus oficiais: 2

      Leixões Sport Clube
      Títulos:
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 1
      Total_1
      Total de títulos e troféus oficiais: 1

      Sporting Clube de Braga
      Títulos:
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 1
      Total_1
      Troféus:
      - Taça da Liga… 1
      - Taça Federação Portuguesa de Futebol… 1
      Total_2
      Total de títulos e troféus oficiais: 3

      Vitória Sport Clube (Guimarães)
      Títulos:
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 1
      Total_1
      Troféus:
      - Supertaça Cândido de Oliveira… 1
      Total_1
      Total de títulos e troféus oficiais: 2

      Sport Clube Beira-Mar
      Títulos:
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 1
      Total_1
      Troféus:
      - Taça Ribeiro dos Reis… 1
      Total_1
      Total de títulos e troféus oficiais: 2

      Clube de Futebol Estrela da Amadora
      Títulos:
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 1
      Total_1
      Total de títulos e troféus oficiais: 1

      Carcavelinhos Football Club
      Títulos:
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 1
      Total_1
      Total de títulos e troféus: 1

      Club Sport Marítimo
      Títulos:
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 1
      Total_1
      Total de títulos e troféus: 1

      Sporting Clube Olhanense
      - Taça de Portugal/Campeonato de Portugal… 1
      Total_1
      Total de títulos e troféus oficiais: 1

      Seixal Futebol Clube
      Troféus:
      - Taça Ribeiro dos Reis… 1
      Total_1
      Total de títulos e troféus oficiais: 1

      Sporting Clube de Espinho
      Troféus:
      - Taça Ribeiro dos Reis… 1
      Total_1
      Total de títulos e troféus oficiais: 1

      Futebol Clube Barreirense
      Troféus:
      - Taça Ribeiro dos Reis… 1
      Total_1
      Total de títulos e troféus oficiais: 1

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
    3. Parabéns Sr. Alberto. Com a união de todos nós, benfiquistas, conseguiremos repor algumas verdades e acabar com algumas mentiras do nosso desporto nacional.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
  2. Grande vitória Alberto. É uma honra ser leitor do Em defesa do Benfica.

    Grande feito este de corrigir a mentira, não é todos os dias... Que o é possível fazer neste país!

    Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
  3. Lá diz o ditado: "Amentira não morre solteira". Mesmo assim, desmascarar é preciso!
    Meu caro Miguéns, sem este blog, muitas dessas mentiras iriam ficar impunes.
    Força em prol da verdade e do Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo grande trabalho que vem desenvolvendo em nome da verdade desportiva Portuguesa, em geral e do nosso GLORIOSO em particular, o meu MUITO OBRIGADO.
    CUMPRIMENTOS BENFIQUISTAS
    Ruil

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: